Simpósio SAE BRASIL de Diversidade no setor Mobilidade debate valor da inclusão para as corporações

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria do Socorro Diogo

Em formato 100% digital, encontro sobre D&I (Diversidade e Inclusão) será dias 4 e 5 de agosto

Com o objetivo de auxiliar empresas do segmento da mobilidade a se alinharem aos movimentos globais de Diversidade e Inclusão (D&I), a SAE BRASIL promove nos dias 4 e 5 de agosto, das 9 às 12h, o Simpósio SAE BRASIL de Diversidade no setor da Mobilidade. Sob realização da mentoria SAE Mulheres e foco no mundo corporativo, o simpósio faz parte do Programa Diversidade da SAE BRASIL e reunirá profissionais de referência em D&I, em dois dias de debates e quatro painéis.

Na programação do dia 4 de agosto os temas serão os desafios e oportunidades para D&I na estratégia do negócio, caminhos para programas bem-sucedidos e como as empresas podem se organizar para a abordagem de D&I. No dia 5 o debate será sobre atração, recrutamento, seleção e retenção como estratégia da empresa, além de empoderamento feminino.

Para Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL, o movimento global para a D&I transcende a questões humanitárias e influencia diretamente o desempenho das corporações. “A D&I se configura cada vez mais como um ativo importante nos negócios, tem relação direta com a produtividade e a inovação, impacta a comunidade, clientes e parceiros e pode garantir a perenidade às organizações, mas ainda representa um grande desafio para a maioria”, aponta Adas.

Pesquisa sobre o cenário brasileiro da D&I, publicada este ano pela revista Você RH e realizada em parceria com a consultoria Mais Diversidade, revelou que 65% das 290 empresas consultadas, de diversos setores, não tinham estratégias bem definidas nessa matéria, mas 97% delas afirmaram manter orçamento voltado àárea.

Segundo Daniela Lucchese, líder da mentoria SAE Mulheres e do Programa Diversidade SAE BRASIL, o momento é mais que propício para fazer a D&I sair do discurso. “Esta é a hora de falarmos sobre a D&I no universo empresarial e avançar no caminho da sua prática e consolidação nas empresas brasileiras”, afirma.

1º Simpósio SAE BRASIL de Diversidade no setor da Mobilidade

Dias 4 e 5 de agosto

Patrocínio Bosch, Marcopolo, CNHi/Iveco, Dana, Ford eJonh Deere

Apoio Sistema CONFERP/ CONRERP, ARH Serrana, Grupo Mulheres do Brasil Caxias do Sul, Automotive Business e IQA

Inscrições:https://saebrasil.org.br/eventos/simposio-sae-brasil-de-diversidade-no-setor-da-mobilidade-mentoria-sae-mulheres/

PROGRAMAÇÂO

04 de agosto – quarta-feira

9h– Abertura por Camilo Adas – presidente da SAE BRASIL e do conselho do Instituto de Ciência e Tecnologia SAE 4Mobility;

9h10 – PAINEL Desafios e Oportunidades para D&I na estratégia do negócio, com Alessandra Karine, vice-presidente para o setor público, educação e saúde da Microsoft; Lineu Takayama,vice-presidente de RH da Volkswagen Caminhões e Ônibus; eMauricio Rodrigues, presidente da divisão Crop Science da Bayer na América Latina. Mediador: Ricardo Voltolini – CEO e consultor da Ideia Sustentável

10h15 – MOMENTO DO PATROCINADOR

10h30 – PAINELD&I: Caminhos para programas bem-sucedidos – como a emrpesa se organiza para iniciar uma abordagem de Diversidade e Inclusão? , com Cris Kerr, CEO da CKZ Diversidade; Felicia Ponce, coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas da Universidade Zumbi dos Palmares; Lucas Arruda,sócio-diretor da KPMG; Maite Schneider, co-fundadora da TransEmpregos e da Integra Consultoria em Inclusão & Diversidade; e Regina Madalozzo, sócia-fundadora da Moura Madalozzo Consultoria Econômica. .Mediadora: Margareth Goldenberg, CEO da Goldenberg Diversidade e gestora executiva no Movimento Mulher 360.

12h – Encerramento

05 DE AGOSTO – QUINTA-FEIRA

9h– Abertura

9h05 – PAINEL D&I: Recrutamento, seleção e retenção como estratégia da empresa, com Mariana Talarico,diretoraglobal de Desenvolvimento Organizacional da Natura &Co; Paulo Herrmann, presidente da John Deere; eTheo van der Loo,fundador e managingpartner da Nevele Consulting. Mediador:Kaleb Machado, gerente de Diversidade e Inclusão do Carrefour.

10h15 – MOMENTO DO PATROCINADOR

10h30 – PAINEL Empoderamento Feminino, com Margaret Groff, consultora da ONU Mulheres para WEPs(Womens'sEmpowermentPrinciples); Rachel Maia, conselheira administrativa e CEO da RM Consulting;Silvia Zwi, vice-presidente de RH da Eaton; e Telma Cracco, vice-presidente de RH da CNH Industrial para a América do Sul.Mediadora: Marcia Monteiro, jornalista fundadora da Geração Ilimitada Estudos e Palestras.

12h – Encerramento

Sobre a SAE BRASIL - A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando a desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade. Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com 6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira. A SAE BRASIL é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, entre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século de existência tornou-se uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.