O segredo por detrás do sucesso das startups

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mayra Ribeiro

É inegável o quanto a tecnologia resultou em melhorias para a performance das empresas. Por outro lado, o avanço tecnológico é um dos principais fatores por tornar o mercado volátil, impulsionado pelo surgimento da pandemia, que trouxe constantes transformações mercadológicas. Diante desse contexto, as startups têm surpreendido. Uma pesquisa realizada em junho pela Distrito identificou que, nos últimos cinco meses o segmento recebeu um investimento médio de R﹩16,5 bilhões, sendo 293% a mais do que o mesmo período em 2020 (janeiro a maio).

De acordo com Luana Ribeiro, CEO da DevApi , startup de integração de sistemas, o aquecimento do setor tem um segredo: decisões ágeis. "Para acompanhar o ritmo do mercado, é fundamental ter agilidade, afinal, uma tomada de decisão ágil permite que as ideias dos negócios sejam testadas e aprimoradas com o mínimo de desperdício de tempo e recursos e, consequentemente, impactando positivamente no desempenho da empresa", diz a executiva, que recentemente elevou o patamar do seu empreendimento com base em decisões ágeis.

Empreender ou não? Esse foi o primeiro questionamento da empresária quando teve que lidar com o insight de colocar um novo negócio na rua em meio a uma pandemia. "A DevApi foi fundada em maio de 2020 ao identificarmos que, por conta do aumento da digitalização das empresas, os serviços de integração de sistemas ganharam grande espaço. Desta forma, optamos por investir na ideia, pois sabíamos que chegaríamos para solucionar uma dor real e latente", explica Luana.

A decisão foi assertiva e, com apenas dez meses de mercado, a startup paranaense foi adquirida pela gigante da Tecnologia, a TIVIT. "Este foi um segundo momento decisivo para os negócios, onde não pudemos refletir demais para não deixar uma boa oportunidade escapar", revela a CEO. Na prática, a decisão impulsionou o negócio sem alterar o direcionamento da startup, que ficou com uma atuação separada da multinacional.

Para a liderança que deseja passar a tomar decisões com mais agilidade, a executiva afirma que o primeiro passo é identificar o desafio a ser solucionado. "É importante estudar a situação como um todo, a fim de avaliar os prós e os contras", pontua. Neste processo, é imprescindível envolver toda a equipe para ter uma visão 360ª do contexto e entender o impacto da decisão em todas as áreas do negócio.

Outro ponto é saber quais são as vantagens e as desvantagens da decisão com base em dados concretos. A CEO reforça a importância de contar com o auxílio da tecnologia, ou seja, automatizar os processos burocráticos para que o olhar estratégico ganhe mais espaço na rotina da organização.

Por fim, é necessário desenvolver uma aprendizagem rápida. "Nem sempre acertamos e está tudo bem, desde que isso seja aprimorado o mais rápido possível. Esse ciclo de testar, aprender e aprimorar deve ser constante e prioritário", ressalta Luana.