Dicas para uma experiência de usuário eficiente
Plataformas digitais são uma das principais formas de compra; uma navegação prática e eficaz do usuário faz diferença na fidelização do cliente
O aumento do comércio digital desde o ano passado é uma tendência que veio para ficar. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, em parceria com a Neotrust, registrou um crescimento de 68% em 2020, e o relatório Global Outlook 2021, da Mastercard, aponta que até 30% das lojas que migraram para o virtual permaneçam com o foco na internet mesmo depois do fim da pandemia. O cenário é muito positivo para quem ainda está se adaptando ao e-commerce.
É possível aproveitar o momento e adaptar-se ao meio digital. Um ponto importante para empreendedores é verificar suas necessidades na hora de criar um site ou portal de compras. Há vários itens que precisam ser bem elaborados, desde a chegada do cliente ao site até a finalização da compra. Um estudo da especialista em e-commerce Barilliance apontou que até 73% de potenciais clientes abandonam o carrinho de compras nos sites, deixando de finalizar a ação.
Entre diversos motivos, desde a demora na entrega até o valor de frete, um fator de relevância é a usabilidade. Sites que possuem uma versão para computadores e não se adaptam a plataformas mobile já começam perdendo. Especialistas em UX – User Experience, ou experiência do usuário – destacam a importância de desenvolver uma experiência prática e intuitiva para o cliente, facilitando a compra. “A maior perspectiva da UX é dar ao usuário experiências e não coisas”, explica Francisley Valdevino da Silva, CEO da Intergalaxy SA (www.intergalaxy.io), empresa especializada em tecnologia e comunicação que desenvolve softwares, interfaces e aplicativos através da rede Blockchain.
A customização da experiência no site da empresa é fundamental para alcançar a satisfação do cliente. Um design bem desenvolvido da página cria uma sensação positiva durante a compra, favorecendo as ações do possível comprador e aumentando as chances de finalizar a transação.
“A experiência prazerosa do cliente deixa de ser consumismo e torna-se relacionamento, pois a empatia é tão prazerosa e positiva para o cliente que ele gera fidelidade”, comenta Silva. “O feedback, então, torna-se essencial. Saber se o usuário alcançou esta experiência satisfatória fará toda a diferença na hora de readaptá-la, melhorando a interface para atrair não apenas novos clientes, mas também fidelizar quem já consome em sua empresa”, completa o especialista.
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