Brasil,

E para sua empresa, faz sentido atuar no modelo D2C?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sueli Gomes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Rodrigo Gerardi, especialista em Bens de Consumo da AGR Consultores Rodrigo Gerardi, especialista em Bens de Consumo da AGR Consultores

Por Rodrigo Gerardi, especialista em Bens de Consumo da AGR Consultores

Nos últimos anos, a tônica do mundo dos negócios tem sido a necessidade das empresas de se reinventar, quebrar paradigmas e repensar suas estratégias de crescimento, posicionamento e comunicação com os clientes, dadas as constantes mudanças nos hábitos de consumo dos clientes, cada vez mais exigentes, conectados, bem-informados e, também ansiosos.

Com base nessas alterações de hábitos de consumo, um modelo de negócios que despontou como algo que veio para ficar é o chamado “D2C” (“Direct-to-Consumer”), um canal direto entre as empresas e o consumidor final. Vender por esse modelo ajuda a diversificar, possibilitando captar mais clientes e potencializar as vendas, com um fluxo de receita adicional e recorrente, o que é ótimo para qualquer negócio. O modelo “D2C” permite à empresa criar um relacionamento mais próximo com o consumidor final, tendo insights importantes sobre suas experiências de compra e de consumo, podendo respaldá-lo quanto às suas necessidades, seja rastreabilidade de produtos, dados sobre a origem e etapas do processo de fabricação/produção dos bens, ou simplesmente ao descomplicar ações “chatas” para os clientes. Trata-se de um novo modelo de negócios e não apenas mais um canal de vendas. A relação direta com o consumidor demanda um modelo próprio, apartada da gestão com os tradicionais canais de distribuição. Como dizemos aqui na AGR, “é diferente, simples assim.”

Como exemplo, podemos citar a Burrow, startup norte-americana que fabrica e comercializa sofás modulares, fáceis de mover e adaptáveis a ambientes diversos, pela sua plataforma online direto ao consumidor final. Os sofás costumam ser uma “dor de cabeça” para os consumidores pelo difícil manuseio, transporte (se cobrado, o frete pode ser mais caro que o próprio produto) e pela dificuldade de encontrar um produto específico em pronta entrega ou para entrega rápida. Na Burrow, os sofás são despachados no máximo em uma semana, chegam direto na casa do consumidor sem custo adicional e em caixas com instruções simples de montagem e sem necessidade de ferramental. E se o consumidor não gostar, o processo de devolução ou troca é simples e rápido. Além disso, eles oferecem aos consumidores um período de teste de 100 dias.

Outro exemplo é a Hungry Root, que oferece aos clientes alimentos saudáveis com receitas simples, com apenas um clique. Os alimentos ofertados são à base de vegetais, além de serem frescos e nutritivos. Ao cadastrar-se, o consumidor monta seu próprio plano de alimentação e escolhe entre centenas de produtos recomendados, além de receitas para saber combiná-los. O envio é rápido e as embalagens utilizadas são 100% recicláveis, sendo ideal para aquelas pessoas que buscam uma dieta mais nutritiva, mas não tem tempo para cozinhar, fazer compras ou mergulhar em sites de nutricionistas para construir a refeição ideal.

E para sua empresa, faz sentido atuar no modelo D2C?


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar