Brasil,

5 dicas para encontrar os candidatos ideais e reduzir o turnover na sua empresa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruno Galo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Traçar o perfil do profissional esperado e considerar um recrutamento interno estão entre as recomendações do InfoJobs

Empregar talentos não é uma tarefa fácil. Muitas vezes o RH das empresas é pressionado a fazer contratações rápidas, e isso acaba refletindo em uma série de problemas e prejuízos a curto e médio prazo. Pensando nisso, o InfoJobs, empresa de tecnologia para recrutamentos, preparou um guia com cinco dicas para encontrar os melhores candidatos e reduzir o turnover na sua empresa.

"Um processo seletivo conduzido da maneira correta pode evitar o aumento do índice de turnover, baixa produtividade, perda de investimentos e falta de compatibilidade com os valores da empresa. Por isso, é imprescindível focar na contratação de talentos que realmente façam a diferença para sua organização", afirma Nathália Paes, desenvolvimento de negócios do InfoJobs. Confira as cinco dicas dadas pela executiva para aumentar a assertividade na contratação:

1. Trace o perfil do candidato ideal

Para começar, é preciso definir exatamente quais competências espera do candidato ideal. Para isso, leve em consideração os valores da empresa, a equipe e o cargo que ele ocupará. Também é válido lembrar que bons profissionais são requisitados pelo mercado, e para atraí-los é preciso criar um bom job description.

Ocasionalmente, este pode ser o primeiro contato dos candidatos com a sua empresa. Quando criado da forma correta, é capaz de funcionar como uma propaganda da organização, ao demonstrar as vantagens de trabalhar nela.

2. Considere o recrutamento interno

O talento que sua empresa busca no mercado pode estar mais perto do que você imagina. O recrutamento interno é uma forma de contratar sem precisar gastar com o processo e ter a oportunidade de promover um colaborador.

Paes afirma que por vezes, essa pode ser a melhor alternativa para a empresa encontrar um profissional que já conhece o seu produto ou serviço, que está alinhado com o Fit Cultural e que vai construir uma carreira dentro da instituição. Além de que gera mais motivação e engajamento na equipe, melhorando o clima organizacional e o conceito de marca empregadora.

3. Analise os melhores canais de divulgação

Saber o tipo de profissional que está buscando vai ajudar nessa etapa, já que será necessário entender onde esses candidatos costumam buscar emprego. Com o job description criado, comece a divulgar em jobsites e até mesmo em redes sociais que conversem com o perfil da vaga. Afinal, de nada adianta estar com o perfil alinhado, se a oportunidade não chegar até ele.

4. Avalie aspectos técnicos e comportamentais

O perfil comportamental do candidato é tão importante quanto seu conhecimento técnico, uma vez que ajuda a identificar se o profissional está apto e vai conseguir se adaptar à função indicada. Essa avaliação ajuda, também, a mostrar se existe Fit Cultural entre a empresa e o candidato. "Uma boa compatibilidade aumenta as chances do profissional se sentir motivado no ambiente de trabalho, integrar-se efetivamente à equipe e produzir mais e melhor", diz a executiva do InfoJobs.

5. Conte com uma ferramenta de recrutamento e seleção

Todo esse processo deve ser feito de forma ágil, tanto para que a empresa economize recursos, como também para que as etapas não se tornem cansativas para o candidato, que pode acabar optando por outra instituição. Dessa forma, contar com tecnologia como aliada no recrutamento de talentos é uma opção indispensável em termos de uma contratação assertiva e econômica.

Sobre o InfoJobs

Com mais de 19 milhões de visitas ao mês e 41 milhões de cadastros, o InfoJobs é uma empresa de tecnologia para recrutamento. A plataforma de oportunidades profissionais e busca de talentos oferece, há 16 anos, ferramentas avançadas para gerir os processos seletivos das empresas e facilitam aos candidatos a vantagem de cadastrarem seus currículos de forma gratuita, contemplando profissionais de todos os perfis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar