Indicadores: de vilões a aliados no crescimento profissional e pessoal
Por Roberto Vilela
Dados do Sebrae apontam que o maior motivo da falência de empresas com até dois anos de vida é a falha na gestão. São vários os fatores que explicam essa deficiência no comando do negócio. Despreparo do gestor, equipe desqualificada e falta de planejamento, só para citar alguns exemplos. Nesse contexto, um quesito é fundamental para o sucesso de um empreendimento – e falta em 99% dos casos de empresas que se afundam: indicadores de desempenho. Eles são o parâmetro para se definir metas e as estratégias de como alcançá-las, sendo um suporte muito útil ao líder para análise da equipe, dos rumos que o negócio está seguindo e na tomada de decisões.
Há, obviamente, quem não goste de indicadores. Eles sugerem pressão por resultados, geram incômodo e desconforto, ditam regras e frustram quando não é possível cumpri-los. Mas a vida é medida por números – e esses são a melhor forma de conseguir elevar o nosso nível, seja em questões pessoais ou profissionais. Evoluir passa por índices de medição, ou seja, tudo começa com o entendimento de que o indicador faz parte do processo.
Médias não agradam a maioria. Ficar abaixo da média é frustrante, porque foge do padrão. Por isso, os índices fazem a gente sair da zona de conforto: eles acendem o alerta de que é preciso agir para provocar mudanças. Existem quatro fatores fundamentais para sair de um estágio deficitário de desempenho e subir um patamar no nível de resultados: medir, comparar, ajustar e agir. Todas as etapas passam por números.
Lidar com indicadores e usá-los a nosso favor é um hábito. Andar sem direção é buscar o incerto, então faz muito sentido saber para onde se quer ir – e o trajeto não será só de flores. Indicadores são uma forma clara, explícita e dura de entender o estágio em que se está e comparar para saber se esse é o caminho planejado.
Indicadores fazem a gente refletir. São ferramentas que podem ser extremamente benéficas para a carreira. Maximizam desempenhos, oportunizam tomadas de decisões mais assertivas e garantem estabilidade no mercado. Indicadores são necessários assim como o feedback: fazem parte do jogo e temos que aprender a conviver com eles.
Ter índices como base vai muito além do que ter números para apresentar em relatórios. Auto avaliar nosso desempenho é fundamental para o sucesso das operações empresariais e ações pessoais. Então, fica uma dica: não se incomode com indicadores. É melhor saber para onde vamos do que caminhar sem rumo – em qualquer instância da vida.
Sobre o consultor
Roberto Vilela é consultor empresarial e mentor de negócios, especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte realizando palestras, consultoria comercial e treinamentos vivenciais. É autor dos livros Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições do universo das corridas para a rotina de trabalho, e Caçador de Negócios, com dicas para performances de excelência profissional. Produz ainda séries de podcasts sobre estes assuntos, disponíveis nas plataformas Spotify e Itunes.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário