Relatório da Zurich mostra novas expectativas para o mercado de trabalho

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Zurich

Os executivos Fabiano Lima, diretor executivo de Vida, Previdência e Capitalização, Roberto Hernández, diretor executivo de Seguros Corporativos e Carlos Toledo, diretor executivo de Recursos Humanos da Zurich, participaram de um webinar nesta quinta-feira, 05, mostrando as tendências, desafios e proteção do mercado de trabalho.Roberto Hernández fez a abertura e convidou Fabiano Lima para detalhar a pesquisa. O executivo disse que a pesquisa foi feita em 17 países de 5 continentes. “Foram entrevistados 28 mil colaboradores de 1200 empresas”, explicou. Ele destacou que entre as tendências identificadas existe a de que vem chegando o momento para se estabelecer um novo contrato social para empresas e governos.

O executivo salientou que a tendência aponta para a necessidade de um maior cuidado com as pessoas. “Empregadores também precisam desenvolver isso. Vai ser uma mudança importante nas relações de trabalho e vai trazer tranquilidade para os trabalhadores”, ponderou. Ele afirmou ainda que a pesquisa mostrou que os “millenials” buscam um contrato de trabalho que “seja alternativo e flexível”. Ele ressaltou que os empregadores deverão se adaptar. “Talvez seja uma mistura entre trabalho remoto e presencial. Novas formas de contratação podem estar surgindo”, destacou.

Outro item que a pesquisa mostrou é a importância da personalização dos benefícios. “As necessidades das pessoas são diferentes, os formatos de família são variados. Os benefícios devem acolher essas diferentes necessidades”, reforçou. Ele apontou ainda que os empregados esperam contribuição na capacitação de tecnologia. “Se sentem pressionados a se atualizar e esperam ajuda das empresas”, declarou. Ele apontou também a importância da educação financeira que passa a ser palavra-chave.

Souza enalteceu o fato de a disciplina passar a fazer parte do currículo escolar no Brasil. Para ele, é importante que as empresas contribuam. “O teto do INSS não está ao alcance da maioria da população. É preciso que as pessoas tenham algum tipo de preparação. Mesmo para quem trabalha com registro tem essa preocupação. Mais da metade dos trabalhadores brasileiros está no regime informal e não contribui com o INSS, por isso, a preocupação com a aposentadoria cresceu”, enfatizou. Carlos Toledo ponderou que, na Zurich, internamente a companhia tem um propósito que já existia antes da pandemia.

“Já éramos um ecossistema que envolvia nossos funcionários, clientes, a sociedade e ampliamos ações para poder ajudar mais pessoas”, expôs. Ele citou o trabalho feito pela Fundação Zurich que tem investido para ajudar na capacitação de jovens de comunidades carentes. “Ajudamos eles a encontrarem o primeiro emprego da vida”, revelou.

Ele lembrou ainda que a companhia tem um programa de vida e equilíbrio para os funcionários e algumas medidas e benefícios se estendem para famílias. “Dentro desse programa tem um programa de orientação financeira para as pessoas fazerem uma melhor administração dos seus recursos. Temos um plano de previdência atrativo e incentivos para as pessoas participarem e isso ajuda”, enfatizou.