Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Abre alas que eu quero passar: as mulheres no pódio do mercado de trabalho

Isabelle Araujo - Total Pass Isabelle Araujo - Total Pass

Isabelle Araujo (*)

Essa foi a Olimpíada com maior igualdade de gênero da história, com a participação de atletas femininas em quase 49% dos jogos, de acordo com a ONU Mulheres. Passo importante para o sexo feminino, que, infelizmente, não vive essa realidade no mercado de trabalho. A participação das mulheres em 2020 atingiu o pior nível dos últimos 30 anos, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A desigualdade de gênero é estrutural. O tratamento entre homens e mulheres sempre foi diferente, como a história mostra. Inclusive, até a década de 60, as mulheres precisavam de autorização dos maridos para poderem trabalhar. A construção social de que o homem é o responsável pelo sustento e a mulher pelo cuidado, limita a inserção feminina no mercado de trabalho, seja por falta de oportunidades ou por crenças instaladas, que fazem com que as próprias mulheres não se sintam capacitadas para atuarem profissionalmente.

Está na hora de reescrever essa história, e, para isso, novas práticas devem ser adotadas pelas empresas e grandes corporações. Tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo é um ponto importante nessa trajetória. Realizada pelo Insper, a Pesquisa Panorama Mulher, apontou que apenas 26% das posições de diretoria são ocupadas por mulheres, caindo para 13% quando o assunto é a presidência de negócios.

De acordo com a pesquisa, uma mulher na liderança aumenta em 4 vezes a possibilidade de ter outra mulher em cargos de conselho e em 2,5 vezes a chance de haver profissionais femininas na liderança operacional. Por isso, abrir oportunidades para mulheres pode ser um ponto inicial fundamental para que mais mulheres consigam ingressar não apenas no mercado de trabalho, mas em cargos de chefia.

Para que essa realidade entre em prática, os RHs devem estimular a contratação de mulheres e oferecerem possibilidades em todas as posições. Isso deveria entrar para a cultura corporativa das empresas, que, idealmente, passariam a priorizar habilidades e qualificações profissionais em vez de identidade de gênero na hora de preencher uma vaga.

Saber reconhecer a capacidade feminina e dar espaço para as mulheres no mercado de trabalho não é o único ponto. É preciso que haja também um reconhecimento financeiro, com equidade salarial para profissionais na mesma função, independente do sexo, já que, atualmente, o salário feminino costuma ser 22,3% menor do que o de homens, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Seja no skate ou em grandes diretorias, as mulheres têm a capacidade de exercer com precisão suas atividades e trazer bons resultados, mostrando que lugar de mulher é onde ela desejar estar. Por isso, abram alas que nós queremos passar.

(*) Isabelle Araujo é Diretora de Operações da TotalPass, empresa de benefício corporativo para a prática de atitivdade física


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo