Você sabe o que são PUDOs? Descubra como o modelo pode ajudar o seu e-commerce
Os pontos de coleta e retirada são uma tendência logística mais lucrativa, prática e ecológica e vem ganhando cada vez mais força no Brasil
No mundo todo é possível observar o aumento constante dos PUDOs: pontos de retirada e coleta de mercadorias. É um método de entrega cada vez mais popular, uma vez que harmoniza as necessidades de lojas, e-commerces e dos clientes. A tendência é que a prática ganhe ainda mais atenção, inclusive no Brasil, que já conta com uma empresa especializada: a Pegaki.
Os PUDOs (do inglês Pick Up & Drop Off) reúnem três possibilidades: os consumidores podem retirar produtos comprados pela internet nesses, tendo mais liberdade de horário e reduzindo os riscos de falha na entrega (ponto de retirada); pequenos e-commerces podem deixar suas encomendas nesses pontos e aí uma transportadora pega e entrega para o consumidor final (ponto de coleta); e também funcionam com logística reversa, quando os itens precisam ser devolvidos ou trocados.
A inclinação do mercado e dos consumidores pelos PUDOs é comprovada: um estudo da International Post Corporation (IPC) mostra que, na Europa, a quantidade estimada de pontos é de 190 mil. Na França e no Reino Unido, esse já é o meio mais utilizado pelos principais e-commerces. No Brasil, a Pegaki já conta com mais de 2000 pontos registrados e planeja alcançar 20 mil nos próximos anos.
O modelo parte do princípio da economia compartilhada. João Cristofolini, gestor e co-fundador da Pegaki, importou o conceito e o aplicou à realidade brasileira: “Atualmente, não só há insucesso nas entregas, já que não dá para prever com exatidão quando o cliente estará em casa para receber a encomenda, como também há uma dependência forte dos Correios por parte das lojas virtuais. Isso deixa os negócios mais engessados, inclusive porque não há possibilidade de coleta no processo reverso”, explica.
A razão para a grande aderência está, principalmente, nos benefícios para os e-commerces, especialmente agora que as compras online ganharam muitos adeptos durante a pandemia. João fala sobre algumas dessas vantagens:
Melhora a experiência do cliente
“Toda loja virtual quer realizar entregas rápidas, mas existem inúmeras possíveis complicações logísticas no caminho”, o gestor afirma. Os PUDOs reduzem os problemas, por serem espaços garantidos de recebimento das mercadorias e por ficarem disponíveis para o cliente por longos períodos.
No modelo tradicional, é comum que existam falhas nas tentativas de entrega por diversas razões, como morador ausente, falta de portaria, interfone quebrado, entre tantas outras. Já com os PUDOs, a situação muda: de acordo com o estudo Last Mile, da Squarespace, a taxa de êxito nesse tipo de entrega beira os 100%, o que certamente melhora a experiência do cliente.
Economia e praticidade
As rotas de entrega podem ser otimizadas com os pontos de coleta. Para cada área, é possível deixar mais de um pacote em um só PUDO, o que reduz bastante o tempo na rua e o uso de combustível. Os atrasos também se tornam mais raros, pois parte do trânsito pode ser evitada.
“A logística geral do e-commerce está se encaminhando para múltiplas modalidades de last mile”, João conta, referindo-se à última etapa nos processos de entrega. “Temos como explorar centros de distribuição, lockers (armários inteligentes estrategicamente posicionados) e até crowdshipping, que é um sistema em que as pessoas podem usar seus próprios meios de transporte para realizar entregas. Os PUDOs são parte de uma grande revolução”.
Aumento nas vendas
A opção de retirar o produto em um local determinado é diferencial para os e-commerces. “Conforme as compras online se tornaram mais frequentes, também se tornou comum a procura dos consumidores por fretes rápidos e econômicos”, aponta João. “Muitas vezes, a comparação entre diferentes lojas leva em conta a entrega tanto quanto o próprio produto. Por isso, oferecer a alternativa de um PUDO aumenta as chances de venda”.
Vale mencionar que, para os estabelecimentos que se tornam pontos de coleta, também há vantagens. Com a Pegaki, o parceiro ganha R$0,50 por cada encomenda armazenada. Mas o melhor está na possibilidade de vender mais, visto que pessoas novas visitarão o comércio para pegar seus pacotes. É como uma troca de espaço por fluxo de clientes.
Sustentabilidade
Além de tudo isso, os PUDOs são um ganho e tanto ao meio-ambiente, já que menos tempo de caminhões nas ruas gera menos poluentes e menos trânsito também. Ou seja, além das vantagens para o consumidor, que retira sua mercadoria; para o comerciante, que atrai mais público à loja; e para as transportadoras com as otimizações, o planeta também agradece com ações que visam ser mais sustentáveis. Todos os envolvidos, então, ficam norteados ao ESG — sigla para as melhores práticas ambientais, sociais e de governança.
“Os e-commerces precisam se manter competitivos. A concorrência no ambiente digital é intensa. O modelo está dando certo porque funciona para todo mundo, não dá mais para voltar atrás depois que se conhece os PUDOs. É questão de tempo para que mais empresas adotem essa estratégia”, João conclui.
Sobre a Pegaki
Criada em 2016, a Pegaki surgiu para resolver problemas de insucesso de entregas do e-commerce. Atualmente, a Pegaki está presente em 2.000 pontos em todos os estados do Brasil. O plano é chegar a 20 mil pontos nos próximos dois anos, agregando tecnologia e inteligência ao desenvolvimento de iniciativas de omnichannel. Para mais informações acesse www.pegaki.com.br.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário