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6 dicas para criar campanhas de sucesso e proteger sua marca na era do cancelamento

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Fabio Almeida, Managing Director da Gamned Brasil Fabio Almeida, Managing Director da Gamned Brasil

Fabio Almeida

Managing Director da Gamned Brasil

A revolução 4.0 elevou o potencial das campanhas de publicidade e marketing, com grande diversificação de formatos e canais, maior alcance, possibilidade de segmentação, personalização e geolocalização, entre muitos outros recursos. Entretanto, o consumidor também ganhou mais autoridade e poder de voz, graças à massificação do uso das redes sociais e de plataformas de avaliação de produtos e marcas que, aliados ao engajamento, podem trazer resultados desastrosos. Ou não.

A internet é um organismo vivo onde diariamente são criados diversos sites para caçar cliques, difundir notícias sensacionalistas ou até fake news. Além disso, o seu potencial de alcance permite que tudo saia facilmente do controle. Por isso, criadores de campanhas, principalmente voltadas para esse ambiente, devem ter cuidados redobrados para atingir o sucesso e ao mesmo tempo proteger a marca. Esses cuidados vão, desde a clareza na comunicação, o alinhamento com os valores da empresa e da sociedade e o cuidado com os consumidores, até o uso de técnicas e ferramentas de gestão para criar estratégias mais eficientes, evitar crises, aumentar a segurança e selecionar canais e sites que agreguem valor.

Em tempos de pandemia, cancelamentos e mudanças para aquisição de dados com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), isso pode ser mais desafiador, mas não torna a missão impossível. Segundo um estudo da Delloitte, mais de 25% dos consumidores deixaram de consumir uma marca ao perceberem que a empresa agia em seu próprio favor durante a pandemia. Em contrapartida, 63% dos respondentes acreditam que vão contar mais com as tecnologias digitais e 58% lembram de pelo menos uma marca que ajudou o seu negócio a atender melhor os clientes. Diante deste cenário, a consultoria destacou alguns pontos

fundamentais para atingir o tão desejado sucesso nas campanhas online: propósito da marca; experiência humana; agilidade; confiança e participação.

Esses itens devem ser pensados e avaliados com profundidade, uma vez que a associação de uma peça publicitária que possa dar margem à criação de um meme ou que esteja desalinhada com os valores ou discurso comercial da marca é um grande potencial para gerar crises e cancelamentos. Por isso, é essencial considerar esses detalhes desde o planejamento e aplicar às estratégias de segurança de marca com o uso de ferramentas apropriadas e gestão unificada.

Ferramentas e tendências

Uma outra pesquisa, realizada pela Egon Zehnder apontou tendências para as campanhas online. Dentre elas, estão o uso inovações tecnológicas como a nova versão do Google Analytics com Machine Learning mais sofisticado para anúncios criados no Google Ads, permitindo maior segmentação do público, além do aumento do uso da Inteligência Artificial e maior valorização do SEO.

Outro ponto importante, especialmente para mídia programática, é a criação de estratégias exclusivas para mobile e o potencial para criação de campanhas dentro de jogos, como os playable ads. A consultoria também prevê o aumento de canais de entrega para este tipo de mídia, mas alerta para as modificações no uso de cookies ou até a sua extinção devido à LGPD. No geral, para o setor de marketing digital, a Egon Zehnder também indica a integração do e-commerce com redes sociais e WhatsApp - amplamente já utilizados no mercado - aumento da necessidade de personalização nos anúncios e do uso de buscas por voz - que a ComScore já previa crescimento de 50% em 2020. Também é esperado um aumento do investimento em comunicação com geração ou distribuição de conteúdo na internet para este ano.

A aplicação destas tendências nas campanhas online certamente trará bons frutos, mas é preciso aliar outras estratégias e ferramentas, pois quanto maior

o potencial, maior o risco. Dados de um estudo da MindMiners apontou os motivos para cancelamento de marcas: 41% dos entrevistados cancelariam uma marca se tivesse problemas com seus produtos e serviços; 37% por adotar posicionamentos nas suas campanhas que não condizem com suas ações em geral; 31% por não corresponder às expectativas como consumidor; 27% por

não concordar com o comportamento ou posicionamento de influenciadores e 17% porque a marca se posicionou contra os valores da família tradicional e/ou sua religião. No geral, não é comum que as marcas pensem em estratégias específicas para crises ao criar uma campanha digital, mas sim reagir a circunstâncias que já saíram dos trilhos, o que está longe do ideal. É possível e recomendável prever estas situações com estratégias e ferramentas adequadas:

• Aumentar a eficiência das condutas padrão nas configurações de campanhas: bloquear assuntos sensíveis, como pornografia, armas, discursos de ódio etc e, principalmente, avaliar a particularidade de cada marca para adicionar bloqueios e evitar constrangimentos. Por exemplo: bloquear palavras como desastre, morte e acidentes em campanhas de companhias áreas.

• Criar um ambiente seguro com uma lista positiva de sites, principalmente para campanhas focadas em awareness sem perder o direcionamento à audiência pretendida, associando a marca a conteúdos e sites que agreguem valor. Ferramentas de Inteligência Artificial podem ler o conteúdo antes do lance para a compra do espaço publicitário.

• Divida a responsabilidade: é essencial que o parceiro responsável por gerenciar as campanhas saiba de todos os detalhes e contexto da ação e seja questionando sobre quais ferramentas de segurança da marca serão utilizadas. Além de reduzir os riscos de forma considerável, facilita a identificação de imprevistos e a aplicação de medidas de contenção com mais agilidade.

• Alinhamento e clareza: saiba quais estratégias, canais, sites e ferramentas serão utilizados para a gestão das campanhas digitais. O mundo ideal é quando marca, agência, plataformas de tecnologia e gestão discutem e alinham a campanha desde o início.

• Olhar humano. A marca deve utilizar as tecnologias disponíveis para se proteger, mas não é recomendável confiar 100% nas máquinas, uma vez que em um processo de automação, os detalhes podem se perder. Por isso, é fundamental que essas ferramentas sejam gerenciadas e acompanhadas por um olhar humano que conheça bem a marca e possa protegê-la em qualquer canal.

• Elimine a dispersão. Esse é um dos maiores desafios em campanhas programáticas, que buscam audiências específicas. Uma campanha aberta para vários sites aumenta o risco de associação a conteúdos sensíveis. Sendo assim, além da lista de sites confiáveis sempre atualizada, escolha sites de grande visibilidade. Isso pode gerar grande percepção e elevar a possibilidade de engajamento e lembrança da marca.

Em épocas desafiadoras e de grandes transformações como estamos vivendo, criar campanhas altamente eficientes pode ser algo mais complexo. Por isso, é sempre importante estar atento às tendências e mudanças do mercado e das necessidades do consumidor. O caminho do sucesso é traçar esses planos de forma inteligente, objetiva, técnica e humana, contando com parceiros especializados e alinhados a esses mesmos valores.

Sobre Fabio Almeida

Fabio Almeida é Managing Director da Gamned Brasil há 5 anos. Em seus dois primeiros anos de atuação na empresa, tinha como principal responsabilidade fomentar a área comercial e apresentar a companhia ao mercado brasileiro.

Em seguida, foi promovido ao cargo que atualmente ocupa, e a partir do crescimento da empresa e, consequentemente da equipe, passou a ter uma posição de diretor geral que, além de gerir e auxiliar os representantes regionalmente, supervisiona treinamentos e dá suporte à equipe de vendas.

Hoje, com grande foco na expansão regional da empresa, é o principal responsável pela fidelização de diversos clientes, aumentando a recorrência e presença da empresa no Brasil.

Há quase 10 anos trabalhando no mercado de mídia programática e atuante no ecossistema digital desde 2009, Fabio passou por diversas agências - desde as mais tradicionais até as de desempenho - com atuação em gerenciamento de projetos e abertura de negócios. Antes de integrar ao time da Gamned Brasil, foi

Head de Vendas e Mídia Programática na VE Interactive e Gerente de Novos Negócios na AUNICA Soluções Digitais.

Fabio é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFEI com especialização em Gerenciamento de Projetos pelo IBMEC. Também faz parte do Comitê de Mídia da ABRADI, e ministra aulas em cursos livres na Faculdade Cásper Líbero.

Sobre a Gamned

Pioneira na França e especialista em mídia programática desde 2009, a Gamned! faz parte do TF1 Group. Nasceu para solucionar todas as problemáticas de mídia, desde o trabalho de marca, passando por todas as etapas do funil, até chegar na conversão e fidelização de clientes. A empresa desenvolveu uma suíte completa de tecnologia para impulsionar o desempenho e aumentar o engajamento. Com soluções baseadas em Inteligência Artificial,

um de seus diferenciais é combinar expertise humana com tecnologia de ponta para oferecer campanhas ominichannel em mídia programática, permitindo atingir a audiência certa, no melhor espaço e com a melhor mensagem. Combinando know-how e tecnologias avançadas, a Gamned ajuda os anunciantes a envolver de forma sustentável seu público em todas as mídias e formatos digitais. Para cada problema, os especialistas da Gamned oferecem soluções programáticas sob medida - de branding e aquisição até consultoria e treinamento.

A empresa conta com mais 140 especialistas, em diversos países como Brasil, França, Bélgica, Malásia, Emirados Árabes Unidos e Suíça. No Brasil, a Gamned atende clientes como Sebrae (AL), Detran (AL), Cencosud e Salmon de Chile. No mercado externo, tem ampla carteira de clientes (+200) como: Sephora, Decathlon, Allianz, BMW e Orange. A Gamned conta ainda com um centro de desenvolvimento em Marseille (França) e já foi premiada diversas vezes pelo desenvolvimento de sua plataforma inovadora, o Engaged - capaz de gerar, em tempo real, diferentes banners de publicidade para cada cliente, permitindo que as marcas interajam com os usuários.


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