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O caminho das pedras da transformação digital

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flávia Santos
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Alexandre Velilla Alexandre Velilla

Por Alexandre Velilla, empresário, CEO do CEL.LEP desde 2017, apresentador de programas de TV voltados para inovação e empreendedorismo que reúne em sua trajetória profissional resultados extraordinários, mesmo em períodos de crise

Hoje gostaria de conversar sobre uma pauta que assumiu um protagonismo central em minha história: inovação e transformação digital.

A verdade é que a tecnologia sempre esteve entre meus principais interesses de pesquisa e, ao longo dos últimos anos, tive o privilégio de poder contribuir, de modo direto, para a difusão de uma cultura mais disruptiva e aberta para o novo em meu círculo de atuação, seja com minhas participações como jurado titular do Batalha de Startups e como apresentador do Café com CEO, ambos da Record News TV; através de investimentos e mentorias no ecossistema brasileiro de negócios digitais; ou até mesmo pela condução do processo interno de transformação digital do CEL.LEP.

Essas experiências, por sua vez, reforçaram a minha convicção de que é indispensável seguir algumas importantes etapas dentro de um movimento de digitalização. Uma pergunta que recebo com frequência envolve, aliás, qual o “passo a passo” para a estruturação de um planejamento de transformação digital. Já adianto que não existem fórmulas mágicas, mas, sim, determinados princípios que podem potencializar as chances de sucesso de uma jornada rumo à inovação.

A transformação digital é uma transformação cultural

É isso mesmo que você leu. Toda transformação digital é, antes de mais nada, uma transformação cultural. E isso quer dizer que, para termos êxito nesta profunda caminhada de mudança, temos de ter completa convicção no processo e difundir essa confiança entre os gestores do negócio, responsáveis por integrar toda a organização, em ações que devem ser executadas com sinergia e plena abertura para as novas tecnologias que passarão a fazer parte da realidade da companhia – seja por meio da implementação de soluções, do desenvolvimento de núcleos internos de inovação ou mesmo por meio de parcerias de inovação aberta com startups e outras empresas.

Esteja pronto para errar

Em seguida, entra a etapa de planejamento e priorização, que envolve, por sua vez, a definição de quais áreas e tecnologias serão priorizadas no processo de implementação da transformação digital. Esta etapa inicial é importante para direcionarmos investimentos, contratações, treinamentos e eventuais mudanças de estrutura nos times que permitam uma maior fluidez de toda a jornada de transformação digital.

Na sequência, é hora de partir para a execução/implementação das ações voltadas para a inovação. É neste momento, inclusive, que mais sentimos a importância da mudança cultural que comentei acima, uma vez que, os processos de disrupção, a rigor, são estruturados a partir de modelos de gestão mais ágeis, dinâmicos e com pleno espaço para a experimentação e mesmo para eventuais falhas. Lembre-se: erre depressa e corrija depressa; esse é o novo mantra.

Logo, a tradicional lógica de “erro = punição” deve ser completamente abandonada, em prol do fomento dos insights criativos de seus colaboradores.

Toda empresa é única

Para todo paradigma, existe um contraponto. E o que isso significa no plano da transformação digital? Significa que, seja qual for a sua rota de mudança tecnológica, considere, antes de tudo, as necessidades e dores de sua empresa, o perfil de seus clientes e qual o propósito que irá ancorar os investimentos em inovação na sua companhia.

Este primeiro entendimento, interno, é decisivo, principalmente na hora de partir para observar o mercado e para entender em quais soluções deve-se investir ou que parcerias devem ser firmadas. Com isso em mente, teremos discernimento para separar as oportunidades que fazem sentido para o nosso negócio e aquelas que não dialogam com nossa estratégia de transformação.

Os ponteiros da inovação

Não tape o sol com a peneira: se você ainda não iniciou um movimento consistente e decidido de transformação digital, terá de correr atrás do prejuízo e, sem querer incorrer em fatalismos, deixar para amanhã este movimento pode ser tarde demais.

Em contrapartida, os benefícios da abertura para a disrupção são claros e suficientemente estudados. Já em 2019, por exemplo, uma pesquisa da Accenture destacou que as empresas que investem em inovação têm crescimento dobrado de receita. Por sua vez, dados divulgados pela Forbes, no mesmo ano, indicam crescimento de produtividade em 76% das organizações que trabalham seus processos de transformação digital.

E isso é só o começo. Vivemos, literalmente, diante da ebulição de um novo mundo, no qual, para termos uma ideia, 65% das crianças em idade escolar hoje irão trabalhar em empregos completamente novos, que ainda não existem, de acordo com um excelente report Fórum Econômico Mundial lançado em abril.

Dentro deste contexto, o que você busca como líder: guiar a construção desta nova e instigante sociedade ou se prender a conceitos de mercado que, talvez, sequer existirão nas próximas décadas? A escolha é sua e a única certeza é a de que a transformação digital seguirá seu curso, abrindo novas oportunidades e gerando novos desafios, que serão abraçados por aqueles que estiverem antenados e prontos.

Alexandre Velilla é CEO do CEL.LEP. Pós-graduado (PMD) pelo IESE – University of Navarra e formado em Ciências Econômicas pela USCS e em Ciências Contábeis pela UNISA. Tem mais de 25 anos de experiência, em empresas nacionais e multinacionais, nas áreas de finanças, controladoria e administração, além de auditoria e consultoria. Já passou por companhias como KPMG, Bracor e Boston Scientific e está há mais de 8 anos no CEL.LEP, sendo os últimos quatro como CEO da empresa. Experiência alicerçada em Estratégia, Gestão e Finanças. Velilla também é apresentador de TV do programa “Café com CEO” e jurado titular do “Batalha das Startups”, ambos da Record News. Além disso, é membro dos Comitês Estratégicos de CEOs e de CFOs da AMCHAM, membro do conselho consultivo do CEAP (melhor ONG de Educação do Brasil em 2019 e do Sudeste em 2020) e Vice-Presidente de Inovação do IBEF-SP (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças). É também empresário, sendo sócio-fundador da Quest Construções, sócio da Flex Interativa, sócio da InovaPar e investidor-anjo no BR Angels. Em 2020, foi eleito Profissional do Ano pela ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), na 35ª edição do prêmio.


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