A importância do cuidado com a saúde do colaborador
*Por Rafael Barreto, Head de Enfermagem da Cuidas
Embora existissem muitas queixas relacionadas ao bem-estar físico e mental no ambiente de trabalho antes da pandemia, após vários meses vivendo em isolamento, o tema vem ganhando mais relevância nas agendas dos RHs das empresas. Uma pesquisa realizada recentemente pela Kenoby, startup de recrutamento e seleção, aponta que 93% dos RHs das empresas ainda ignoram a questão de saúde mental dos colaboradores. A pesquisa tinha como foco, evidenciar os impactos da saúde mental no ambiente de trabalho.
Outro dado interessante a ser analisado mostra que 53,4% dos entrevistados não sabiam dizer se a empresa pretendia ou não investir em algum benefício/estímulo à saúde mental. Outros 35% informaram que o investimento viria em menos de um ano.
Nesse sentido, a maioria dos RHs (71% dos entrevistados) afirmam que ainda não existe uma área e/ou pessoa dedicada para cuidar do tema dentro da empresa. Ainda assim, afirmaram que está nos planos da empresa a contratação de um profissional ou criar um departamento dedicado à saúde dos colaboradores.
Isso trouxe um olhar diferente sobre a importância de olhar para a saúde do colaborador. Ao passo que aspectos de saúde vão sendo negligenciados, tanto pela empresa, quanto pelos próprios indivíduos, sinais e sintomas que antes podiam ser facilmente tratados, tendem a se agravar. Afinal, muitas vezes pode ser bem desafiador para a empresa e para o departamento de RH, olhar para aspectos da saúde de seus colaboradores, ainda mais sem um auxílio externo e vasta experiência no assunto.
Por isso, é importante que as organizações tracem um diagnóstico sobre o Perfil de Saúde da empresa . O Perfil de Saúde consiste em uma estratégia de mapeamento das condições de saúde individual e coletiva, por meio de um questionário, que é destinado a cada colaborador, a fim de entender como essa população se comporta, vive e se sente. Após colher as respostas no Perfil de Saúde, a equipe de saúde pode analisar caso a caso (lembrando que dados sensíveis e individuais não devem ser compartilhados com a empresa, por questões éticas e de sigilo) para traçar junto com os indivíduos um plano de cuidado.
Com esse diagnóstico, a equipe de saúde e o RH da empresa podem trabalhar juntos, engajar e mobilizar os colaboradores a se envolverem mais com questões relacionadas à saúde e bem-estar físico e mental. Dentro das ferramentas para engajar e instrumentalizar os colaboradores, estão as Linhas de Cuidado e as Ações Coletivas, por exemplo.
Com essas duas ferramentas proporcionadas pela equipe de saúde, linhas de cuidado e ações coletivas, a coordenação do cuidado se torna muito mais efetiva e eficaz, principalmente, quando há a necessidade de abordar temas relacionados a condições crônicas, como ansiedade e depressão, por exemplo.
Considerando os cuidados frequentes com o bem-estar e saúde, esses são fatores que podem impactar diretamente a rotatividade e absenteísmo, pois afetam a saúde individual e coletiva.
*Rafael Barreto é Enfermeiro com residência em Atenção Primária pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é mestrando pela mesma faculdade. Atuou como enfermeiro de família por quase dois anos no Albert Einstein e é Head de Enfermagem da Cuidas desde 2018.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário