Brasil,

Por que a inovação ganha cada vez mais força no setor óptico?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Grasieli Aline de Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Foto Divulgação: Ivan Cavilha, fundador e CEO da Yoface Foto Divulgação: Ivan Cavilha, fundador e CEO da Yoface

*Ivan Cavilha, fundador e CEO da Yoface

Nos últimos anos, principalmente com o avanço da tecnologia no mundo, as empresas passaram a investir mais em transformação digital e começaram a adaptar seus negócios para atenderem seus clientes de maneira rápida, segura e eficaz. A segunda edição do Índice Cesar de Transformação Digital (ICTd), estudo que mapeia o nível de maturidade digital das companhias brasileiras, revela que as empresas do país estão mais propensas a investir em inovação.

A pandemia do Covid-19 pode ser considerada um dos maiores motivos para as empresas migrarem para o digital, visto que mais pessoas passaram a utilizar a internet para trabalhar, realizar compras e, até mesmo, para o lazer. Segundo a pesquisa do centro de inovação do Recife (PE), 23,7% dos entrevistados responderam que a transformação digital se tornou prioridade máxima no planejamento estratégico da empresa, representando um salto de 7,3 pontos percentuais em relação a 2019.

No setor óptico não é diferente, visto que a necessidade do uso de óculos durante a pandemia continuou existindo. E, mesmo considerado um serviço essencial, os consumidores tiveram algum tipo de receio na hora de experimentar uma armação, já que o acessório fica em contato direto com o rosto. Por isso, muitas empresas do setor tiveram que se adaptar e entregar soluções inovadoras e de qualidade para seu público.

Com isso, pudemos observar que o modelo tradicional de óptica precisa de uma atualização buscando sua adaptação, uma vez que as novas gerações acreditam e utilizam outros formatos de compra, como o e-commerce. Embora muitas práticas do mercado sejam mais conservadoras, a inovação ganha cada vez mais força no setor óptico, já que todo mercado se digitalizou ou está em processo de transformação digital, fazendo com que o hábito de comprar óculos de sol ou de grau pela internet seja uma realidade mais comum do que em anos anteriores. Além das vantagens proporcionadas pela tecnologia no atendimento ao cliente, a inovação também contribui para que o setor consiga entregar modelos cada vez mais perfeitos ao uso. Um exemplo disso é a utilização da inteligência artificial para a personalização dos modelos de óculos, com acessórios pensados para cada estrutura de nariz.

A meu ver, essa inovação é crescente e irreversível, outro exemplo disso são os processos fabris dos óculos por meio de manufatura aditiva, que caminham para entregar soluções cada vez mais inovadoras e com redução de matéria-prima, o que também ajudará o meio ambiente, visto que há menos descartes.

Mas para quem deseja apostar em tecnologia no setor óptico, destaco que é muito importante algum tipo de vivência no ramo, pois o setor possui características particulares e, apesar de ser um segmento com grande faturamento, ele ainda sobrevive de antigas práticas. Por isso, para empreender no setor é necessário conhecê-lo e entender os caminhos a serem percorridos para não se surpreender com algumas barreiras.

Está cada vez mais claro que investir em tecnologia tornou-se uma questão de sobrevivência para as empresas. Por isso, é extremamente necessário que as companhias se adaptem às demandas dos clientes, oferecendo produtos e serviços de maneira ágil, mantendo a responsabilidade social e ambiental. Sem dúvida alguma, a tecnologia chegou para ficar e é uma grande aliada do setor óptico.

*Ivan Cavilha é formado em Gestão de Marketing, com MBA em Administração de Negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Ivan conta com mais de 18 anos de experiência no setor óptico, mais especificamente nas áreas de marketing e vendas de grandes empresas. O executivo foi responsável pelo desenvolvimento da startup Absurda e foi gestor comercial do canal óptico da Chilli Beans. Após viagens para diversos países e pesquisas para aprofundar ainda mais o seu conhecimento, Ivan uniu a experiência que conquistou ao longo de sua carreira e a vontade de empreender para liderar seu próprio negócio. Em 2018, criou a Yoface, primeira empresa a produzir óculos impressos em 3D no país, por meio de inteligência artificial e manufatura aditiva, com produtos altamente sustentáveis, peças exclusivas e customizadas.

Sobre a Yoface

Fundada em 2018 por Ivan Cavilha, a Yoface é a primeira marca brasileira a produzir óculos impressos em 3D, customizados por meio de inteligência artificial e produzidos via manufatura aditiva. Com o objetivo de unir tecnologia e sustentabilidade, a marca oferece peças exclusivas e customizadas, com design único, leveza, durabilidade e conforto para seus clientes. A Yoface é a primeira marca brasileira a produzir uma rede neural para escanear um rosto virtualmente, e pretende massificar a customização através de seu sistema YCS (Yoface Custom System).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar