Brasil,

De onde vem o medo de cobrar o devedor?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carla Graziela Porto /Enviado por Eduardo Sehnem Ferro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Trabalhar e fazer cobrança não são tarefa fácil muitos podem ser os fatores que geram essa insegurança na hora da cobrança, contudo existe um fator que, sem dúvida alguma, é o principal.

Entretanto, antes eu quero te contar uma triste realidade, fazer cobrança de dívidas, definitivamente, não é uma tarefa fácil, infelizmente, na maioria das empresas não existe um treinamento formal para o trabalho de cobrança.

Algumas empresas simplesmente so contratam os profissionais para exercer a função e não lhe fornecem um treinamento adequado para estar hábil para a função tendo seus pros e contra e enfrentar todos os obstáculos que serão enfrentados, e essa é a realidade de muitos profissionais.

Alguns desses profissionais mediante aos seus esforços próprios se esforçam mais que que o normal para poder estar a frente de técnicas e estratégicas para ter mais êxito em sua função, acaba aprendendo com seus próprios erros e acertos do dia a dia.

Na verdade o que ocorre com os novos profissionais desse segmento de pegada que gera um grande medo de executar a função de cobrança é saber o que pode e não pode estar fazendo e falando ao devedor, gerando toda essa insegurança e assim consequentemente gerando pouco resultado.

Pois quando a empresa contrata o profissional e a ele dar um treinamento adequado e qualificado, assim recebendo uma boa formação com se conquista aquela segurança e firmeza que e preciso ter na hora da abordagem de cobrança.

A maior dificuldade é que o empresário ainda tem aquela velha cultura de que qualquer um pode fazer o trabalho de cobrança, e atingir o êxito fazendo de qualquer forma, assim que ele coloca alguém para cobrar os devedores, então começam as exigências:

  • você não pode constranger o devedor;
  • Você tem que respeitar o Código de Defesa do Consumidor;
  • Você tem que fidelizar os clientes.

E, contudo o mais importante que e a meta da recuperação de credito que se torna o objetivo principal e acaba não tendo êxito por falta de treinamento e profissionalismo.

Mesmo que você não tenha um departamento próprio de cobrança ideal porque o deixa livre para se ativer a outras tarefas mais produtivas de sua empresa, investir em tecnologia é fundamental. Hoje, é ela que monta a base de informações necessárias para que você estruture a sua cobrança de forma realmente eficiente, chegando com ações assertivas em cada tipo de devedor.

Um programa para cadastro, por exemplo, é fundamental para recolher e organizar os dados da sua cartela de cliente, mantendo também um histórico de compras que pode ser atualizado e acessado sempre que necessário.

Dessa forma, a qualquer hora e lugar você põe os olhos nas referências necessárias para encontrar a melhor solução e recuperar seu pagamento, seja ele por simples atraso ou perda.

Carla Graziela Porto, colaboradora do escritório Giovani Duarte Oliveira, Graduada em Processos Gerenciais e Graduanda em Direito.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar