Brasilcap enfoca sustentabilidade e transparência em seu novo Relatório Anual GRI

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriel Oliven

Em um ano desafiador, marcado por grandes transformações, a Brasilcap superou obstáculos, diversificou sua atuação e colheu os frutos de um trabalho persistente. A empresa de capitalização do grupo BB Seguros encerrou 2020 reforçando sua posição de destaque no mercado, baseada em três palavras-chave: empatia, resiliência e superação. Esse tripé marca a publicação de seu Relatório Anual, que, pelo sexto ano consecutivo, segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), e desta vez traz uma temática alusiva aos 25 anos da Brasilcap.

O Relatório consolida a transparência exercida pela Companhia, que, cada vez mais, incorpora a sustentabilidade em sua linha de negócios. Desde a sua fundação, em 1995, a Brasilcap tem reforçado seu compromisso com os aspectos ambiental, social e de governança (ASG). Essa linha de atuação ficou ainda mais clara no cenário de pandemia, que impactou o mercado de capitalização como um todo. O conteúdo do relatório traz ainda informações relevantes sobre desempenho econômico, portfólio de produtos, relacionamento com clientes, gestão de pessoas e inovação.

A Brasilcap teve papel importante na tarefa de mitigar parte dos danos causados pela pandemia de Covid-19. Um dos aspectos mais relevantes do relatório trata justamente da Responsabilidade Social Corporativa. Como forma de atender a parcela mais vulnerável da sociedade diante do cenário adverso, a Companhia antecipou para o primeiro semestre de 2020 os investimentos sociais que tradicionalmente realiza no final do exercício.

Em sintonia com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Brasilcap adotou um conjunto de medidas contingenciais para atenuar o impacto da pandemia. Um dos focos de atenção foi o seu capital humano, com a adoção do regime de teletrabalho para todos os colaboradores.

O plano de contingência atendeu plenamente o desenvolvimento das atividades da Brasilcap por meios remotos, garantindo que todos os processos e sistemas funcionassem regularmente. Essas medidas permitiram a continuidade da prestação dos serviços aos clientes, além de honrar fluxos financeiros assumidos com os fornecedores.

A atenção às necessidades dos clientes também foi repensada. A empresa procurou redirecionar os esforços da central de relacionamento, de modo a promover uma atuação mais empática, ajustada ao cenário de dificuldades. O cuidado com o atendimento incluiu mudanças nas formas de abordagem – mais humanizadas – e ajustes na comunicação para melhor servir.

Essa caminhada transformadora de 2020 – que marcou os 25 anos de atividades da empresa – trouxe resultados animadores. O lucro líquido da Brasilcap somou R$ 158,8 milhões, um aumento de 57,4% em comparação ao exercício anterior. A Companhia entregou R$ 78,3 milhões em prêmios para cerca de 15,2 mil títulos contemplados. Além disso, lançou o Doadin (unindo a modalidade filantropia premiável com as possibilidades do mundo digital) e um novo portfólio da família Ourocap, com o maior sorteio do mercado em dezembro: até R$ 25 milhões.

Os esforços foram reconhecidos. A Brasilcap conquistou pelo décimo ano consecutivo o Certificado de Empresa Cidadã; foi agraciada com o XXI Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente; e foi uma das três vencedoras do prêmio “Empresas Mais”, do jornal O Estado de São Paulo, na categoria Serviços Financeiros – Capitalização.

“Os desafios são muitos e prosseguem. A Brasilcap continuará exercitando a adaptabilidade e evoluindo em suas práticas sustentáveis. A Companhia segue firme como agente de transformação na vida das pessoas e da sociedade. E avança para ser reconhecida como a melhor empresa de capitalização, com soluções inovadoras e atuação focada na geração de valor para todos os seus públicos”, afirma o presidente Gustavo do Vale.

“Queremos deixar o nosso muito obrigado a todos aqueles que acreditaram na Brasilcap e que contribuíram para os resultados da Companhia. Registramos também o nosso sincero pesar e respeito a todas as vítimas da Covid-19”, conclui