Brasil,

URGENTE: Publicidade para proteção veicular só vai agravar o problema do seguro pirata

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ARMANDO LUÍS FRANCISCO
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

ARMANDO LUÍS FRANCISCO ARMANDO LUÍS FRANCISCO

Fiquei impressionado com o sucesso da última matéria. Realmente, com um tema tão delicado (e ácido), não podia ter melhor resultado em leituras e posições.

Ademais, os problemas não são as ações contra o desmando da ilegalidade de empresas piratas, mas o tipo de atitude contra a proliferação das Proteções veiculares.

No texto passado, eu citei a quebra da TV paga, como exemplo. Também, que estamos seguindo o mesmo caminho de divulgação da pirataria, sendo uma publicidade reversa. A verdade é que o cliente, que sabe que existe outro tipo de seguro, também procura o que lhe interessa, sempre olhando para o próprio bolso. A propaganda é a alma do negócio.

No texto passado, eu escrevi para técnicos de seguros, setores jurídicos e seguradoras. A argumentação apresentada contra a pirataria era para quem lê textos grandes.

Realmente, apresentar situações em matutinos, vespertinos e noturnos de grande audiência só vai despertar a curiosidade dos consumidores brasileiros para com o seguro marginal.

Sim, repito em bom som: Proteção veicular é um produto derivado de Seguro. Porque tem tudo o que o seguro tem: Promessa, Impresso, Cobertura/ Garantia, Cláusulado, Serviços, Assistência 24 horas e CONDIÇÕES GERAIS.

Para exemplificar, Dorival Alves de Souza escreveu uma excelente matéria sobre a decisão da justiça que desfavorece uma empresa de Proteção Veicular, que negou pagamento de sinistro, que afirmava ser o evento do sinistro incompatível com sua regra contratual. Sendo um dos mais competentes e conceituados sindicalistas e juristas do seguro brasileiro, Souza conseguiu sintetizar o tratamento que o judiciário deu ao caso, similitude contundente com o seguro tradicional. Veja a matéria:

https://www.segs.com.br/seguros/291746-justica-condena-empresa-de-protecao-veicular-que-negou-indenizacao-sob-o-argumento-de-que-o-acidente-se-deu-por-descumprimento-do-codigo-de-transito

De modo geral, a própria indústria do seguro é a principal responsável pelo avanço da Proteção Patrimonial. Buscando um nicho específico, às seguradoras à margem da Legislação buscaram exatamente aquilo que as companhias tradicionais não tinham condição de oferecer. Sem nenhuma perspectiva de segurar seus bens, os segurados de caminhões, automóveis, táxis, veículos de aplicativos, com perfis jovens e agravantes, com apontamento de crédito, com veículos antigos etc, buscaram uma solução que os deixassem "segurados".

A verdade é que sempre se disse amém para tudo. E ninguém nunca se responsabilizou pelo ocorrido. E foi justamente isso o sucesso da matéria, obrigado! Graças a Deus cumpriu o objetivo. E vou continuar demonstrando de forma objetivamente crítica, que há um erro no caminho.

Realmente, falar menos e fazer mais. Solange Paiva Vieira, a leoa do seguro, é um exemplo de como se deve fazer as coisas. Gostando ou não gostando da moça, a verdade é que em silêncio, sem publicidade, fez o que devia se fazer pelo consumidor de seguros. E, se a verdade fosse a mesma no nosso negócio, teríamos nos preparado para essas ocasiões.

A independência profissional sempre foi uma necessidade de nossa atividade, mas não há esta premissa na nossa atividade laboral, mas isso é um tema para uma outra matéria. Isso porque a nossa indústria produz "concentração" da atividade. Realmente, há uma função geral em que o CADE deveria apreciar a luz da Constituição Federal do Brasil.

Voltando ao assunto, grito com todas as letras que há um erro crasso em se divulgar a atividade da Proteção Patrimonial. E o pior de tudo é a falta de debate entre nós os formadores de um conceito seguro. Como eu citei antes, amando ou odiando, o exemplo da mulher que mudou o seguro deveria ser combinado com as nossas atitudes: Silêncio e trabalho no ponto certo no que se quer mudar. E ,vamos parar de ver as coisas de modo simplista. Shalom!

ARMANDO LUÍS FRANCISCO
Jornalista e Corretor de Seguros



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar