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75% das empresas usam chatbots para estratégias de vendas

75% das empresas usam chatbots para estratégias de vendas

Para aumentar as vendas, as empresas passaram a investir em novas tecnologias, como os chatbots com a inteligência artificial

Cada vez mais, os usuários interagem com marcas por meio de chatbots com inteligência artificial para obter respostas para dúvidas frequentes, solucionar dúvidas ou fazer processos simples, como emissão de 2ª via de boleto. Assim, as empresas são capazes de realizar atendimentos mais eficientes, ágeis e personalizados, melhorando a experiência do cliente.

Mas será que as marcas podem ir além de resolver reclamações, dar orientações e realizar agendamentos? A resposta é sim! Os assistentes virtuais podem também ser aplicados dentro dos setores de marketing e vendas para ajudar a aumentar o fechamento de negócios.

Inclusive, segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, enquanto os chatbots foram empregados em 94% das ações de atendimento ao cliente em 2019, eles também já foram usados em 75% das estratégias de venda a fim de apoiar os processos comerciais.

Em geral, os chatbots podem ser utilizados em toda a jornada de compra dos clientes, desde a publicidade online e a recomendação de um produto até a qualificação do lead e o fechamento de um negócio.

“A inteligência artificial utilizada nos chatbots é uma tecnologia valiosa dentro do processo de vendas, pois permite levantar dados dos clientes em potencial e automatizar respostas, dando um retorno mais rápido e com ofertas adequadas para o perfil de cada um. O objetivo é otimizar a comunicação e ajudar o cliente a tomar a decisão de compra com mais agilidade”, comentou o CEO e cofundador da yellow.ai, Raghu Ravinutala.

Neste cenário, vale destacar que as empresas que entram em contato com clientes em potencial em até uma hora possuem quase sete vezes mais chances de gerar uma conversa significativa, de acordo com estudo da Harvard Business Review. Só por aí, já dá para notar a importância do chatbot com inteligência artificial para vendas.

No entanto, suas funções não ficam só neste aspecto, já que os bots podem atuar também na qualificação dos leads que entram em contato. Ou seja, na prática, os assistentes só encaminham para a equipe comercial as oportunidades mais sólidas de negócios.

6 recursos dos chatbots com IA para marketing e vendas

Captação de leads: por meio de anúncios e campanhas direcionadas, os chatbots que utilizam inteligência artificial podem se conectar, conversar e qualificar leads.

Coleta de dados: os assistentes virtuais podem levantar dados sobre o potencial cliente e verificar seu perfil e interesses para entender se aquele serviço ou produto realmente faz sentido para o lead ou se é preciso recomendar outra opção.

Qualificação dos leads: com perguntas rápidas, o chatbot identifica o estágio da jornada de compra do lead, descobrindo se ele ainda está pesquisando informações ou decidindo por um produto.

Agendamento de reuniões: com o chatbot com inteligência artificial, é possível facilmente direcionar o lead para a marcação de reuniões com vendedores para entender mais detalhes do serviço oferecido ou até fazer uma demonstração.

Fechamento do carrinho de compras: após a recomendação dos produtos, os clientes dão andamento no pedido de compra e pode ser que precisem de ajuda para fechar o carrinho de compras, verificar o frete e decidir a modalidade de pagamento. Novamente, o chatbot auxilia em tudo aqui.

Experiência integrada: por fim, os assistentes inteligentes são capazes de permitir que o usuário comece a relação com uma marca por um canal e dê continuidade em outro. Por exemplo, você pode começar a conversar com o chatbot da marca pelo Google Meu Negócio, tirar dúvidas pelo site da loja e fechar a compra pelo WhatsApp, com uma integração fluida, fácil e sem perder o histórico de comunicação.

“Na Yellow.ai, os chatbots conversacionais auxiliam, em todos os momentos e aplicações, fornecendo aos usuários uma experiência amigável e diálogos humanizados, facilitando com que os leads evoluam no processo de compra e marquem uma reunião com um vendedor ou adquiram um produto no e-commerce”, completou Ravinutala.

*Sobre a yellow.ai

A yellow.ai é uma plataforma de automação da experiência do cliente, com chatbots e assistentes virtuais com aplicação de inteligência artificial, que oferecem a melhor experiência aos usuários dos mais diversos segmentos, seja no atendimento, suporte, marketing e vendas.

A empresa é líder mundial em soluções com inteligência artificial, oferecendo usabilidade amigável, tecnologia flexível que atende às necessidades de cada empresa, e a lista de canais e integrações mais completa do mercado. São geradas 1 bilhão de conversas entre clientes e funcionários a cada trimestre.

Com mais de 700 clientes satisfeitos, como a Gartner e a Xiaomi, a yellow.ai auxilia no desenvolvimento de um chatbot ou assistente virtual personalizado com as soluções mais recentes de inteligência artificial.


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