Vendas on-line: como impulsionar e melhorar o desempenho de sua loja nas vendas no e-commerce
De acordo com o índice MCC-ENET, em 2020 o número de lojas online no comércio eletrônico aumentou mais de 73% no país
Já virou rotina do brasileiro realizar suas compras, desde itens de supermercado a produtos e serviços, de forma on-line. Por isso, cada vez mais lojas e segmentos migraram suas lojas físicas para o mundo digital. De acordo com o índice MCC-ENET, o número de lojas online cresceu mais de 73% no último ano.
Já de acordo aos números da Ebit|Nielsen, o crescimento do e-commerce neste ano conta com o aumento de 16% no número de pedidos, chegando a 225 milhões. Além disso, o valor médio de vendas online deve chegar a R$ 490, representando um aumento de 9% em relação ao ano passado.
Com o objetivo de apoiar micro, pequenas e médias empresas, Marcelo Navarini, COO do Bling,sistema de gestão on-line que agiliza e descomplica a gestão de empresas, elenca as principais dicas para aproveitar a sazonalidade das principais datas do varejo.
1. Esteja preparado para entrar na internet
Apesar da facilidade de ter a empresa na internet, os empreendedores devem considerar os requisitos necessários para vendas online. Quem já possui um negócio físico deve se preocupar com a nova logística. Aqueles que estão começando o próprio negócio precisam, além disso, escolher produtos, fornecedores e entender quem são seus clientes, entre outros processos.
2. Elabore um plano de negócios
Plano de negócios é um documento que organiza todas as diretrizes e setores de uma organização. Ele é fundamental para que o empreendedor atinja seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Nele devem constar informações sobre o nicho de atuação da loja, portfólio de produtos ou serviços, público-alvo, concorrentes, fornecedores, orçamento e outros fatores que ajudam a definir pontos fortes e fracos da empresa.
3. Tenha um site 100% funcional
Para chamar a atenção dos consumidores, é preciso fornecer experiências positivas para eles. Um site funcional, nesse sentido, passa a ser obrigatório. Ter o design unido à arquitetura e à organização de informações do site, por exemplo, irá proporcionar uma navegabilidade mais agradável aos usuários. Descrição de produtos e usabilidade em aplicativos móveis também são elementos que podem contribuir para uma visita positiva à sua loja virtual.
4. Ofereça multicanais ao cliente
A loja virtual é fundamental para o empreendedor digital, porém, não deve ser o único canal utilizado para posicionar uma marca digital. Na internet há uma série de possibilidades para aumentar as vendas online. Marketplaces, sites de comparação e lojas nas redes sociais, por exemplo, são apenas algumas das diversas fontes que ajudam a alavancar o faturamento de uma empresa.
5. Monte uma equipe preparada e bem treinada
Independentemente da quantidade de colaboradores de uma loja virtual, é importante que todos estejam trabalhando em prol da empresa. O atendimento ao consumidor e a qualidade e eficiência nas entregas, por exemplo, são duas atividades requisitadas o tempo todo e que podem definir o futuro de uma loja online.
6. Invista em marketing digital
O marketing digital tem se tornado mais popular nas pequenas e médias empresas. Cientes dos benefícios dessas estratégias, os empreendedores buscam implantá-las visando aumentar suas vendas na internet. Apesar de a comunicação online realmente ser importante no processo de crescimento de um negócio, é preciso seriedade e competência em suas estratégias. O investimento na profissionalização das ações de marketing, nesse sentido, é o melhor caminho para alcançar metas.
7. Invista em um sistema de gestão empresarial
Todas as dicas acima são fundamentais para a sustentabilidade do negócio online, mas sem a organização necessária a empresa não decola. Ou seja, sem gestão financeira e integração logística, além de outras ferramentas que um sistema de gestão oferece, vender bem pode não ser o suficiente. Por isso, sistemas que facilitam a gestão empresarial são soluções essenciais para qualquer negócio. Hoje, empresas de todos os tamanhos buscam espaço nos principais marketplaces do Brasil e usam ferramentas de gestão, como o Bling, para gerar mais praticidade em seu negócio.
Hoje, empresas de todos os tamanhos buscam espaço nos principais marketplaces do Brasil e usam ferramentas de gestão, como o Bling, para gerar mais praticidade em seu negócio.
Apesar dos desafios, a internet é um local que oferece diversas oportunidades para desenvolver seu negócio. Para otimizar sua organização e desempenho online, essas dicas são fundamentais para um melhor desempenho e atuação nas vendas pela internet. O Bling, por meio de seu sistema de ERP em nuvem, simples e intuitiva, suprindo todas as necessidades do micro, pequeno e médio empresário para sua gestão financeira, comercial e logística.
Sobre o Bling
Há 13 anos operando no mercado, o Bling é um sistema de gestão on-line (ERP em nuvem) que tem como principal objetivo descomplicar a gestão de micro e pequenas empresas. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) a corporação foi uma das melhores plataformas de gestão e soluções para empreendedores.
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