Como lidar com diferentes comportamentos dos colaboradores?
Especialista explica a importância de analisar os tipos de perfis comportamentais e dá dicas de como lidar com cada um deles.
Lidar com pessoas é uma tarefa que exige esforço e paciência, principalmente no mundo corporativo. Cada indivíduo possui diferentes competências e habilidades, que são construídas com as vivências e experiências ao longo da vida que irão interferir no seu comportamento.
O principal objetivo de todo gestor é trabalhar a atração e a retenção de talentos para ter em sua equipe bons funcionários. Esse processo já começa no recrutamento e seleção, e passa por diferentes estratégias que possibilitam a manutenção do bom colaborador. “Porém, há um quesito que é essencial, mas nem sempre é considerado: o perfil comportamental”, acrescenta a empresária Valéria Bax.
É ideal que haja equilíbrio entre os diferentes tipos de postura para aumentar a produtividade da equipe e assegurar o alcance de bons resultados. “Para que isso aconteça, é preciso identificar os perfis já existentes, para realizar um processo de contratação mais direcionado e contribuir para que os profissionais atuais extraiam o melhor dos seus potenciais”, explica.
Perfil comportamental
Pode-se definir como perfil comportamental, a maneira utilizada para decodificar as posturas adotadas por alguém diante de determinados estímulos. “Em outras palavras, é uma forma de compreender e identificar qual será a reação do colaborador diante de uma situação específica”, afirma Valéria.
Por exemplo, tem aquele que trabalhe melhor e seja mais produtivo sob pressão, enquanto outros preferem fazer tudo antecipadamente e com calma. Ao mesmo tempo, existem pessoas que reagem muito mal a feedbacks e/ou têm pouca inteligência emocional para lidar com críticas. “Logo, cada perfil encontrado, é necessário trabalhar para extrair seu potencial máximo”, sugere.
Como realizar?
A análise de perfil precisa ser realizada nos processos de recrutamento e seleção. “No entanto, ela também é indicada para equipes já constituídas, pois por meio desse mapeamento você saberá o que ainda é necessário aprimorar e quais competências seria importante obter”, revela a empresária.
É importante sempre realizar testes entre funcionários para saber identificar as características de cada um, e se for preciso remanejar para que assim, o trabalho se torne mais produtivo. “Conhecer cada pessoa te ajudará a lidar com diversas situações e mapear o estilo de comportamento que a empresa precisa de acordo com o serviço prestado”, completa.
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