Brasil,

Inteligência artificial: só 25% das empresas no Brasil têm projetos com IA

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriel Duque
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Inteligência artificial: só 25% das empresas no Brasil têm projetos com IA

Setor de atendimento ao cliente tem crescido no uso de inteligência artificial em assistentes virtuais com IA para relacionamento com os consumidores.

De tendência anos atrás para uma realidade cada vez mais consolidada e com inúmeras aplicações na vida das pessoas e para as empresas, a inteligência artificial vive uma expansão, impulsionada pela necessidade de digitalização e transformação digital a fim de fortalecer o crescimento dos negócios neste ambiente atual de rápidas mudanças.

Considerada uma das principais tecnologias para 2021, a inteligência artificial (IA) deve gerar investimentos de US$ 464 milhões (cerca de R$ 2,4 bilhões) no Brasil neste ano, segundo previsão da consultoria IDC.

Esse mercado bilionário no Brasil e no mundo permanece cercado de desconfiança, pois, apesar de a tecnologia já existir há 60 anos, suas utilizações práticas ainda são de certo modo uma novidade.

Neste cenário, de acordo com a IDC, só 25% das empresas do Brasil têm projetos baseados em IA ou machine learning, mas em estágio de adaptação ou implementação. A nível global, a projeção do Gartner é de que, até o final de 2024, 75% das empresas passem da fase piloto para a operacionalização da IA, gerando um aumento de cinco vezes em dados e infraestruturas analíticas.

Mas, voltando ao Brasil, como a maior parte dos investimentos no setor tem sido guiada por serviços de TI, um grande foco está relacionado aos assistentes virtuais de atendimento para aplicações corporativas. Só em 2021, esses agentes automatizados podem apresentar crescimento de 30%, em comparação com 2020.

O vice-presidente de inteligência artificial do Google, Rajen Sheth, inclusive, diz que a IA veio para ficar e, em uma década, vai dominar o mercado. “Só precisamos achar a maneira certa de usá-la. O setor de atendimento ao cliente é um ótimo começo. Você aumenta a eficiência, melhora a experiência do cliente e, no fim, aumenta seus lucros”, comentou.

Pensando nisso, a Yellow Messenger desenvolveu assistentes virtuais com inteligência artificial para dar todo o suporte no atendimento a clientes de forma automatizada e promover a melhor experiência dos consumidores, com rapidez e eficiência para resolver as demandas e solicitações dos usuários.

“Nossos chatbots de conversação inteligentes fornecem respostas em linguagem natural e personalizadas para as consultas. Assim, somos capazes de resolver a maioria das demandas dos clientes que são repetitivas”, explicou o CEO e cofundador da Yellow Messenger, Raghu Ravinutala.

Como resultado, é possível otimizar a produtividade do atendimento, reduzir custos e construir relações valiosas com os clientes.

O CEO da Yellow Messenger ainda destaca a capacidade de aprendizagem da tecnologia para desenvolver interações mais assertivas com os usuários. “A IA é capaz de aprender a cada conversa, entendendo as necessidades das pessoas, analisando as emoções e reconhecendo padrões, ou seja, os assistentes estão raciocinando.”

Os chatbots com inteligência artificial desenvolvidos pela empresa podem ser aplicados para suporte a clientes, publicidade digital, engajamento em vendas, relacionamento interno com funcionários, entre outros. “Nosso motor de inteligência artificial permite que os assistentes interajam conosco, em quase todos os meios, incluindo texto e voz, através de diversos canais e idiomas, de uma maneira natural e humana”, completou Ravinutala.

Demais aplicações da inteligência artificial

Apesar dos assistentes virtuais para atendimento serem a porta de entrada da IA na realidade das empresas brasileiras, a tecnologia já pode ser empregada em diversos outros segmentos, como:

Serviços financeiros: para análise de riscos de crédito dos candidatos, concessão de empréstimos, gestão de finanças e seguros.

Instituições de saúde: para gerar avanços na área de diagnóstico e na realização de procedimentos médicos, com exames mais precisos e indicação de tratamentos mais efetivos.

Entre os demais setores que já podem utilizar a IA, estão a área de cibersegurança, transporte, logística, alimentação, agricultura e outros.

Resultados e impactos da inteligência artificial

Para quem se pergunta quais os resultados na prática de adotar a inteligência artificial, as empresas estão gerando valor. Segundo pesquisa da Microsoft, 86,7% das organizações com nível intermediário de adesão à IA dizem já identificar benefícios e 98% das avançadas reconhecem vantagens.

Só para se ter uma noção do impacto que a IA pode causar, outro estudo da Microsoft com a consultoria Ducker Frontier identificou que, com a inteligência artificial, o Brasil pode quadruplicar crescimento da produtividade e aumentar PIB em até 7,1% ao ano até 2030.

Futuro do trabalho com IA

Mesmo com tantos pontos positivos da inteligência artificial, essa tecnologia ainda gera bastante medo em relação ao futuro do trabalho, já que muitos pensam que a IA poderia ‘roubar’ seus empregos. Porém, na verdade, haverá uma requalificação e reciclagem da força de trabalho.

Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação, por exemplo, o setor de tecnologia da informação deve demandar 420 mil novos empregos até 2022, sendo que 1,8% seriam em projetos de IA.

Um levantamento do Gartner também revelou que a IA será responsável por criar 2,3 milhões de empregos no mundo, enquanto eliminará 1,8 milhão.

*Sobre a Yellow Messenger

A Yellow Messenger proporciona às empresas uma plataforma de inteligência artificial para criar experiências de conversação ricas para clientes e funcionários, com plataforma nativa para mais de 120 idiomas, inclusive português.

Mais de 500 empresas em todo o mundo já utilizam os assistentes virtuais inteligentes da Yellow Messenger, incluindo Pepsi USA, BMW Malásia, Xiaomi, ITC, Taj Hotels, Landmark Group, Tata AIG, Max Bupa, Bajaj, Sayurbox e Zenyum.

Atualmente, a Yellow Messenger está presente nos Estados Unidos, Europa, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Malásia e Índia. Acesse e saiba mais: https://yellowmessenger.com/br-pt/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar