RNI investe na ampliação de lideranças femininas para dar suporte ao seu crescimento

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Priscilla Poubel

Com foco na equidade de gênero, incorporadora possui 31 gestoras e estima novas contratações na construção civil para dar suporte a sua estratégia de expansão

De acordo com levantamento realizado pelo instituto de pesquisa Kantar IBOPE Media, as empresas estão gradativamente se preocupando com o Índice de Diversidade de Gênero (IDG), principalmente para os cargos de liderança, do sexo feminino. De 2012 a 2020, a quantidade de mulheres a ocupar cargos de gestão no mundo dobrou de 10% para 20%. De acordo com o ranking International Business Report da Grant Thornton, as mulheres brasileiras conquistaram mais 5% dos cargos de alto escalão nas empresas de médio porte e passam a representar 39% dos executivos no país.

Com esse olhar para o futuro, a construtora e incorporadora RNI, empresa do grupo Rodobens, tem 45% de lideranças femininas em sua frente de trabalho na área construção civil e aposta em novas contratações tanto na parte de vendas, como em campo para dar continuidade em sua estratégia de expansão de negócios. Transformando e desenvolvendo as regiões onde atua, a incorporadora completa 30 anos de atuação no mercado brasileiro, com crescimento histórico. Apenas no primeiro trimestre deste ano, a RNI já lançou três novos empreendimentos, ou seja, apenas até março a incorporadora já colocou no mercado, 50% do que lançou no ano passado que, juntos, resultam em um VGV de 221 milhões, gerando aproximadamente mil empregos.

Para dar suporte ao crescimento nacional, a incorporadora continuará investindo na contratação e desenvolvimento de talentos, inclusive para os cargos de gestão. "Hoje temos mulheres à frente de importantes cargos de chefia na construção civil, como engenheiras e gerentes de vendas, inclusive, muitas delas são mães. No entanto, para a RNI, a equidade de gênero é um processo orgânico e natural dentro da empresa, enxergamos todos os profissionais de forma igualitária, tanto que a liderança se torna algo natural. O importante é sempre, contratar, estimular e desenvolver pessoas que se tornarão talentos", afirma Carlos Bianconi, CEO da RNI.

Compromisso com o desenvolvendo lideranças | investindo em talentos

Aliado à sua sólida estratégia de expansão em território nacional, principalmente nos interiores do Brasil, um dos compromissos da RNI, é o do desenvolvimento sustentável. "Um dos nossos principais valores é a preservação e cuidado com o capital humano. Temos o trabalho focado no desenvolvimento de novas lideranças, aliado à proteção e geração de empregos. O trabalhador, independente da área que atua, nos ajuda a sermos a referência que somos hoje", acrescenta Bianconi que lembra da trajetória de Sabrina Bordignon, Gerente Regional de Vendas / Comercial na RNI.

"Até maio do ano passado, eu ocupava o cargo de coordenadora de vendas na RNI em São José do Rio Preto. Surgiu uma vaga para a gerência regional e fui convidada a participar do processo seletivo. Fui aprovada e desde junho de 2020 assumi a gerência regional de vendas de São José do Rio Preto, e atuo nas cidades de Rio Preto, Ourinhos, Bauru, São Paulo e Piracicaba, até o momento. É motivador ver a minha rápida trajetória de ascensão dentro da empresa. É bom saber também que posso inspirar outras mulheres a alcançar cargos mais altos", acrescenta Bordignon, que é mãe da Ana Luísa, de 9 anos.

Com 14 anos de atuação na incorporadora, a Gerente de Pós Obras da RNI, Juliana Oliveira, e mãe do Henrique (6 anos), Benício (4 anos) e Maria Júlia (4 meses), também tem uma trajetória inspiradora. "Eu comecei na companhia há 14 anos como estagiária de obras. Depois passei para a área de qualidade, realizando algumas viagens. Após formada atuei como assistente técnica, mas não era o meu objetivo de formação acadêmica. No final de 2009 tive a oportunidade de conduzir uma obra como engenheira no setor de obras. Eu precisei sair de licença maternidade e quando retornei, assumi o cargo de gerente. É gratificante trabalhar em uma empresa que reconhece seus funcionários. Mesmo com todos os desafios, sendo mãe, a RNI continua apostando no meu desenvolvimento e de outras colaboradoras".

Para a Gerente de Projetos da RNI, Marcela Jodas Gnigler, mãe da Manuela (7 anos), Luísa (4 anos) e Ana (18 dias), o período do isolamento social proporcionado pela pandemia demonstrou que é possível trabalhar em home office, principalmente com o suporte das demais lideranças. "O suporte da empresa é fundamental para que o trabalho permaneça com a qualidade na entrega e dentro dos prazos. A liderança de equipes neste momento é um desafio, mas possuímos gestores que nos incentivam sempre".

Transformando vidas e cidades

Presente em 12 estados brasileiros e cerca de 58 cidades, sendo a maior parte delas no interior de São Paulo, a proposta da construtora RNI é oferecer residências de qualidade ao mercado, além de transformar cidades, seja pela melhoria da infraestrutura local, como também pela geração de renda. A RNI celebra resultado histórico de crescimento nos últimos anos e em 2020 não foi diferente. A empresa encerrou o ano de 2020 com lucro líquido de R﹩4,3 milhões, 244% superior ao ano anterior.

E-commerce

A RNI disponibilizou uma plataforma online que permite a visualização das plantas das unidades, a realização de tours virtuais, simulações de financiamento e até o agendamento de visitas ao imóvel decorado do empreendimento. Dessa forma, o consumidor poderá obter mais informações sobre os empreendimentos sem sair de casa.

Sobre a RNI

Fundada em São José do Rio Preto em 1991, com a missão de desenvolver empreendimentos imobiliários de qualidade em todo o Brasil, a construtora e incorporadora RNI, celebra 30 anos de atuação no setor, transformando e desenvolvendo as regiões onde atua. Aliada a uma estratégia de expansão nacional, a empresa contabiliza desde sua fundação 191 empreendimentos lançados em todo o Brasil com atuação em 58 cidades de 12 estados brasileiros. Com capital aberto desde 2007, lançou mais de 72 mil unidades, somando 6,9 milhões de m² construídos, e faz parte das Empresas Rodobens, um dos maiores grupos empresariais do país, com atuação nos segmentos financeiro e de varejo automotivo - Banco, Consórcio, Corretora de Seguros, Leasing & Locação, Automóveis e Veículos Comerciais. A RNI participa do programa governamental Casa Verde Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida), com os seus empreendimentos no segmento faixa 3. Com atuação nacional, o grupo tem tradição de mais de 70 anos.