Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Proteção de dados: Como fazer bom uso para geração de negócios e ainda proteger sua empresa e clientes atendendo à LGPD

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isabel Sena
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Proteção de dados: Como fazer bom uso para geração de negócios e ainda proteger sua empresa e clientes atendendo à LGPD

CEO da Crawly, com expertise em automação de dados, fala sobre o tema

Nos últimos meses a proteção de dados e a discussão sobre uso feito por empresas voltou à tona. Isso porque recentemente foram divulgadas diversas notícias sobre vazamento de dados. Em janeiro deste ano, aconteceu um mega vazamento com informações de 223 milhões de brasileiros. O número é maior do que a população do país, estimada em 212 milhões, porque incluía também dados de falecidos. As informações expostas incluíam CPF, nome, sexo e data de nascimento, além de uma tabela com dados de veículos e uma lista com CNPJs.

Esses dados, muitas vezes, podem ser utilizados por empresas para geração de leads, ou seja, captação de potenciais clientes, e ainda para direcionamento dos negócios, entendendo o perfil do seu público alvo. Mas as razões para a captação de dados por corporações não para por aí.

"Todas as empresas utilizam captação de dados para desenvolvimento do negócio. Afinal, com dados você consegue avaliar melhor o perfil do consumidor, analisar a concorrência, fazer busca por preços, ganhar agilidade em processos internos, entre outras muitas funções. O dado captado e analisado vira uma fonte importante de inteligência de mercado que ajuda no desenvolvimento dessas corporações e na geração de negócios. Mas é importante estar em adequação com a lei. Além disso, vale lembrar que empresas que fazem coletas de dados só podem usar as informações coletadas para fins específicos e de fontes oficiais. Uma empresa que vende dados sem comprovação de origem, por exemplo, pode estar repassando informações vazadas, comprometendo o compliance de quem comprou", observa João Drummond, CEO da Crawly e um dos maiores especialistas do país sobre crawlers para inteligência de dados.

O executivo complementa que é quase impossível hoje que empresas operem e se desenvolvam sem uso de dados, mas que é preciso usar de forma inteligente e de acordo com a lei. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), criada para trazer mais segurança para a população, entrou em vigor em 2020, e tem como objetivo garantir mais segurança e transparência às informações pessoais coletadas por empresas públicas e privadas.

O problema é que muitos fornecedores contratados por grandes empresas para fazer esse serviço de automação, ou seja, coleta de dados, acabam utilizando essas informações de forma indevida, o que pode ser um complicador para o contratante.

"É importante ficar atento aos detalhes. Se uma empresa tirou uma certidão de FGTS, por exemplo, ela tem acesso a diversas informações além do que precisa. As informações extras não podem ser usadas para nenhum outro fim sem a devida autorização, porém mesmo assim, empresas exploram o formulário do FGTS pra pegar dados que não deviam ter acesso", alerta João.

Além disso, a diretriz fundamental da LGPD está na necessidade de permissão do usuário para o uso de suas informações pessoais. Dessa forma, é necessário que empresas peçam que o cliente preencha esse formulários autorizando a coleta de dados para estar em adequação com a lei.

"É proibido vender ou ceder as informações de contato de clientes para qualquer divulgação de serviço, ou produto. Além disso, os dados só podem ser usados conforme acordado no contrato, excluindo-se finalidades diversas do combinado", reforça o especialista.

Os clientes têm que se sentir seguros quando confiam dados a uma empresa. Ele tem que saber que podem fazer uma compra, por exemplo, e não vão ter seus dados vendidos. E as empresas que compram dados de mercado, tem que comprar de empresas sérias, que saibam que aqueles dados foram coletados de forma idônea para não causarem problemas legais.

Sobre a solução:

A Crawly foi criada em 2017, na cidade de Belo Horizonte pelos empreendedores João Drummond e Pedro Naroga, e usa robôs inteligentes e personalizados para fazer diversos tipos de coleta de dados, como coleta de informações variadas de e-commerces, informações de veículos, dados imobiliários, consultas em portais públicos e outros. . . Com as informações coletadas, podem ser ainda aplicadas desde análises mais simples até aplicação de modelos de inteligência artificial, dentro do software de preferência do cliente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar