Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Reajuste no plano de saúde e o IPCA

pixabay pixabay

Por André Coelho, Guilherme Sousa e Étore Sanchez

Ao longo dos últimos dias surgiram rumores de que os reajustes de planos de saúde definidos pela Agência Nacional de Saúde (ANS) poderiam ser negativos esse ano. Precisamente os planos de saúde individuais, exatamente aqueles que afetam o IPCA.

Assim, mediante a tais rumores fomos reproduzir a metodologia de planos de saúde, composta por: (a) Temos a variação das despesas assistenciais; (b) o ganho de eficiência com a elevação do custo médico e a (c) variação da receita por faixa etária.

Vale pontuar que o item b (ganho de eficiência) é um coeficiente de cerca de 8,9%, tabelado pela própria ANS para 2019 à 2022, da própria despesa assistencial.

Deste modo, consideramos a variação de despesa, já subtraídas do ganho de eficiência e descontadas a variação de receita por faixa etária para chegar a 80% do reajuste de planos de saúde. Os outros 20% referem-se ao IPCA fechado do ano anterior excluindo os planos de saúde (IPCA*).

Com isso, partimos ao site da ANS, a fim de coletar os dados brutos do setor, cujo link se encontra abaixo. De fato, estimamos que a variação de despesas estimada na Ativa investimentos está em -7,8%. Subtraída pela eficiência de -0,7% amplifica o déficit e descontada por 1,6% de variação de receita por faixa etária (igual a 2019 e 2020) culmina em uma taxa de -8,6%. Agregada ao IPCA* chegou-se a um reajuste de -5,9%.

Mensalizando essa taxa, pensando no IPCA conforme metodologia do IBGE, chegamos a uma variação mensal de -0,51%, que agregado aos 0,66% que foram dados em referência ao ano passado, chegamos a uma variação de 0,15% até o final deste ano.

Muitas ainda são as possibilidades uma vez que há um grau de discricionariedade na tomada de decisão da agência, e diversas interferências judiciais, afetando não apenas a taxa, mas também quando o reajuste será firmado.


Se o mesmo ocorresse a partir de maio, nossa projeção para o IPCA de 2021 seria reduzida em 30bps, de 5,1% para 4,8%.

De todo modo, apesar das incertezas, colocamos o reajuste a partir de julho, retroativo a maio, conforme o de costume em anos normais, e isso fez com que nossa projeção para o ano convergisse para 4,8%, mas tivesse um degrau maior em julho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo