Brasil,

Nova lei dará destaque ao mercado de seguros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

As mudanças na Lei de Licitações (14.33/21) foram tema da live com patrocínio da Pottencial Seguradora e promovida pelo Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de MG (Sicepot-MG), pelo Conselho de Infraestrutura da FIEMG, pela Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações de Classe de Infraestrutura (Brasinfra) que convidaram o senador Antônio Anastasia, relator da lei, para uma conversa sobre o tema com as advogadas Cristiana Fortini e Alécia Bicalho e Bruno Ligório, vice-presidente de Obras Urbanas do Sicepot.

O senador Antonio Anastasia expôs alguns aspectos técnicos e ressaltou que a tramitação da lei começou em 2013. “Foi uma tramitação longa. A lei tem 192 artigos, é complexa , mas não é revolucionária”, disse. Ele explicou que a lei 14.133/21 não sepultou o que havia no passado. “Modernizamos a lei para dar a ela algumas características afinadas a seu tempo”, ressaltou.

Segundo o senador, o legislador teve preocupação de destacar alguns aspectos como planejamento, boa governança, transparência e a parceria com o setor privado. São aspectos que ajudam a modernizar a lei e facilitam até a fiscalização. “Planejamento, por exemplo, é imprescindível e percebemos ao longo do texto essa preocupação”, definiu.

Ele destacou como inovação na lei, a questão da faculdade de instituir o seguro garantia para assegurar que a obra seja concluída. “Isso foi polêmico no sentido de que a seguradora será chamada para completar a obra e decidiu por colocar como facultativo já que o setor de seguros no Brasil não está capacitado para concluir obras”, explicou.

Para ele, a nova lei vai ajudar a aperfeiçoar as empresas porque certamente as seguradoras deverão exigir que as empresas apresentem documentação correta para efetuar a apólice. “As seguradoras vão fazer avaliação apurada das empresas que serão contratadas”, disse.

A advogada Alécia Bicalho destacou que o seguro garantia cobrindo até 30% nas grandes obras muda a relação da seguradora com a construtora. ”Vai precisar de postura transparente desde a precificação. Significa que a seguradora vai ter um papel ativo desde o início da licitação já que a seguradora vai querer aferir os riscos envolvidos na garantia que ela está assegurando”, explicou. A advogada ressaltou ainda que a seguradora vai ser a protagonista desde o início da licitação. “Ela vai acompanhar a fiscalização, o gerenciamento, vai fiscalizar desde o início”, enfatizou.

Fonte:/Cqcs/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar