Brasil,

Seguro floresta como parte da estratégia do agronegócio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Neves
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Seguro floresta como parte da estratégia do agronegócio

Por Sylvain Taulere, gerente de agronegócios da Willis Towers Watson

A proteção financeira para empresas ligadas ao agronegócio é fundamental, dada a importância desta indústria para a economia brasileira. Um pequeno foco de incêndio pode, em algumas horas, acabar com meses de trabalho e investimento. Por isso, o risco sempre foi levado em conta na maioria das estratégias corporativas do setor e na crise atual pela qual passamos já era de se esperar que essa atenção seria redobrada.

Dados do Ministério da Agricultura mostram que em 2020 o número de apólices de seguro rural cresceu 108%, ou seja, mais que dobrou no país em relação ao ano passado. A área protegida passou de 6,7 para 13,7 milhões de hectares e os valores segurados cresceram 230%.

Um dos tipos de seguro rural que mais cresceu no período foi o seguro floresta, que garante indenização em caso de perdas em áreas utilizadas principalmente pela indústria madeireira. Na Willis Towers Watson observamos um aumento de 20% na procura por esse tipo de produto que cobre não apenas incêndios, mas também outros fenômenos naturais como geada, seca, granizo, chuvas excessivas, ventos fortes e queda de raio.

Mas certamente o fogo é o principal causador de danos às florestas no Brasil. Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Brasil fechou o ano de 2020 com o maior número de queimadas desde 2010. Neste tipo de incidente as perdas, na maioria das vezes, são inevitáveis e acabam atingindo não somente as empresas como seus investidores também.

Os gestores de fundos de investimentos florestais no Brasil hoje controlam cerca de 800 mil hectares em florestas plantadas nas regiões centro-oeste, sul e sudeste do país, o que equivale a um valor de mercado de R$ 16,2 bilhões, segundo a Consufor, empresa especializada em inteligência de mercado para o agronegócio. Os principais fatores que influenciam no valor do risco da área do seguro de florestas incluem a localização, estrutura da fazenda, além da forma de condução e implementação do plantio.

A indenização recebida por meio do seguro de florestas possibilita a realização de investimentos produtivos garantindo a geração de empregos em campo, a contratação de tecnologias cada vez mais eficientes como o sensoriamento remoto via satélite, além de ser um meio de diminuir a inadimplência do produtor com as instituições financeiras que concedem crédito rural.

Um bom gerenciamento de risco examinará o negócio de todos os ângulos para entender como as várias peças se conectam, os impactos potenciais dos eventos de perda e onde os prejuízos são mais prováveis de ocorrer. Também ajudará a compreender como as crises afetarão os resultados financeiros e a capacidade da empresa operar.

Ou seja, um plano de resiliência de negócios forte é essencial como estratégia para qualquer negócio rural, principalmente para os que possuem ativos florestais, pois reduz simultaneamente a probabilidade de interrupção de um negócio e apresenta alternativas para uma retomada ágil em caso de perda.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar