Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Seguro Total
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Série do Detran.SP esclarece mudanças no Código de Trânsito Brasileiro

Diretor-presidente do Departamento de Trânsito, Ernesto Mascellani Neto, fala o que muda com as novas regras

Com o objetivo de levar a informação de maneira didática e objetiva à população, o Detran.SP preparou a série “Você Sabia?” para abordar as principais mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em vigor desde 12 de abril em todo o País. Ao todo, são oito vídeos com aproximadamente um minuto cada, que trazem o diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto, explicando as alterações de destaque que impactam diretamente na vida dos cidadãos. Os vídeos estão disponíveis na playlist “Conversa com o Presidente”, no canal do Detran no youtube.

O primeiro vídeo aborda o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), novidade que vai informar o motorista de suas multas e da pontuação na CNH, por meio digital, além de possibilitar descontos no pagamento das infrações cometidas aos condutores cadastrados.

As mudanças sobre o Curso Preventivo de Reciclagem também estão na playlist no segundo vídeo, assim como o que mudou na utilização da cadeirinha e dos demais equipamentos de segurança para as crianças, tema do terceiro vídeo. Aliás, os pequenos também estão relacionados ao quarto vídeo que traz o aumento da idade mínima para que eles possam acompanhar os responsáveis nas motocicletas.

Outro assunto que gera interesse e sua repercussão é fundamental para esclarecer as dúvidas dos condutores é as mudanças na validade do Exame para a Renovação da CNH. O quinto vídeo traz os detalhes dos prazos de cada grupo, dividido por idade.

O sexto aborda um tema polêmico e muito debatido durante a implantação das novas regras no CTB: o aumento no limite de pontos para a suspensão da carteira de motorista. O vídeo traz dados de CNHs cassadas ou suspensas no Estado e explica os novos limites, mas reforça a necessidade da responsabilidade ao volante para uma condução segura, independentemente das sanções previstas.

Falar sobre prevenção de acidentes também envolve outros modais, como as bicicletas. Só no ano passado, 400 ciclistas morreram em ocorrências de trânsito no Estado de São Paulo, tema do sétimo vídeo que traz informações sobre as mudanças nas infrações relacionadas aos motoristas que não respeitam os condutores das bikes.

Por fim, o oitavo vídeo inclui informações sobre como irá funcionar o Registro Nacional Positivo de Condutores, iniciativa criada para prestigiar os bons condutores com benefícios fiscais ou tributários. Vale a pena ficar por dentro!

Clique aqui para conferir a playlist completa!

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar