Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

ANSP promove debate sobre Determinantes Sociais de Saúde

pixabay pixabay

Nesta quarta, dia 23, a Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) promoveu uma discussão importante para a área de saúde suplementar. No formato digital, o evento reuniu Ileana Moura, vice-coordenadora da cátedra de saúde da ANSP; Renata Soares, managing director da Optum do Brasil; Jane Teixeira, gerente médica da Sharecare; Josafá Primo, coordenador da cátedra de saúde da ANSP e André Lass, mestre em exercício e esporte pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

O presidente da ANS, João Marcelo dos Santos fez a abertura do evento e lembrou que o SDOH, sigla em inglês para determinantes sociais de saúde, é um instrumento importante de promoção de saúde. “Do jeito que a saúde está organizada todo mundo ficando mais velho, os tratamentos são mais diversos e caros e temos que achar formas de mexer nessa equação e o sdoh é o instrumento para isso”, disse.

Josafá Primo disse que ao não educar os clientes o corretor de seguros cometeu uma falha. “Não adianta o corretor olhar a tabela. São diversas variáveis. Doenças causadas por fatores biológicos, como questões socieconômicas que podem agravar o risco da contratação. Existem pilares que devem ser levados em conta”, ressaltou.

Ileana Moura lembrou que atualmente a saúde tem um enfoque mais comportamental. “Os prestadores de saúde já começam a abandonar as tabelas de CID e passam a manipular as tabelas de SDOH que são maiores no sentido de entender o paciente de que forma ele se encontra no ambiente”, destacou.

Renata Soares, managing director da Optum do Brasil, fez uma apresentação mostrando que a saúde mental ganhou importância “A OMS define saúde englobando saúde mental, social e física”, disse.

Por isso, ela disse que a saúde mental é parte do sistema e é preciso olhar o paciente por inteiro. “É preciso levar em conta o aspecto social, familiar e pessoal. A saúde mental foca nas emoções, no funcionamento da mente e vai além disso, é preciso olhar para os aspectos nutricional, físicos e financeiros”, ponderou.

Jane Teixeira ressaltou os determinantes sociais. Ela explicou que além dos fatores hereditários é preciso considerar o estilo de vida da pessoa. “Não é só o que se come, mas a qualidade desse produto, se tem água potável, como são as condições culturais de onde ela mora já que as dinâmicas sociais atuam na saúde do indivíduo”, destacou.

André Lass falou da importância da atividade física e mostrou as pesquisas que mostram aumento no número de obesos no país.

Os participantes ainda responderam algumas perguntas enviadas pela audiência.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo