Brasil,

A décima Conseguro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

É o maior evento promovido pelas seguradoras; responsável pela organização, a Confederação da Nacional das Seguradoras (CNSEG) espera a adesão de mais de 3 mil participantes

A décima Conseguro ocorre entre os dias 27 de setembro e 1.º de outubro. É o maior evento promovido pelas seguradoras. A responsável pela organização, Confederação da Nacional das Seguradoras (CNSEG), espera a adesão de mais de 3 mil participantes interessados em conhecer os temas das diversas discussões programadas.

A Conseguro deste ano será gratuita e digital, assim será acessível de qualquer lugar, permitindo que os interessados em aprofundar os conhecimentos sobre uma atividade que teve expressivo crescimento desde 1994 possam participar e se atualizar, independentemente da pandemia ou de onde a pessoa está.

Atualmente, o setor de seguros representa mais ou menos 6% do Produto Interno Bruto (PIB) e administra reservas de mais de R$ 1,2 bilhão, o que o torna um grande gerador de poupança. Não é pouco quando se pensa que em 1993 ele representava menos de 1% do PIB.

Esse crescimento não ocorreu por acaso. Ele é consequência de uma série de fatores, a começar pelo desenvolvimento nacional depois da estabilidade da moeda. Mas, acima de tudo, o setor está onde está por mérito de seus componentes, seguradoras, corretores de seguros, prestadores de serviços, especialistas e as autoridades direta e indiretamente ligadas a ele.

Seguro rural é um dos mais bem sucedidos do setor Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Ao longo dos anos, a atividade teve demanda para seus produtos, interatividade com os demais stakeholders, principalmente com os corretores de seguros e segurados, além da capacidade de entender as necessidades da nação e desenvolver produtos afinados com elas.

Um bom exemplo é o seguro rural, hoje um dos produtos mais bem sucedidos do setor, que auxiliou o agronegócio nacional a se consolidar como um dos mais eficientes do planeta. Sem o seguro rural, dificilmente a safra de grãos brasileira teria chegado nos patamares atuais.

Por mais que quisesse plantar, o agricultor não teria condições de o fazer sem a proteção oferecida pelo seguro rural, que lhe permite assumir riscos que de outra maneira seriam insuportáveis e que comprometeriam a capacidade de produção da maioria das propriedades agrícolas.

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) acaba de baixar novas regras para o seguro de veículos. É a primeira grande mudança na carteira desde que esse seguro se transformou num dos principais ramos, ainda nos anos 80.

As novas condições para o seguro de responsabilidade civil também devem mexer com o mercado, afetando uma carteira que a cada dia é mais indispensável para garantir a tranquilidade social, já que as indenizações têm como objetivo minimizar perdas sofridas por terceiros em função de ações ou omissões praticadas pelo segurado.

O Brasil atravessa profunda crise hídrica, que coloca em xeque sua matriz energética. Seja quais forem as soluções adotadas, elas implicam na realização de novas obras destinadas à ampliação da capacidade de geração e distribuição de energia elétrica e essas só são possíveis com a contratação de seguros garantia, cujo desenho também foi recentemente modificado.

A Susep criou um “sand box” para funcionar como chocadeira de novas empresas que necessitam ganhar musculatura para competirem no mercado. Elas terão essa proteção por determinado período, no qual terão menos regulação e carga tributária.

Finalmente, a cereja do bolo. A Susep está firmemente disposta a implantar o “Open Insurance” em um prazo bastante curto. É uma tarefa hercúlea, até porque ninguém sabe exatamente o que, para que serve e como deve funcionar o “Open Insurance”. A única certeza é que ele não existe nos países desenvolvidos, com exceção da Grã-Bretanha, que tem uma experiência em andamento.

O elencado até agora é suficiente para justificar a participação na Conseguro. Com a confirmação de executivos, especialistas, consultores, acadêmicos, corretores de seguros, segurados e autoridades, o evento tem tudo para mostrar um retrato fiel da realidade do mercado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da CNSEG.

SÓCIO DE PENTEADO MENDONÇA E CHAR ADVOCACIA E SECRETÁRIO-GERAL DA ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar