Brasil,

Por que o gerenciamento do ciclo de vida de software é estratégico para os negócios?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Laura No
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

De acordo com um estudo publicado pela Associação Brasileira das Empresas de Software, ABES, em parceria com o IDC, em 2019, o mercado brasileiro de software cresceu 10,5%, com uma movimentação de R$ 161,7 bilhões (US$ 44,3 bilhões), se considerados os segmentos de software, serviços, hardware e as exportações do segmento. Com o mercado aquecido, as organizações perceberam que ter um envolvimento proativo com o ciclo de vida de software (SLM) é extremamente necessário para fornecer informações que permitem que as empresas promovam mudanças, economizem e mantenham sua propriedade de software protegidas.

Mas, o que é SAM e SLM?

SAM, nada mais é do que a gestão do ativo de softwares, que visa proteger a propriedade intelectual e o capital financeiro das companhias. Hoje em dia, as empresas precisam estar preparadas para realizarem as análises de suas licenças e contratos aceitos pela empresa, pelos fabricantes, para não sofrerem eventuais multas. Com a evolução da área de TI, SAM deixou de visar apenas auditoria, buscando entender o todo das suas licenças, a gestão de ativos e a governança corporativa com processos muito bem definidos.

Já o gerenciamento do ciclo de vida de software (SLM), atua desde o inventário até as etapas de um licenciamento, desde o momento em que a empresa compra do seu fabricante. Trata-se de um trabalho profundo e muito estratégico. Com esse processo estruturado, a área de TI é capaz de gerenciar, qualificar e garantir esses investimentos na tecnologia, que além de estar em conformidade com o fabricante, consegue maximizar a redução de custos e otimizar os investimentos. Desta forma, as empresas deixam de investir ou comprar licenças que não deveriam, reduzindo custos e investindo em outros segmentos da empresa.

Um processo de compras descentralizado traz riscos e aumenta a quantidade de softwares necessários no processo. Além disso, existem licenças que são instaladas desnecessariamente. O ciclo de vida contempla desde a solicitação, fornecimento, gerenciamento, até a mudança dentro de um licenciamento. O mesmo ocorre na nuvem, uma vez que, às vezes, essas licenças também não são tão necessárias quando a empresa migra para a cloud. Desta forma, o ciclo de vida do software, o SLM, serve para que as pessoas tenham conhecimento e gestão corporativa daquilo que estão adquirindo e como estão instalando seus ativos.

Quanto maior o nível de maturidade de uma área de TI, maior o controle e o apoio nas tomadas de decisões da empresa, otimizando o negócio. Assim, irá existir o ganho financeiro que vai diretamente melhorar a vantagem competitiva e o desempenho da empresa, já que ela deixará de investir em licenças e passará a olhar a infraestrutura, o diferencial tecnológico e a transformação digital.

O impacto da pandemia na operação SLM das empresas

Antes, as empresas estavam muito mais preocupadas em estarem aderentes ao contrato do que realmente entenderem o que significava ter uma licença adequada para cada usuário. Hoje, as companhias passaram a buscar novas tecnologias para tornar processos mais eficientes e eficazes, reduzir custos, otimizar o investimento e todos os riscos relacionados à TI. Com esse novo cenário, as organizações conseguem dar mais atenção aos seus ativos de TI, entendendo a importância da adoção de processos para mensurar e controlar os seus ativos. Nesse contexto, a área de TI começou a influenciar e contribuir para a estratégia da empresa, garantindo assim maior competitividade no mercado.

A pandemia ajudou na aceleração no processo de empresas que estavam em fase de implementação e também de muitas empresas que não estavam nem prontas para que cada um dos seus colaboradores migrasse para o home office. Desta forma, essas companhias tiveram que realizar ajustes. Este é o momento para cada empresa fazer uma análise mais detalhada, olhar os contratos de aquisições, as compras, as licenças que foram baixadas, ou seja, olhar para o seu parque tecnológico. Por isso, é necessário olhar para o processo primeiro. Quando você otimiza o processo, você tem a visibilidade do todo.

Gabriela Camano é diretora de gerenciamento de ciclo de vida de software da SoftwareONE, provedora global e líder em soluções de ponta-a-ponta para softwares e tecnologia de nuvem.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar