Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Liderança: 5 filmes indispensáveis para o CEO contemporâneo

Alexandre Garcia - Divulgação Alexandre Garcia - Divulgação

Alexandre Velilla, CEO do CEL.LEP, sugere títulos inspiradores para refletir sobre a arte de liderar

Para buscar novos insights e exercitar a reflexão, precisamos enxergar além dos manuais tradicionais de gestão explorando outras formas de inspiração em nossa jornada de liderança como literatura, filosofia, cinema e artes. “Falando de cinema, sem dúvidas, poucas coisas têm o poder de nos cativar tanto quanto um bom filme. Ele pode ser um antídoto para momentos de baixa motivação, jogar luz sobre novas ideias, fortalecer nossa empatia ou simplesmente nos encorajar com uma boa história”, comenta Alexandre Velilla, CEO do CEL.LEP, instituição de ensino de idiomas.

Embora considere que esta seja uma questão subjetiva, Velilla sugere, abaixo, os 5 filmes que considera essenciais para os líderes do mercado atual e ressalta que em um mercado no qual somos desafiados, continuamente, a pensar fora da caixa e a propor novas soluções dentro de um contexto econômico em constante transmutação, sai na frente quem encontra novos caminhos para desenvolver a criatividade e uma melhor percepção da realidade e entendimento humano.

Confira:

Steve Jobs

Histórias de sucesso são sempre uma fonte rica de inspiração. Quando falamos de um dos líderes que revolucionou o universo da inovação e foi a mente que guiou com excelência e uma das principais marcas do mercado de tecnologia, esse potencial inspirador é exponencialmente significativo.

Nesta obra, dirigida por Danny Boyle e indicada a dois Oscars, somos guiados para os bastidores da transformação digital e mergulhamos na figura genial de Steve Jobs, um dos executivos mais criativos e que, como poucos, soube pensar para além das linhas tradicionais do mercado.

O menino que descobriu o vento

Superar desafios é a semente de qualquer jornada empreendedora. Nesta belíssima obra do diretor britânico Chiwetel Ejiofor, somos apresentados a história de um jovem de apenas treze anos que desenvolveu um mecanismo para gerar energia eólica em Malawi, país do sudoeste africano, e assim, irrigar colheitas e salvar famílias da fome e dos períodos de seca na região.

O menino que descobriu o vento é um filme único sobre resiliência e a capacidade de vencermos, com persistência e sagacidade, as situações adversas que o destino pode nos apresentar.

Um senhor estagiário

A convivência entre gerações já é uma realidade dentro de um mercado que une tanto os nativos digitais quanto profissionais experientes e que, mais do que nunca, buscam novas possibilidades em carreiras longevas e com muito a oferecer para as empresas.

Dentro deste ambiente, saber conduzir um modelo de liderança que extraia o melhor de cada colaborador (seja ele um jovem profissional da geração Z ou experiente colaborador baby boomer) é um dever primordial do CEO contemporâneo e o divertido Um senhor estagiário, estrelado pelo exímio ator Robert De Niro, pode oferecer dicas preciosas nesse sentido.

Explorando justamente os desafios e possibilidades de aprendizado mútuo entre gerações, o filme é uma excelente pedida para os novos tempos de mercado de negócios cada vez mais plural.

Walt antes de Mickey

Em Walt antes de Mickey temos a união entre uma história de resiliência e do sucesso que se vislumbra quando batalhamos com foco e determinação dentro de nossos objetivos.

Como o título indica, o filme tem como temática central os anos de Walt Disney antes do sucesso arrebatador que conquistou com o Mickey, seus parques temáticos e a infinidade de personagens inesquecíveis que continuam marcando gerações.

Neste sentido, acompanhar os percalços e pequenas vitórias de um empreendedor em formação é uma excelente maneira de nos mantermos motivados enquanto construímos nossa própria história.

A rede social

Para fechar a lista, outro filme que considero obrigatório para entendermos o novo mercado digital e suas idiossincrasias, possibilidades, conflitos e como o potencial de ideias aparentemente simples surgidas numa garagem ou em um dormitório de universidade podem mudar a forma como enxergamos o mundo.

Em A rede social, filme que conta a história da criação do Facebook e que tem como personagem central um jovem Mark Zuckerberg, temos uma pitada de todos esses elementos e também é uma excelente pedida para quem deseja vislumbrar o início da cultura das startups e da mentalidade que fomenta o ecossistema dos negócios digitais.

Agora é hora de preparar a pipoca e mergulhar nessa lista que, tenho certeza, irá aguçar o espírito de liderança dos líderes que estão contribuindo com a evolução do ambiente de negócios brasileiro.

Sobre Alexandre Velilla

Alexandre Velilla é pós-graduado (PMD) pelo IESE – University of Navarra e formado em Ciências Econômicas pela USCS e em Ciências Contábeis pela UNISA. Tem mais de 25 anos de experiência, em empresas nacionais e multinacionais, nas áreas de finanças, controladoria e administração, além de auditoria e consultoria. Já passou por companhias como KPMG, Bracor e Boston Scientific e está há mais de 8 anos no CEL.LEP, sendo os últimos quatro como CEO da empresa. Experiência alicerçada em Estratégia, Gestão e Finanças. Velilla também é apresentador de TV do programa “Café com CEO” e jurado titular do “Batalha das Startups”, ambos da Record News. Além disso, é membro dos Comitês Estratégicos de CEOs e de CFOs da AMCHAM, membro do conselho consultivo do CEAP (melhor ONG de Educação do Brasil em 2019 e do Sudeste em 2020) e Vice-Presidente de Inovação do IBEF-SP (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças). É também empresário, sendo sócio-fundador da Quest Construções, sócio da Flex Interativa, sócio da InovaPar e investidor-anjo no BR Angels. Em 2020, foi eleito Profissional do Ano pela ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), na 35ª edição do prêmio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo