Botmaker amplia oportunidades de negócio para as empresas via WhatsApp

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Guesa

Marcas como Lacta e Lopes utilizam o WhatsApp API para alavancar seus negócios

Como parceira oficial do WhatsApp Solution Provider, a Botmaker, empresa de tecnologia focada em criar e/ou ampliar a presença digital dos seus clientes em todos os canais de comunicação, triplicou o crescimento em 2020 oferecendo, entre outras possibilidades, estratégias de interação diversificadas pelo app. Isso porque, o cenário de distanciamento social fez as empresas acelerarem a digitalização das comunicação com clientes, consumidores e parceiros de negócio. Nesse sentido, chatbots e aplicativos de mensageria ganharam ainda mais relevância no mercado corporativo, sendo o WhatsApp um dos canais mais utilizados também para fins comerciais em 2020, pela praticidade e presença, já que 98% dos smartphones no Brasil têm o app instalado, além de estar presente em mais de 1,5 bilhão de usuários mensais em mais de 180 países.

A implementação da API WhatsApp Business com Botmaker permite conectar vários agentes de forma simultânea ou automatizar mensagens com bots. Dentro da API existem ferramentas para segmentação de usuários, acionar a equipe de suporte, dados e análises, que geram relatórios em tempo real. "É fundamental que as empresas pautem suas estratégias de comunicação digital em uma plataforma competitiva para gerar resultados", comenta o CEO da Botmaker, Julio Zaguini. Nas contas comerciais, o WhatsApp criou um botão de compra, dando acesso ao catálogo de produtos das empresas que desejem agregar o recurso e, mais recentemente, o app introduziu a função de pagamento, permitindo aos consumidores realizar transferências e pagamentos para produtos e serviços, sem sair do ambiente do aplicativo.

Vale lembrar que , apenas no último ano, 40% dos usuários passaram a usar mais o WhatsApp; 76% utilizam o app para se relacionar com empresas; e 55% já compraram produtos pelo canal e o mesmo percentual já contratou serviços. "Essas ferramentas têm crescido em importância no mercado corporativo, que está entendendo que o WhatsApp oferece um canal de conversão eficiente e instantânea, com o melhor custo-benefício, aumentando produtividade e escala", ressalta Zaguini.

A operação pode ser 100% automatizada, 100% humana ou em modelo híbrido, com foco em vendas, atendimento a clientes internos e externos e até na promoção de campanhas de marketing ou comunicação no ambiente digital. Atualmente, mais de três mil clientes em 35 países utilizam tecnologia da Botmaker na interação pelo app mais popular do mundo. Entre elas, está a Mondelez Brasil, detentora da marca Lacta, que implementou o bot de Páscoa para a venda direta ao consumidor por WhatsApp. Em campanha batizada de "Coelho de Páscoa - Lacta", o consumidor teve a oportunidade de interagir com o bot de forma fluida, por meio de mensagens de texto e vídeos. A inteligência artificial do bot permitiu também aos usuários conhecer o portfólio da Lacta para a Páscoa, com um menu completo de opções.

No setor imobiliário, por sua vez, a Botmaker e a Lopes, empresa de soluções integradas de intermediação, consultoria e promoção de financiamentos de imóveis, realizaram a automatização do portal de atendimento para acrescentar a possibilidade de contato por chat e WhatsApp pelos clientes que buscam imóveis. A estratégia envolveu a automatização do portal adequando ao protocolo de atendimento do mercado imobiliário, especialmente no caso de lançamentos: cada cliente deve ser atendido por um corretor diferente para garantir que todos tenham acesso à oportunidade de intermediação e ao comissionamento. De acordo com a Lopes, houve um crescimento relevante na geração de leads desde a implementação do novo portal, sendo que 80% dos leads entrantes via portal Lopes passam pelo chatbot e são recepcionados pelo CRM da empresa.

Segundo Zaguini, a inteligência artificial e machine learning vão acelerar uma tendência que é um caminho sem volta: a capacidade de interpretar e aprender quanto maior o volume de interações entre bots e pessoas. "A cada semana temos uma nova feature, e podemos combinar diferentes necessidades das empresas, compartilhando conhecimentos e aprendizados, com robôs de vendas e de atendimentos trocando informações, por exemplo. É um horizonte infinito de possibilidades, tendo em mente que uma a cada duas pessoas gostaria de poder se comunicar com mais empresas por meio de mensagens, e dois terços das pessoas se dizem confortáveis em trocar mensagens com bots, segundo pesquisa do WhatsApp API Business", completa o CEO.

Sobre a Botmaker

A Botmaker é uma empresa de tecnologia focada em criar e/ou ampliar a presença digital dos seus clientes em todos os canais de comunicação. Sua plataforma conversacional permite uma gestão completa de comunicação por meio de mensagens e bots que se conectam a mais de 20 canais de texto, voz, e-mails, redes sociais e até interação direta em anúncios, entre outros formatos. A Botmaker nasceu com DNA digital e tem um motor próprio de inteligência artificial que cria e administra bots para interagir com clientes de forma 100% automatizada ou em um modelo híbrido (automatizado + humano). Fundada em 2016 por Alejandro Zuzenberg e Hernán Liendo, a Botmaker tem operações na Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos e México e atua em mais de 35 países. A empresa é parceira oficial para o WhatsApp Solution Provider e o Messenger API para Instagram e parceira do Google RCS. Mais informações pelo site www.botmaker.com