Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Todo cliente procura uma jornada segura: sua empresa está preparada?

Divulgacao-Luiz-Penha Divulgacao-Luiz-Penha

Entender o impacto da segurança de dados para o relacionamento com o cliente é uma missão cuja obrigatoriedade tem se justificado na prática

A cibersegurança, se aplicada com abrangência dentro da realidade operacional apresentada pela empresa, traz um universo de possibilidades estratégicas para o gestor e suas equipes de trabalho. Visualizar o investimento na proteção dos dados armazenados internamente de forma ampla, deixando estigmas para trás, é uma movimentação bem-vinda para organizações alinhadas com o que entendemos de transformação digital nos dias de hoje. Certamente, sem uma política consolidada na segurança das informações, elevar o patamar competitivo do negócio torna-se um processo muito mais difícil.

É preciso pensar como o cliente. Afinal, você depositaria sua confiança no serviço ou produto de uma empresa que não demonstre nenhum nível de cibersegurança? Em tempos de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a evolução de práticas criminosas no que diz respeito a vazamentos, roubos digitais, entre outras atividades nocivas, ignorar essa vertente tecnológica pode colocar a integridade – e o próprio sucesso do negócio em cheque.

Preparar estrutura de TI é fundamental

A base para que uma cultura orientada à segurança dos dados seja instaurada, sem dúvidas, é representada por um departamento de TI plenamente funcional, com os artifícios necessários para que os profissionais atuem com tranquilidade e respaldo técnico. No mercado, existem alternativas voltadas para a automatização de etapas operacionais que lidam com o fluxo de informações, a exemplo de soluções de onboarding.

É imperativo que os líderes se movimentem rumo a plataformas customizáveis, que se adequem às demandas apresentadas no âmbito interno, com modelos escaláveis que concedem uma abordagem adaptativa muito bem-vinda nos dias atuais. Essa mudança, além de abrir portas para outras oportunidades referentes à atuação das equipes de trabalho, oferece insights valiosos para que medidas voltadas à experiência do usuário ganhem forma, potencializando as chances de uma fidelização.

Consentimento, transparência e privacidade são pilares indispensáveis

Hoje, garantir uma jornada segura ao cliente é sinônimo de atender às exigências da LGPD, lei que teve sua vigência aplicada no último ano. Acompanhando uma tendência mundial, especialmente se tomarmos como parâmetro a legislação elaborada na região europeia, o projeto visa contemplar preceitos inquebráveis de consentimento, transparência e privacidade, tomando como objeto informações pessoais dos usuários.

Isso significa, em resumo, reformular a gestão de dados armazenados e manuseados, estabelecendo garantias de que o melhor sistema de cibersegurança será implementado. Sob a ótica legal, uma obrigatoriedade capaz de evitar punições severas. No aspecto comercial, um atrativo que pode sim ser configurado em um grande diferencial competitivo, o que nos leva ao último tópico.

Reflexos para o relacionamento com o cliente

Na prática, com a criação de um ambiente digital seguro, capaz de acoplar todo o fluxo de dados da organização, o próximo passo repousa no modo que os profissionais utilizarão os insumos extraídos a partir dessa condição extremamente positiva. Em soma ao diferencial de se contar com serviços resguardados, totalmente cobertos pelo respeito à legislação brasileira, surge a oportunidade de se fundamentar estratégias em escolhas analíticas, trazendo ganhos importantes de assertividade na comunicação externa.

Para finalizar, mais do que nunca, torna-se primordial que o gestor enxergue o assunto com o olhar dos consumidores, compreendendo que os tempos são outros, e o investimento em cibersegurança não pode mais ser postergado, por diversas razões – entre elas, a construção de um relacionamento transparente e proveitoso para as duas partes, sempre em prol da experiência do cliente.

*Luiz Penha é co-founder e Head de Operações da Nextcode. O executivo possui vasta experiência em Infraestrutura de TI e segurança de dados.

Sobre a Nextcode

As empresas que realizam o processo de onboarding de novos cadastros por meios digitais, necessitam de tecnologias mais seguras e eficientes, ou seja, o meio de cadastramento, envio de documentos e primeira relação de empresa-cliente, que agora é feito online, precisa de uma garantia de relações confiáveis entre duas partes, cliente e empresa. Nesse sentido, a Nextcode é responsável pela validação cadastral, por meio de análise das informações de imagens, documentos de identificação, comparação entre foto do documento e selfie (facematch) e KYC, com background-check, tornando o processo de onboarding de novos clientes mais ágil e seguro. Saiba mais em: https://www.nxcd.com.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo