Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Afinal, o planejamento tributário traz mais lucro para as empresas?

Roberto Cardone, Sócio na FNCA Advogados - Divulgação FNCA Advogados Roberto Cardone, Sócio na FNCA Advogados - Divulgação FNCA Advogados

Por meio de um diagnóstico completo e o suporte de especialistas na área, as empresas encontram no plano tributário uma ótima oportunidade de reduzir custos e obter ganhos financeiros

Por Roberto Cardone*

Segundo dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o Brasil é o país com a segunda carga tributária mais alta em toda a América Latina – atrás apenas de Cuba. Para termos maior clareza sobre tal cenário, podemos citar, por exemplo, que os impostos do país corresponderam a mais de 32,5% do PIB em 2019, de acordo com levantamento da própria Receita Federal.

Dentro desse contexto, como as empresas do país podem buscar alternativas legais e transparentes para reduzirem os custos de uma carga tributária que, além de onerosa, é altamente complexa? Vale salientar que tal carga faz com que um volume vasto de companhias pague impostos a mais – seja por desconhecimento, falhas no enquadramento tributário ou mesmo por receio de “confrontar” o Fisco.

Um dos caminhos mais eficientes para a superação desse desafio reside no planejamento tributário. De modo objetivo, ele envolve uma análise detalhada dos tributos devidos de uma companhia, dos cálculos desses impostos, do regime fiscal que mais se adequa ao negócio e da possibilidade de aproveitamento de créditos tributários que poderão ser utilizados para que a empresa abata o custo de taxas e impostos futuros junto ao Fisco.

Em outras palavras: por meio de um processo minucioso de revisão fiscal, a empresa poderá manter uma regularidade tributária compatível com seu negócio e reduzir parte do Custo-Brasil que tanto afeta o crescimento das organizações no país.

Os benefícios do planejamento tributário

O benefício claro de uma estratégia de planejamento tributário, consequentemente, é o equilíbrio da carga fiscal de uma empresa, a otimização dos resultados de seu patrimônio líquido e, não menos importante, um aumento significativo da competitividade e dos lucros da organização.

Ademais, por meio do planejamento, a empresa tem um ganho expressivo de eficiência no plano dos processos financeiros, contábeis e tributários, uma vez que, por meio da revisão fiscal, o negócio passa também a contar com uma operação mais organizada e bem-estruturada para gerenciar, dentre outros pontos, as rotinas de cálculo e pagamento de impostos – que, hoje, podem consumir mais de 1.500 horas por ano de uma companhia, segundo relatório de 2021 do Banco Mundial, feito a pedido da Secretaria-Geral da Presidência da República e divulgado em junho deste ano.

Dessa forma, a partir deste alinhamento de processos, a empresa ganha ainda um maior grau de segurança tributária e compliance, os quais são determinantes tanto para uma relação transparente com o Fisco, quanto para a atração de investimentos dentro do mercado.

Para tanto, é fundamental que se conte com o suporte de profissionais especializados e com amplo know-how sobre a legislação tributária brasileira. Além disso, é importante que os processos de revisão fiscal sejam implementados de modo contínuo para que se possam acompanhar as alterações fiscais aplicadas junto aos contribuintes ao longo dos exercícios financeiros, as quais, como se sabe, fazem parte da realidade do ambiente de negócios nacional e são mais um fator de complexidade para os empreendedores.

Para finalizar, respondendo à pergunta presente no título deste artigo: sim, por meio da geração de economia com impostos, o planejamento tributário pode aumentar os lucros de uma companhia e ainda atrair investimentos e capitalização. Tudo isso sem que se abra mão da segurança fiscal, indispensável para qualquer jornada de crescimento no universo empresarial.

*Roberto Cardone é Sócio do FNCA Advogados. Formado em Direito, o executivo possui mais 20 anos de experiência no ramo jurídico, com especialização em direito tributário e foco no suporte às empresas e atividades de consultoria, administração e gestão empresarial.

Sobre o FNCA Advogados

Consolidada no mercado desde 2007, o FNCA – Fernando, Nagao, Cardone, Alvarez Jr. & Advogados, exerce a advocacia empresarial e se destaca pelo atendimento personalizado, de acordo com as demandas de cada cliente. Atualmente, é referência no segmento, pela atuação diferenciada e objetiva, apoiando empresas de forma preventiva, além de fornecer o suporte ideal para tomadas de decisão. Presente no cotidiano operacional do cliente, leva o jurídico por meio de linguagem simples e transparente. A FNCA se destaca, principalmente, pela atuação pessoal dos sócios na definição das estratégias e planejamentos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo