Brasil,

Pandemia impulsiona digitalização dos negócios em MPEs, mas metade ainda depende de plataformas terceirizadas e rede sociais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Liliana Liberato
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Pesquisa da Boa Vista mostra que o uso de canais digitais tem sido a solução para a manutenção e sobrevivência destes negócios; 57% tem garantido parte de seu faturamento com vendas online e divulgação em redes sociais

Com o início da pandemia em 2020, um terço das micro e pequenas empresas passou a fazer negócios pela internet, segundo pesquisa realizada pela Boa Vista, empresa de inteligência analítica. Praticamente um quarto dessas MPEs começou a digitalização de seus canais após a escalada da pandemia.

A pesquisa também revelou que as operações digitais têm sido cada vez mais importantes na receita dessas empresas. Das MPEs entrevistadas, 57% têm garantido parte de seu faturamento por conta da atuação em canais de vendas como e-commerce e por meio da divulgação de produtos e serviços em suas redes sociais. Destas, 22% declararam que mais de 50% de suas receitas dependem dos canais digitais.

Entre as MPEs que aderiram ao digital no último ano, 25% já realizam negócios e vendas por site próprio. Por outro lado, quase metade das entrevistadas ainda dependem de plataformas de terceiros, como marketplaces e também das redes sociais para divulgarem seus produtos e serviços, e criarem novas oportunidades de vendas. “O movimento de digitalização dos negócios nas MPEs se consolida cada vez mais, expandindo e aumentando e oportunidades para as áreas de TI e Inovação. O uso dos canais digitais tem sido a solução para a manutenção e sobrevivência destes negócios”, explica Lola de Oliveira, diretora de Marketing e Relacionamento com o Cliente da Boa Vista.

Entre as redes sociais mais utilizadas por essas empresas se destaca o WhatsApp, apontado por 32% dos entrevistados. Na sequência, figuram Facebook e Instagram, com 26% e 25%, respectivamente. Outro levantamento da Boa Vista com empresários do mesmo segmento apontou aumento de 30% no uso das redes sociais se comparado a 2020.

A tentativa de alavancar vendas por meio da divulgação de produtos e serviços e a busca por estreitar relacionamento com clientes foram apontadas por 27% e 25% das empresas, respectivamente, como finalidade do uso das redes sociais. Outros motivos passam pela busca de inspiração por novos produtos (15%), incentivo de novos negócios (15%), acompanhamento de tendências (15%) e divulgação de oportunidades de trabalho (3%).

Apoio em todos os momentos do negócio

Como uma empresa que aplica inteligência analítica de ponta na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, a Boa Vista possui soluções que apoiam seus clientes em todo o ciclo de negócio. São empresas de diferentes segmentos e portes que recorrem à identificação de público, para as melhores ofertas de crédito, à concessão, para a automatização e ampliação das operações de venda. Ou então buscam o gerenciamento, para a padronização e o monitoramento da carteira de clientes, ou a recuperação do crédito, para o aprimoramento do processo de cobrança e recuperação de ativos. Todas as soluções da Boa Vista contemplam informações do Cadastro Positivo, banco de dados que contém o histórico de consumo e capacidade de pagamento de consumidores e empresas. Para saber mais acesse: www.boavistaservicos.com.br

Metodologia

A pesquisa realizada pela Boa Vista foi feita por meio de entrevistas on-line. Contou com a participação de aproximadamente 300 respondentes, micro e pequenos empresários representantes dos setores de comércio e serviços de todas as regiões do país. A margem de erro é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 90%.

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site www.consumidorpositivo.com.br

Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar