Avaliar as compras e identificar as melhores condições para fechar negócio são caminhos para reter o dinheiro
Durante palestra do programa "Conta Comigo" da Prevcom, participantes discutem formas de proteger o dinheiro e fazer dele um aliado
A quantidade de meios eletrônicos para transações financeiras altera a percepção que temos do dinheiro. Segundo o professor de educação financeira André Medeiros, precisamos cuidar da maneira como lidamos com as compras porque perdemos parte da sensação de ver o capital ir embora. "São poucas as pessoas que trabalham com dinheiro físico. Hoje ele é magnético, basta a leitura de um chip ou aproximação do cartão e isso tem um efeito psicológico muito forte", afirma.
Graduado em administração e ciências contábeis e membro do corpo de docentes da DSOP Educação Financeira, Medeiros realizou palestra virtual para os participantes da Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom) sobre os fatores que impedem as pessoas de ter dinheiro. A ação integra o programa de educação financeira e previdenciária "Conta Comigo" desenvolvido pela entidade.
Durante a "live" o educador tratou dos hábitos que herdamos por força da convivência, da falta de entendimento do real papel do dinheiro e de atitudes para fazer dele um aliado. A forma de lidar com as dívidas também fez parte da discussão com os participantes da Prevcom. A dica de Medeiros é evitar o desespero e negociar até conseguir as condições que permitam resolver o problema de forma equilibrada. As instituições financeiras estão sempre dispostas a propor uma solução mas convém avaliar com cuidado a primeira oferta que, em geral, é melhor somente para o banco.
"Reter dinheiro é uma arte, ao contrário do que a maior parte das pessoas entendem. Não é ganhar bem, mas gastar bem", assinala Medeiros. Este tipo de prática passa pela mudança do modelo mental que muitas vezes determina nossa conduta. "Se fazemos parte de uma família que não respeita os recursos, que gasta compulsivamente, é esse o exemplo que passa para a frente".
Para o educador temos de evitar o imediatismo nas compras e somente tomar uma decisão depois de olhar todas as possibilidades e identificar as melhores condições para fechar o negócio. Esta medida é especialmente importante neste período em que a nossa percepção corre o risco de ser alterada por influenciadores digitais que indicam qual é a moda do momento que representam uma parcela de uma rede de canais desenvolvida para o estímulo ao consumo. "É preciso identificar o efeito manada", alerta.
Segundo Medeiros, o caminho para a mudança dos modelos mentais e do comportamento passa pela busca por conhecimento. As fontes podem ser diversas. Há livros, vídeos no YouTube, cursos e palestras específicas que ajudam a construir uma nova maneira de conduzir o processo. "Temos de atualizar nossa mente da mesma forma que atualizamos o software do computador ou o aplicativo do nosso celular", recomenda.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário