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Seu negócio não tem posicionamento de marca? Entenda como ele é importante

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Posicionamento é tudo aquilo que engloba a maneira em que o público e os clientes potenciais enxergam determinada marca. Veja agora como construir uma marca forte e bem posicionada no mercado.

Você acredita que a sua empresa tem um posicionamento de marca? Ou ela ainda tem muito para crescer em relação a esse conceito? Pare e pense em alguma marca que você admira. Agora responda: qual é o seu diferencial? Como ela prendeu a sua atenção? Por que ela é tão boa no que faz? Cada marca tem a sua própria escada em nossa mente e assim como aquelas que você admira, a sua também pode garantir um espaço exclusivo no coração dos consumidores.

A marca tem que saber como e para quem se posicionar, considerando fatores que a diferenciam da sua concorrência. É o que afirma Dênis Costa, que dirige por mais de 13 anos a Sollide Logo que tem foco na criação de logomarca com diferenciação e posicionamento. Veja a seguir os principais relacionado ao posicionamento de marca de sua empresa. Boa leitura!

O que é posicionamento de marca?
Por que é importante ter uma marca bem posicionada
Como criar uma estratégia de posicionamento de marca

O que é posicionamento de marca?

Posicionamento de marca é uma estratégia de branding que visa conquistar um lugar exclusivo na mente dos clientes. Atualmente, as marcas estão em uma grande batalha para conquistar a atenção do grande público porque devido à expansão da internet, empresas de qualquer nicho e porte podem conquistar novos clientes diariamente.

Dessa maneira, as empresas precisam mais do que nunca elaborar uma estratégia para chamar a atenção das pessoas. E a melhor maneira para isso acontecer é tendo um posicionamento bem definido.

Por que é importante ter uma marca bem posicionada?

Para você ter uma ideia da importância de como ter uma marca bem posicionada faz toda a diferença é que de acordo com uma pesquisa realizada pelo Invesp, chamada de “como a marca influencia na decisão de compra”, 29% dos consumidores tendem a efetuar a compra de um novo produto caso ele seja ofertado por uma marca que ele conhece.

Então caso você esteja se perguntando se toda empresa precisa de um posicionamento, lembre-se da pesquisa acima e outras questões que veremos a seguir em como as marcas bem posicionadas e as de sucesso estão conectadas.

Como criar uma estratégia de posicionamento de marca

1. Pesquise o mercado e a concorrência

Para começar, você deve pesquisar e conhecer melhor o seu mercado e a concorrência. A partir desse estudo, você entenderá qual é a melhor estratégia para a sua empresa criar um posicionamento duradouro e eficiente. Nesta hora, uma boa dica é buscar entender melhor o conceito principal do slogan que seus concorrentes utilizam. Além de analisar como eles utilizam toda sua identidade visual.

2. Entenda o seu cliente

A única maneira de criar um posicionamento de sucesso é entendendo completamente o comportamento do consumidor ou seus clientes.

Faça uma análise detalhada, conheça a sua persona e assim você saberá as motivações que levam as pessoas a comprar da sua empresa, as tendências de consumo e até mesmo os critérios de escolha dos consumidores.

3. Defina os objetivos da sua empresa

Ter os objetivos definidos da empresa significa entender profundamente quais os valores e percepções o seu produto ou serviço agrega aos clientes. Para que o seu negócio conquiste um forte posicionamento, realize pesquisas conforme os objetivos que ele vem traçando e o que deseja conquistar.

4. Construa um valor permanente

Após ter em mãos a definição do comportamento dos seus clientes e os objetivos da sua empresa no mercado, será possível criar uma marca que gera cada vez mais valor ao cliente e consequentemente eleva a sua performance.

5. Elabore estratégias de marketing e branding

Assim como o trabalho de branding fará toda a diferença para a construção de uma marca bem posicionada, a sua junção com estratégias de marketing digital bem definidas irá gerar resultados completamente eficientes ao seu negócio.

Você acabou de conhecer o processo de construção de um posicionamento de marca de sucesso. Esse processo é essencial porque uma marca que se posiciona conquista diferenciação da concorrência e agrega mais valor aos seus produtos e serviços. Não perca tempo e comece a aplicar o que aprendeu aqui!


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