As principais tendências para RH inovadores antes e depois da pandemia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniel Neris

O Consignet listou os principais impactos da pandemia na vida pessoal dos colaboradores e nas organizações para ajudar os profissionais de RH a definirem ações mais assertivas. - Divulgação O Consignet listou os principais impactos da pandemia na vida pessoal dos colaboradores e nas organizações para ajudar os profissionais de RH a definirem ações mais assertivas. - Divulgação

Muitas mudanças experimentadas pelas empresas por causa da pandemia deram certo e vieram não só para ficar, mas também para inovar a forma de trabalhar dos departamentos de RH

A pandemia e as medidas de isolamento social, que tiveram início em 2020, transformaram a capacidade de adaptação em uma das mais valiosas soft skills para empresas de todos os portes, além de acelerarem importantes transformações que vinham acontecendo, como a digitalização dos negócios e a otimização do uso de recursos.

Muitas dessas mudanças também chegaram aos departamentos de Recursos Humanos das empresas. As vagas para atuação em modelo home office, por exemplo, aumentaram 309% em 2020 de acordo com o portal G1. Eventos e ações de retenção passaram a ser realizados virtualmente e a saúde mental deixou de ser um tabu e passou a ganhar cada vez mais espaço dentro das empresas.

Para os profissionais de RH, é importante entender o que o período gera nos indivíduos, para que lidem com eles de maneira respeitosa, empática e com os cuidados necessários para que todos se sintam acolhidos.

Por isso, o Consignet, uma empresa do DB1 Group, especializada em automação de consignados e benefícios com desconto em folha, listou os principais impactos na vida pessoal dos colaboradores e nas organizações para ajudar os profissionais de RH a definirem ações de acordo com as necessidades e sentimentos de pessoas e organizações.

Impactos na vida pessoal

De acordo com pesquisas realizadas pela UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, os casos de ansiedade aumentaram 80% após o início da pandemia. Sentimentos como angústia, mal-estar, depressão, estresse e ganho de peso também tiveram um aumento significativo, e exigiram sensibilidade na hora de lidar com os colaboradores durante e pós-pandemia, afinal, esses impactos não desaparecerão da noite para o dia.

Outro resultado percebido foi a acentuação do senso de comunidade, o que indica uma tendência de desenvolvimento de relações fortes e duradouras com aqueles à sua volta.

Com isso, os profissionais passarão a buscar e valorizar empresas que levantem bandeiras e busquem defender causas. A amizade e o respeito no local de trabalho ganharão foco, assim como a apreciação pelo trabalho remoto, que permitirá que as pessoas exerçam suas funções de qualquer lugar do mundo.

Como resposta ao aumento da ansiedade, o bem-estar, a calma e o conforto se tornaram referência. O confortwear – estilo de roupa leve e folgada, geralmente de moletom e que se assemelha aos pijamas segue como forte tendência. Se o cuidado com o dresscode se faz necessário, pensar no bem-estar na forma de vestir dos colaboradores agora também é essencial.

Após tanto tempo vivendo cercadas pela incerteza, as pessoas desejam se reconectar às emoções, viver de forma plena e aproveitar os momentos no que ficou conhecido como busca por felicidade. Por isso, valorizar os colaboradores e pensar estrategicamente em ações de retenção são maneiras de gerar felicidade no outro.

Impactos nas empresas

De acordo com a Mazars, uma empresa líder mundial em auditoria, 46,84% das empresas tiveram queda de faturamento em mais de 25%, sendo as principais causas a postergação de trabalhos, cancelamentos e falta de pagamentos. Para tentar recuperar esse prejuízo, as lideranças estão pensando cada vez mais em aumentar os resultados. No entanto, é preciso realizar determinadas cobranças de forma saudável.

Além disso, 44,30% das empresas mobilizaram parte do time para trabalhar em suas residências e 41,77% encaminharam 100% da equipe para o modelo remoto. E os colaboradores começaram a valorizar cada vez mais o modelo, com 70% dos entrevistados afirmando preferir continuar trabalhando de casa após a pandemia.

Nesse sentido, pensar maneiras de integrar colaboradores remotos e presenciais é fundamental para que ninguém se sinta negligenciado. Ações sobre saúde mental e reuniões de acompanhamento com os colaboradores são exemplos de atitudes que envolvem o RH e o restante da equipe, impactando diretamente no ritmo da entrega, já que 40,51% das empresas afirmam que a produtividade se manteve no patamar de antes da pandemia, enquanto 26,58% dizem que ela diminuiu e 17,72% afirmam que ela aumentou.

Já em relação às contratações, 39,42% cancelaram o planejamento desenvolvido antes da pandemia, enquanto 48,10% congelaram a abertura de novas vagas e 12,66% mantiveram os planos e as ações para atração de novos talentos. Nesse cenário, é importante que cada RH avalie a realidade de sua empresa e pense quais ações são necessárias para não perder talentos.

Também é de suma importância avaliar quando será o momento da recontratação para que a abertura de vagas não seja feita sem planejamento. É preciso cuidado com a saúde mental dos colaboradores para que eles não sintam, medo de perder o emprego. 65,82% dos RHs moveram ações trabalhando o bem-estar no trabalho, incluindo o desenvolvimento de canais de apoio.

Compreender a realidade das empresas durante a pandemia é uma maneira de estabelecer um contato mais assertivo com os colaboradores, entendendo o momento de cada parte da organização durante o período. Assim, é possível trabalhar com empatia e de forma assertiva, atendendo as necessidades de todos os lados.

Tendências para a área de RH

A presença de pessoas com deficiência, de LGBTQIA+, de negros, de mulheres, de indígenas e de outros grupos considerados à margem da sociedade (ou seja, sem facilidade no acesso a oportunidades) será um indicativo de sucesso, analisado por candidatos às vagas e por selos que premiam empresas de destaque, como Great Place to Work.

Além da presença, as pessoas buscarão encontrar esses grupos em cargos de destaque, entre a liderança ou entre os grandes influenciadores do negócio. O caminho para tornar isso possível é levantar o debate na empresa, traçar metas de contratação, construir programas de capacitação para quem não possui formação ou experiência, desenvolver células para trabalhar ativamente sobre a pauta e começar aos poucos.

É difícil atingir todos os grupos marginalizados, portanto, estabeleça um ponto de partida e comece a ampliar as ações para atingir mais pessoas conforme a empresa desenvolver sua capacidade de integração com cada diversidade.

Dessa forma, você garante que todos serão incluídos de forma respeitosa no negócio, evitando pedidos de desligamento ou problemas com a imagem da empresa por não acolher de maneira devida determinada pessoa.

Outras tendências consideradas fundamentais para a inovação do RH durante e após a pandemia incluem:

Foco em habilidades e competências críticas
Trabalho com employee experience
Oferecimento de benefícios flexíveis
Integração de tecnologias
Aumento das vagas home office
Crescimento das vagas freelancers
Uso de ferramentas de colaboração
Controle do ponto digital
Aumento dos debates sobre saúde mental
Aparição de people analytics
Desenvolvimento do feedback
Investimento em capacitação da liderança
Ferramentas de análise de desempenho
Ferramentas de recrutamento online
Ferramentas de automação de processos

Além das tendências e ferramentas listadas, existem outras que podem ser levantadas para otimizar o trabalho cotidianamente. Antes de implementar qualquer inovação na área, é preciso realizar um estudo para identificar as dores do RH e estabelecer prioridades.

Para saber mais sobre as principais tendências para RH inovadores durante e após a pandemia, acesse bit.ly/guia-rh-inovador.

Sobre o Consignet:

Parte do DB1 Group, o Consignet é um software de gestão de benefícios e margem consignável cedido por instituições financeiras para empresas públicas e privadas. Integrado ao sistema de folha de pagamentos, a solução garante agilidade no gerenciamento pelo RH e proporciona mais transparência e segurança para o colaborador. Mais de 500 clientes em todo Brasil utilizam o Consignet, entre eles as prefeituras de Belém-PA, Londrina-PR, Cascavel-PR e Várzea Grande-MT, além de empresas como Klabin, Castrolanda, Terra Santa Agro, Cooper Standard, Malai Manso Resort, Cooperativa Nova Produtiva e Usina Santa Teresinha, entre outros. A empresa possui parceria com os principais bancos, como Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, Santander, Banrisul.

A equipe do Consignet possui alto grau de conhecimento verticalizado na área financeira, com reconhecimento de 92% de Aderência aos Padrões de Qualidade da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), além das certificações ISO 27001, em Segurança da Informação, e ISO 9001, que se refere à Gestão da Qualidade.

Sobre o DB1 Group:

O Grupo DB1 é formado por empresas de tecnologia brasileiras, com sede em Maringá - PR - Brasil e bases operacionais no Brasil (3), Argentina (1) e Estados Unidos (1). Tem 20 anos de experiência no mercado de tecnologia da informação e oferece software e serviços de desenvolvimento para empresas (B2B). Sempre com posicionamento de produtos e serviços “premium” e de alta qualidade as empresas do grupo são líderes de mercado como ANYMARKET, Consignet, DB1 Global Software, Koncili, EIVE, Predize e o robô Tinbot. O grupo tem conquistado inúmeros prêmios de gestão e inovação e figura há 11 anos consecutivos entre as melhores empresas para se trabalhar pela GPTW (Great Place to Work). Com o lema “Sua luz move o universo DB1”, e como parte da cultura do grupo, todos na organização trabalham com o propósito de transformar o futuro e impactar a vida das pessoas e organizações por meio das soluções criadas pelo grupo.