Brasil,

SD-WAN: a transformação das empresas em 2021

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Manuel Quilarque
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

SD-WAN: a transformação das empresas em 2021

Por Glauco Lima, líder de desenvolvimento de negócios de conectividade da Orange Business Services na América Latina

Conforme as empresas se adaptam ao novo normal, o modelo de resiliência dos negócios é colocado à prova e a colaboração virtual se torna cada vez mais valiosa. Além disso, vejo uma grande mudança que o trabalho remoto trouxe: uma grande pressão na privacidade dos dados, na segurança e nas redes que conectam as pessoas e os sistemas. Nesse sentido, a maneira de se conectar está sendo modificada sem precedentes. Com um número maior de colaboradores trabalhando em casa, a infraestrutura existente necessita de novas estratégias de segurança e conectividade entre os escritórios e os usuários.

Por outro lado, vejo a acelerada adoção de novas tecnologias e modelos, o que pode traze ainda mais complexidade para a TI. Antes, era possível ter toda a rede sob controle, mas agora temos várias nuvens, diversos distribuidores de rede, usuários móveis e escritórios híbridos. Tudo isso também deve estar sob um modelo de segurança escalável e flexível. Portanto, é fundamental que as empresas possam reavaliar como vão trabalhar com todos os fornecedores de tecnologia e serviços, necessários para a transformação digital no novo normal.

Uma das saídas encontradas é a tecnologia SD-WAN ou WAN definida por software. A SD-WAN pode ajudar as empresas a superar os desafios de conectividade de seus escritórios de maneira flexível, segura e resiliente, usando várias opções de rede privada (MPLS) ou pública (Internet) e conectando os usuários aos aplicativos.

Essa solução propicia o que as empresas precisam com mais urgência:

- Conexão direta à nuvem, seja por meio público ou privado, de acordo com o desempenho necessário. Ou seja, novos serviços IaaS e SaaS podem ser integrados à estrutura;

- Agilidade e menor custo de operação, já que as equipes de rede não precisam mais trabalhar semanas ou meses para implementar mudanças na estrutura. Isso significa menos tempo para ter novos aplicativos na rede;

- Otimização da infraestrutura existente, permitindo utilizar toda a capacidade dos links disponíveis com técnicas mais avançadas de equilíbrio de tráfego;

- Redução de custos, confiabilidade e segurança aprimorada, desacoplando os provedores de rede da adaptação SD-WAN (overlay). Ainda, é possível usar a combinação exata de quantidade, tipo (MPLS, internet, 5G) e tamanho dos links que um site precisa para funcionar.

De fato, o IDG afirma, em seu relatório 2020 State of the Network, que 71% das organizações estão pesquisando ativamente ou já têm SD-WAN em produção, com a intenção de obter melhor desempenho de aplicativo e maior resiliência de seus escritórios. Ainda, de acordo com o Gartner, 60% das empresas vão implementar a SD-WAN até o final de 2023, sendo que, em 2019, eram menos de 20%, fato que demonstra o aumento da agilidade da rede e a melhora do suporte para aplicativos em nuvem.

Cada vez mais, as discussões sobre segurança devem estar integradas ao debate de SD-WAN. Por isso,é muito importante pensar sobre a segurança integrada de rede desde o início da estratégia. Desde 2019, o Gartner aponta a necessidade de unificar a estratégia de gerenciamento SD-WAN com os recursos de segurança em um processo gerenciado, que usa as arquiteturas de nuvem nativas. Este modelo foi denominado como SASE (Secure Access Service Edge), definido como a capacidade de combinar funções de segurança de rede com recursos de WAN (ou seja, SD-WAN) para oferecer suporte às necessidades de acesso dinâmico e seguro para as organizações. Essas funções incluem:

- Gateways seguros
- Agente de segurança de acesso à nuvem
- Firewalls e sistemas de prevenção de invasão
- Acesso a redes Zero Trust

Além disso, conforme uma definição do Metro Ethernet Forum (MEF), o SASE poderia ser um serviço que conecta usuários (máquinas ou humanos) com aplicativos na nuvem, fornecendo performance de conectividade e garantindo segurança. Isso quer dizer que esses recursos são fornecidos principalmente como um serviço e são baseados na identidade do dispositivo ou usuário. No entanto, o Gartner previu um início lento para o SASE, já que apenas 40% das empresas terão essas estratégias até 2024. Com a pandemia, o mundo passou por uma crise no modo de trabalho presencial, pois muitas pessoas foram forçadas a trabalhar em casa. Esse contexto torna o modelo SASE ainda mais urgente.

MSI: eliminando a complexidade de SD-WAN e SASE

O SD-WAN, em vista disso, oferece a possibilidade de uma nova tecnologia, vários provedores de rede (até por região), enquanto o SASE propicia uma visão única para várias funções de segurança. Tudo isso pode ser complexo e requer um modelo de suporte bem integrado, podendo resolver os vários problemas que podem surgir.

Ainda existe mais uma saída. É possível eliminar a complexidade envolvida nas implantações ao trabalhar com uma Multisourcing Services Integration (MSI). Com a utilização da MSI, a dificuldade de gerenciar contratos, diversos provedores de serviços de Internet (ISPS) e outros suprimentos externos, pode ser amenizada. Por exemplo, é possível resolver qualquer problema que possa surgir com os aplicativos, permitindo que as empresas se concentrem na gestão do negócio.

A segurança precisa ser gerenciada de ponta a ponta para proteger os dados em toda a jornada, desde a coleta até o armazenamento e análise, aproveitando a transformação digital de maneira segura e responsável. Os cibercriminosos vão trabalhar arduamente para roubar informações ou comprometer os sistemas das organizações, portanto, ter um parceiro confiável que entenda o cenário dos riscos atuais e futuros é fundamental.

A vantagem de ter um MSI é se beneficiar de uma única equipe responsável pela construção da infraestrutura. Além disso, ele fornece uma estrutura para melhorar a visibilidade, o controle de custos, a gestão e o desempenho em todo o cenário do provedor de múltiplos serviços. Em geral, trabalhar com um MSI promove mais tranquilidade ao enfrentar a transformação da rede.

No contexto geral, para otimizar a experiência do usuário ao acessar qualquer aplicativo, é cada vez mais importante garantir que a segurança e a visibilidade sejam ampliadas aos usuários finais, independentemente de onde estejam conectados. Nesse sentido, entendo que a solução SD-WAN oferece as melhores opções de proteção, incluindo conectividade para plataformas baseadas em nuvem seguras, federação de identidade e autenticação forte.

Sobre a Orange Business Services

A Orange Business Services é uma empresa de serviços digitais, originalmente operadora de redes, e a divisão corporativa global do Grupo Orange. Ela conecta, protege e inova com empresas de todo o mundo, para apoiar o crescimento sustentável dos negócios. Aproveitando sua experiência em conectividade e integração de sistemas em toda a cadeia digital, a Orange Business Services está preparada para oferecer suporte a negócios globais, com soluções como redes definidas por software, serviços multicloud, gestão de dados e IA, serviços de mobilidade inteligente e segurança cibernética. Isso agrega segurança às empresas em todos os estágios do ciclo de vida dos dados, de ponta a ponta, desde a coleta, transporte, armazenamento e processamento à análise e compartilhamento.

Com as empresas buscando cada vez mais inovação, a Orange Business Services coloca seus clientes no centro de um ecossistema colaborativo e aberto. Isso inclui seus 27.000 funcionários, os ativos e a experiência do Grupo Orange, seus parceiros de tecnologia e negócios, além de um conjunto de startups cuidadosamente selecionadas. Mais de 3.000 empresas multinacionais, bem como dois milhões de profissionais, empresas e comunidades locais na França, confiam nos serviços da Orange Business Services.

A Orange é uma das principais operadoras de telecomunicações do mundo, com receita de 42 bilhões de euros em 2019 e 253 milhões de clientes em todo o mundo, em 30 de junho de 2020. A Orange está listada na Euronext Paris (ORA) e na Bolsa de Valores de Nova York (ORAN). Em dezembro de 2019, a Orange apresentou seu novo plano estratégico "Engage 2025", orientado pela responsabilidade social e ambiental. Acelerando em áreas de inovação, como serviços B2B, dados e Inteligência Artificial, o Grupo Orange se posiciona como um empregador atraente e responsável.

Para mais informações, visite orange-business.com/br ou siga-nos no LinkedIn, Twitter e em nossos blogs.

A marca Orange e os nomes de seus produtos ou serviços inclusos neste material são marcas registradas da Orange ou Orange Brand Services Limited.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar