Brasil,

Startup na pandemia: sucesso ou fracasso?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Lutfi
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Aumento do desemprego e busca por home office motivam novos investidores a colocarem projetos em prática; especialista dá dicas para produto ter sucesso

Startup é um tema que está na moda. Empreender em meio à pandemia vem sendo uma tentativa dos brasileiros de achar soluções neste momento de instabilidade econômica, transformando ideias em projetos inovadores e de sucesso.

Neste mercado com muitas oportunidades, não faltam histórias de sucesso. E de fracasso também. Nove entre 10 startups fecham as portas nos primeiros dois anos de vida.

“O maior erro dos empresários é não entender o contexto e o cenário atual antes de colocar a mão na massa. Muitos iniciam na empolgação, mas sem estudo, quebrando a cara. A coragem e o espírito empreendedor são essenciais para quem quer seguir nessa jornada, mas sem profissionalismo, as chances de sucesso diminuem drasticamente”, ressalta Renato Gil, sócio-fundador da 2simple, empresa especializada em traçar planos estratégicos para startups.

A empresa foi criada em 2017 com o objetivo de ajudar novos negócios a saírem do papel de maneira sustentável e conectando empreendedores com investidores. Empreender e inovar envolvem uma carga de sonhos e emoções de uma pessoa ainda novata do assunto, que investirá seu dinheiro e espera retorno.

"O Brasil em 2020, contrariando a expectativa diante da pandemia, teve seu melhor ano no mercado. Mais de 426 startups receberam aporte, totalizando o valor de US$2,94 bilhões. Pesquisas confirmam que 2021 começou com mais de 12.700 startups nacionais, número 20 vezes maior que na última avaliação, feita em 2011", conta Leandro Manu Lange, que também é sócio-fundador da 2simple.

E, em 2021, os números são ainda mais promissores. De acordo com a startup Distrito, que analisa o setor, as empresas do ramo já captaram mais da metade do capital do ano passado somente neste primeiro trimestre. Até o momento, foram 1,9 bilhão de dólares em aportes, 54% do valor total recebido em 2020.

Mas, para um projeto dar certo, o lema é “ter pés no chão e visão nas nuvens”, simplificando a vida dos empreendedores e ajudando em desafios estratégicos. Não é simples. A jornada é árdua, difícil e complicada para sobreviver e, além de cautela, para prosperar é necessário estratégia, planejamento e criatividade.

“A 2simple tem o papel de simplificar a vida dos empreendedores, para que eles consigam focar no que sabem fazer de melhor - cuidar do produto e trazer clientes. A gente sabe que não é fácil empreender, principalmente no Brasil. A jornada é árdua e requer muito planejamento. Nossa missão é auxiliar os empreendedores em todas as etapas de um negócio. Seja na fase inicial, de ideação, na confecção do plano de negócios, do plano estratégico e de comunicação ou na captação de investidores. Estamos aqui para resolver qualquer desafio de negócio que possa existir - 360°”, contou Renato.

Segundo o especialista, a pandemia mudou muito o mundo, e em especial o dos negócios. A forma de gerenciar uma empresa está diferente. O processo de transformação digital das empresas foi acelerado em pelo menos seis anos, e quem não se adaptar não terá vida longa. Antecipar tendências e ser profundo conhecedor do novo são quesitos básicos para o novo empreendimento.

“Como utilizar a tecnologia para ter mais inteligência nos negócios? Como captar mais clientes de forma 100% digital? Como se posicionar em meio a uma pandemia global? Quais são os investidores que estão dispostos a tomar mais riscos nesse momento?", finalizou Renato.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar