Brasil,

É possível planejar algo na pandemia?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Livia Rosa Santana
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

É possível planejar algo na pandemia?

Especialista dá dicas de como manter um planejamento estratégico, mesmo em tempos incertos

O mercado tem estado vulnerável nos últimos tempos. Desde o ano passado, o Brasil se entristece com a perda de familiares, amigos, crise econômica e todos os percalços causados pela pandemia do Novo Coronavírus. Apesar de todo este contexto, é necessário reunir forças, criar estratégias de negócio para assim e seguir adiante… O planejamento estratégico poderá ser uma excelente ferramenta de gestão, visto que a arrancada é sempre mais complexa!

Cida Montijo que é escritora e consultora empresarial, ratifica que o planejamento estratégico é importante para nortear e estabelecer um ponto de partida para as ações de uma empresa. “Sem isso, é como se toda a empresa estivesse perdida em meio a um turbilhão de situações. Qualquer negócio só consegue sobreviver com muito planejamento e estratégias bem estabelecidas. Afinal, mesmo que aconteça qualquer imprevisto, são essas estratégias que vão pautar os próximos passos e as soluções para os problemas”, explica.

Num estudo realizado há pouco tempo pela Consultoria Falconi consta que no Brasil, apenas 10% das médias empresas (aquelas que faturam entre R$4,8 e R$300 milhões por ano) mantêm um planejamento a longo prazo bem definido. A pesquisa foi feita com 100 empresas e constatou que 90 delas não tem um plano bem definido para os próximos 3 e 5 anos.

Cida ressalta que “em momentos como o que estamos vivendo, planejar pode fazer a diferença entre seguir adiante ou morrer na praia. O mercado dita as regras de forma que é preciso organizar-se, definir objetivos e estratégias (estratégias são ações que levam a resultados). O planejamento ajuda a empresa a pensar o futuro e eleva o nível das funções gerenciais, o que automaticamente aumenta o nível da organização”.

Ainda é tempo

Já estamos caminhando para o 6º mês do ano e, provavelmente, a grande maioria dos negócios brasileiros não possuem um planejamento adequado. Para tanto, a especialista traz boas notícias, segundo ela, “existe uma forma bem simples para que você elabore um planejamento estratégico e possa assim, criar boas ações que favoreçam o desenvolvimento da sua empresa”.

Com o intuito de simplificar o seu tempo, a consultora listou alguns itens imprescindíveis que não podem faltar no planejamento estratégico da sua empresa, confira!

Propósito: um item que não pode faltar é o objetivo que você quer alcançar no próximo ano. Esse é o primeiro passo para criar um planejamento eficaz.

Comunicação adequada: não adianta criar um planejamento que apenas você vai entender. Os colaboradores também precisam estar alinhados e envolvidos nos propósitos para que os resultados sejam alcançados.

Explicação completa: o planejamento estratégico é um documento que precisa ser detalhado para que todos possam entender o seu papel em meio às estratégias lançadas. Não tenha medo de explicar cada ponto e sempre confira se todos os envolvidos entenderam as propostas do projeto.

Motive a sua equipe: esse é também um ponto fundamental. Afinal, os principais responsáveis pelo sucesso de um planejamento estratégico até o final do próximo ano são os seus colaboradores. Então, apresente o planejamento de forma motivadora, preze pelo bem-estar da equipe e ouça suas sugestões.

Fonte: Cida Montijo, escritora e consultora empresarial. Formada em Letras, atuou como professora de português e espanhol. É graduada em pedagogia empresarial pela PUC. Migrou para a área de consultoria empresarial e recursos humanos. Criou um programa de consultoria em gestão empresarial, com experiência dentro e fora do Brasil. É especialista em terapias integrativas. Autora do livro “Emoções e suas frequências – Salto quântico para o equilíbrio”. Coautora: dos livros “Treinamentos comportamentais;” “Capital Intelectual”; “Coaching, a solução”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar