A transição empreendedora precisa ser encarada como uma oportunidade para novas realizações profissionais
Todo mundo sonha em ter o próprio negócio e se tornar um empreendedor em algum momento da vida, pode ser no início da carreira quando ainda se é um estudante sonhador, nos momentos de dificuldades dentro das empresas, ou depois de trilhar uma carreira consolidada no mundo corporativo e sentir a necessidade de buscar uma nova motivação, compartilhar a experiência adquirida com total liberdade para colocar em prática ideias e projetos que sempre estiveram guardados, mas nunca esquecidos. Fiz a escolha pela última opção e não me arrependo.
Gosto muito da definição que li, em algum lugar que agora não me recordo, que sintetiza a busca por empreender. “Ser empreendedor significa ser um realizador, que produz novas ideias através da congruência entre experiência, criatividade e imaginação”.
Foram mais de 33 anos de experiência atuando como executivo de Gestão Financeira e Administrativa em grandes corporações nacionais e multinacionais, com liderança em projetos desenvolvidos e destacados nos últimos 18 anos, voltados para governança sustentável com aplicação de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) para as áreas de Compras, Facilities e Real Estate. Resolvi empreender e criei a minha empresa, a Bauke Consultoria. O projeto é uma realidade que hoje, à custa de muito trabalho, empenho, disciplina, determinação e network oferece: Mentoria Profissional, Palestras, Consultoria Estratégica, Soluções Corporativas, Governança, ESG e Finder para clientes e parceiros, em mais de 15 empresas de diferentes setores da economia, no Brasil, EUA e Espanha.
Falar que é simples e fácil esse momento de transição, seria não observar os anos de preparação, mesmo que inconsciente, com muita dedicação ao trabalho, aprimoramento, cursos realizados, adaptação às constantes mudanças do mercado e o enorme aprendizado com tanta gente competente que passou pela minha carreira, entre líderes, pares, equipes, nas inúmeras empresas. É, e sempre será, um processo de aprendizado constante empreender no Brasil, com constantes desafios, mas posso afirmar que após este 1º ano, tenho muitas alegrias, retornos positivos, e certeza de que estou no caminho certo!
Não foi tão simples como parece neste texto. O momento de saída da CVCCORP, talvez tenha sido o gatilho para empreender, pois já era um plano que resolvi antecipar, dando foco na Consultoria. Os primeiros meses foram bem difíceis, muitas vezes pensei em desistir e voltar ao mundo corporativo, afinal tinha a segurança de uma carreira sólida e um bom salário no final do mês. Por outro lado, sempre recebi incentivos da minha família, de amigos, e de pessoas que acreditam em mim, me oferecendo oportunidades, projetos e perspectivas que me incentivam, e sempre aplicando a teoria do TBC (Tira a Bunda da Cadeira) e de ser Feliz, tenho convicção que a troca da certeza, pelo desafio e a liberdade de poder trabalhar com os clientes e parceiros que eu escolher, da forma que eu entender ser a mais produtiva, me motivaram para seguir com a Bauke Consultoria. Mesmo vivendo a variável financeira no final mês, que pode ser maior ou menor. Esse desafio me motiva e encoraja a seguir pelo caminho que tracei para a minha nova fase profissional.
A cada dia procuro entender o que posso fazer para melhorar a Bauke Consultoria, com uma busca constante para implementar soluções inovadoras para as empresas que atendo. Sem nunca esquecer de ir atrás de novos clientes, parceiros e projetos desafiadores.
Tive a experiência e o privilégio de exercer posições de gestão e liderança nas seguintes corporações: Bombril S/A, Pueri Domus, Bankboston, Vivo S/A, Banco Santander, CVC e Lock Engenharia. Com mais de três décadas de atuação no que sei e gosto de fazer, com a garra e a vontade de um jovem iniciante, me sinto preparado para o grande desafio profissional da minha carreira com a Bauke Consultoria.
Carlos Maurício Bauke
CEO da Bauke Consultoria
Sobre o autor:
Bauke é um executivo com MBA em Gestão Empresarial e expertise em Facilities com Gestão de Ativos em Diversos Serviços como Manutenção, Suprimentos, Logística, Engenharia, Transporte, Expedição, Eficiência Energética, Sustentabilidade, Real Estate e Workplace. Grande experiência em Gestão de Compras nos setores de Construção, Engenharia, Turismo, Serviços, Bancos e Telecom. Além de Gestão Patrimonial, Gestão & Otimização de Gastos, Orçamentos, Finanças e Controladoria.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário