Fake news sob perspectiva de consequências civis
“Fake news” ou “notícia falsa”, em português, é um termo bastante mencionado nos últimos anos e é utilizado para referir-se à disseminação de falsas notícias sobre algo ou alguém. O compartilhamento de inverdades pode interferir seriamente na vida pessoal ou profissional de uma pessoa ou mesmo de lugares/empresas, seja por conta de “pequenos” boatos, até chegar na divulgação em redes sociais.
O principal meio dessa disseminação é a internet, este é um dos instrumentos mais perigosos para quem consome/publica algo sem conferir a veracidade, bem como se tornou também um instrumento de extrema relevância a quem dissemina propositalmente essas fake news.
Vale mencionar que o direito de expressão previsto no art. 220 da Constituição Federal, deve respeitar também o art. 5°, X também da Constituição Federal, os quais mencionam:
Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
[...]
X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
Assim, sob uma perspectiva cível, caso o inciso X seja violado, esse cenário pode ser levado à esfera judicial, ser reconhecida a responsabilidade civil e gerar uma indenização, seja por danos morais ou materiais, a quem foi lesado de alguma forma por quem criou ou por quem divulgou.
Portanto, o direito de liberdade de expressão deve ser exercido com a consciência de que “o seu direito acaba onde começa o dos outros”, evitando-se gerar consequências as vezes até irreparáveis.
Joana Costa Feliciano, graduanda em Direito, colaboradora do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário