Brasil,

Política de preço coloca novos negócios no caminho para o sucesso

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Larissa Brito
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Silvio Trovões, Gerente de Precificação e Portfólio na Printi

O ano de 2020 viu muitas pessoas buscando novas oportunidades de negócio em meio à crise sanitária ou formas de complementar a renda num período economicamente desafiador. Apenas no ano passado, o Ministério da Economia reportou a marca histórica de 3,3 milhões de novos negócios, mas uma parcela deles não deve resistir por muito tempo por conta de fatores que estão fora de seu controle, como a saúde da economia local e a demanda pelo produto ou serviço oferecido, e outros sob os quais é possível agir. Neste último grupo, um ponto fundamental para a sobrevivência de novos negócios é ter uma sólida política de preços.

A política de preço demonstra ao mercado e aos consumidores a forma como a empresa quer ser reconhecida, seja oferecendo preços mais baratos, produtos mais caros ou experiências premium. Um negócio recém-criado não precisa, necessariamente, ter essa política definida ao abrir as portas. Muitas vezes, o processo de descoberta do posicionamento leva tempo e requer muita pesquisa de mercado para entender como os concorrentes em potencial se portam, testes de alteração de preço para medir variação no número de vendas e um aprofundamento nos valores e princípios que regem a companhia.

Para os microempreendedores individuais, que representam quase 80% dos negócios abertos em 2020, ter uma política de preço definida traz vantagens importantes - como saber onde estão inseridos no mercado, lucro médio sob seu produto ou serviço e onde é possível enxugar custos, caso seja necessário. Outro benefício é ter conhecimento de quais indicadores econômicos e empresas concorrentes precisam ser monitorados, possibilitando que esses negócios reajam rapidamente em caso de movimentações.

É importante frisar que a política de preço não deve ser algo imutável; ela é fluida. Empresas resistentes a mudanças podem estar se limitando ou até mesmo se prejudicando. Para entender se chegou a hora de fazer esse ajuste, é preciso olhar para dentro e para fora. Internamente, os objetivos da empresa já foram atingidos? O limite de vendas foi alcançado? Estes são alguns bons indicadores de que é hora de mudar. Do lado de fora, como já mencionei, é importante estar constantemente atento aos concorrentes e ao mercado, entender onde o seu negócio se posiciona em relação a eles.

Essas mudanças não precisam ser bruscas. Para novos negócios, é melhor dar pequenos passos antes e não correr riscos desnecessários. Existem muitos outros fatores que influenciam o sucesso de uma nova empreitada, e o processo de definição da política de preço leva empreendedores em uma jornada de descobrimento sobre o próprio negócio, área de atuação no mercado que são fundamentais para a sobrevivência no longo prazo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar