Brasil,

Cinco passos para começar a digitalização da sua empresa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Claudia Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Estudo aponta que quase um a cada quatro negócios no país ainda não colocou o tema em prática, especialista aponta como iniciar mudanças

A quantidade de novos usuários digitais no Brasil têm aumentado gradativamente. Um levantamento recente da Sambatech revelou que 23,8% das empresas ainda não estão digitalizadas. Dentre elas, 1,9% não possuem nenhum plano estruturado, enquanto 12,4% estão no meio termo, com intenções positivas, mas sem planejamento, e 9,5% já desenvolveu uma estratégia e ainda não colocou-a em prática.

Pensando em auxiliar esse público, que muitas vezes possui diversas dúvidas com relação ao assunto. O especialista Mauro Bizatto, CEO da Donus, plataforma de serviços financeiros da Ambev para pequeno e médio varejo, levantou cinco passos fáceis e indispensáveis para quem quer começar a digitalizar seu negócio. Confira abaixo:

1. Avalie sua empresa

“Em momentos de mudança é sempre importante entender em qual estágio sua empresa está. Faça primeiro um diagnóstico de problemas, analise estratégias até o momento e objetivos a curto e médio prazo”, explica Bizatto. O empreendedor precisa ter um ponto de partida para alinhá-lo com o plano virtual e definir questões como pesquisas de mercado, recursos, entre outros.

2. Entenda a necessidade dos consumidores

Para fazer qualquer planejamento ou estratégia de negócio, deve-se pensar na necessidade dos clientes que irão consumir aqueles conteúdos. “Do que eles precisam? O que procuram? Qual dor estarei resolvendo para esse grupo de pessoas?”, questiona o CEO. “Nada do que for feito é aleatório. Tudo precisa ter um propósito para sua empresa e, consequentemente, para seus consumidores também”, acrescenta.

3. Pesquise e estipule orçamentos

É aqui que o empreendedor fará sua pesquisa de mercado e de especialistas. Aproveite esse momento para avaliar a concorrência, entender o que faz sucesso e o que funciona ou não. “Uma boa dica é anotar tudo para fazer comparações depois. Planilhas e listas de prós e contras também podem ajudar nesse processo. O mais importante é entender as ofertas para escolher as melhores opções”, indica o especialista.

4. Faça um planejamento de vendas online

Quando todas as bases estiverem definidas, é hora de partir para a criação do planejamento final, que irá guiar a parte prática. “Comece definindo metas alcançáveis e períodos de tempo de curto prazo. O empreendedor também vai precisar definir plataformas e serviços para isso”, revela Mauro. A Donus, por exemplo, é uma plataforma de soluções digitais para o varejo, que oferece maquininhas de pagamento, cashback, conta digital, e outros recursos para seus usuários. Tudo isso será avaliado nesta etapa, sempre pesando o que vale mais a pena para cada negócio.

5. Invista em marketing digital

O marketing digital será um grande aliado na digitalização. É ele quem vai complementar esse processo, auxiliando em todas as etapas: seja nas vendas, visibilidade e atração de novos clientes. “É importante ressaltar que o marketing digital não vai substituir a transformação digital", esclarece Mauro. “Ele vai apenas ser trabalhado em paralelo, dando força ao trabalho do empreendedor”, finaliza.

Sobre a Donus

A Donus é uma fintech 100% digital que permite ao varejista receber o pagamento dos clientes por meio de uma integração com as maquininhas da empresa e usar o saldo para pagar contas ou fazer transferências. Além de oferecer uma conta digital sem taxas, o aplicativo disponibiliza o dinheiro da transação feita pela maquininha em até um dia. A Donus foi criada dentro da Z-Tech, o hub de tecnologia e inovação da Ambev no Brasil e da AB InBev no mundo, que também criou a Menu - marketplace de alimentos e bebidas e produtos de limpeza que funciona como uma espécie de atacado virtual.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar