Brasil,

Empresa registra engajamento dos colaboradores com uso de TV corporativa

A SuaTV, empresa do Grupo Comunique-se, auxilia a Puratos em trabalho de comunicação interna

O trabalho de comunicação interna pode servir para que colaboradores passem a engajar mais com a empresa. Ao menos foi isso que a SuaTV, empresa do Grupo Comunique-se, proporcionou a um de seus clientes. Na Puratos, a implementação de plataforma de TV corporativa resultou em case de sucesso.

Profissional de comunicação interna da Puratos Brasil, empresa especializada na fabricação de produtos no setor de panificação e confeitaria, Bianca Teixeira enaltece a parceria com a SuaTV. Para ela, com a centralização da comunicação interna por meio da solução de TV corporativa, os colaboradores passaram a ficar mais informados e estabeleceram um sentimento de pertencimento e engajamento.

“Desde o começo da centralização da comunicação na TV corporativa, recebemos feedbacks positivos. Esse trabalho teve um impacto muito grande na comunicação interna. Logo, percebemos que as pessoas começaram a ficar mais informadas, a estabelecer um sentimento de pertencimento e engajamento”, comenta Bianca. “A partir do momento em que as pessoas estão informadas e alinhadas com tudo o que está acontecendo na empresa, naturalmente elas ficam mais engajadas com as próprias ações e campanhas internas”, prossegue a profissional de comunicação interna da Puratos.

O caso envolvendo a área de comunicação interna da Puratos não é inédito no mundo corporativo. E segundo estudos vão além da questão de informar, como enfatiza Bianca Teixeira. Uma boa estratégia implementada no setor ajuda na geração de negócios e no bem-estar de determinada corporação. De acordo com levantamento realizado pela consultoria Gallup, empresas com alto índice de colaboradores engajados percebem redução de 41% no absenteísmo e aumento de 17% na produtividade.

Anteriormente à implantação da TV corporativa, os desafios enfrentados pela empresa estavam voltados em promover um plano de comunicação linear e contínuo que conseguisse atingir todos os níveis organizacionais e os diferentes públicos. O objetivo era conseguir uma comunicação bem alinhada e organizada entre todo o time. O que, conforme registrado pela própria equipe, tornou-se possível a partir da parceria com a SuaTV.

Colaboradores e produtores de conteúdo

Na Puratos, os conteúdos para a comunicação interna são todos produzidos internamente, de acordo com o calendário de divulgação. Entretanto, os colaboradores também participam na geração desses materiais. Mais um ponto que, segundo a própria empresa, ajuda no engajamento.

“É uma construção em conjunto. As áreas sabem que sou responsável pela comunicação. Dessa forma, quando o pessoal quer compartilhar algum projeto ou uma ação em que estão participando, os responsáveis me procuram para trabalharmos a comunicação e produzir os conteúdos”, explica Bianca.

À frente da comunicação interna, Bianca também afirma que o engajamento tem sido, inclusive, multimídia. Afinal, colaboradores da Puratos vão além de sugerir notinhas e repassar informações sobre seus setores. Eles têm produzido vídeos. Nesse sentido, a profissional destaca o fato de materiais audiovisuais serem alguns dos diferenciais na utilização da TV corporativa em comparação a outros canais de comunicação interna - o que a faz ter de lidar com colaboradores e videomakers, auxiliando na divulgação de informações e resultando num bom clima organizacional.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: