Mudança na Lei de Improbidade Administrativa traz garantias a agentes públicos
Legislação é responsável por punir atos ilícitos de agentes públicos
A gestão pública no Brasil sofre com situações de paralisia, de imobilismos, que é quando o gestor tem medo de decidir ou de deferir um pedido
A recente aprovação (na Câmara dos Deputados) da alteração na Lei da Improbidade administrativa, responsável pela aplicação de sanções aos agentes públicos que enriquecem de forma ilícita, causam prejuízos para os cofres públicos ou, ainda, que atentem contra os princípios da administração pública, apresenta importantes modificações.
A principal mudança diz respeito à necessidade de dolo para configurar improbidade administrativa. Antes da modificação, a legislação trazia insegurança aos gestores, pois há sempre a possibilidade de o gestor público ser punido caso tome uma decisão equivocada com intenção de acertar.
Para a advogada e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), Cristiana Fortini, o ponto central desta mudança foi objetivar os atos de improbidade por violação por princípios. Na opinião da professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), há uma necessidade de se conferir mais segurança jurídica, de modo que os gestores não se sintam intimidados a agir.
“É preciso lembrar que improbidade administrativa não se refere somente às situações que causam danos ao erário ou às questões que implicam em ganhos ilícitos. Improbidade também está relacionada com violação aos princípios da administração pública e sempre haverá uma forma de dizer que houve violação de princípio, dependendo do olhar.”
A professora pondera que a gestão pública no Brasil sofre com situações de paralisia, de imobilismos, que é quando o gestor tem medo de decidir ou de deferir um pedido para não ser punido por ato de improbidade. É o chamado “apagão das canetas”, comenta.
Para Cristiana Fortini, a mudança na lei possibilita que os gestores se sintam mais confortáveis, “não para praticarem atos de desonestidade, mas para gerir, serem criativos e buscarem novas soluções”, finaliza.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário