Dia das mães: como aumentar as vendas durante a ocasião

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruno Galo

Datas sazonais e planejamento podem mudar a vida do comércio online

As datas sazonais, como o Dia das Mães, podem abrir um leque de possibilidades para os varejistas e assim aproveitar esses dias do ano para expandir o mercado de atuação e aumentar os resultados de vendas. Mas para isso é imprescindível que o e-commerce esteja com todas as metas definidas e com um planejamento alinhado.

Como essas datas comemorativas já estão no calendário, é importante que o empreendedor se planeje com antecedência para que quando chegue o momento certo, esteja com todas as ações definidas e prontas para colocar no ar. "Essa antecipação é um ponto-chave já que o varejista consegue planejar as promoções que serão realizadas, condições especiais, quais os canais de divulgação e também estar atento as questões que envolvem estoque e logística. Dessa maneira, é possível pensar em todas as situações que podem acontecer para assegurar que a marca esteja bem preparada para o momento, evitando imprevistos", explica o diretor comercial e de marketing da Tray, Thiago Mazeto.

Para o dia das mães, uma dica é prestar atenção nas novas formas de representá-las, fugindo da publicidade padrão e entendendo como a data pode refletir novos significados da maternidade. Vamos as dicas:

1) Planejamento - Como já falamos anteriormente, planejar é a principal maneira de obter resultados positivos durante o período. É possível que a um mês da data, os consumidores já comecem a fazer as compras e escolher os presentes, por isso é importante que as ações já estejam alinhadas e rapidamente colocadas em prática.

Além disso, é legal que o empreendedor entenda qual é o seu público e nicho de mercado e quais são as novidades que estão em alta nesse nicho, para atingir o maior número de consumidores possíveis.

2) Marketing - Um e-commerce de sucesso está atrelado ao reconhecimento e a identificação do público, por isso é importante que ele sempre esteja presente no mundo digital, com ações promocionais, por exemplo, mas não só. Utilize o momento do Dia das Mães e crie ações e campanhas que motivem os clientes e assim essas ações poderão ser convertidas em vendas.

O marketing digital é importantíssimo para que a jornada do cliente seja satisfatória e prazerosa, já que ele pode consumir, nas redes sociais, assuntos e temas que são de interesse e que criem sentimentos positivos, dessa maneira, as datas comemorativas passam a estar no radar daquele cliente e aí ele fará as compras no seu negócio.

Mas vale lembrar que as ações de marketing devem começar com uma certa antecedência daquela data específica, dessa maneira você constrói sua imagem, seu produto e sua loja virtual para o cliente ou futuro cliente. Para o Dia das Mães, crie conteúdos inspirativos, mostre como o seu produto pode gerar uma agradável sensação para sua presenteada.

3) Experiência de compra - Como já falamos, a experiência de compra faz total diferença na hora que o seu cliente for realizar um pedido. Como acontece nas lojas físicas, é muito mais prazeroso encontrarmos ambientes bonitos, agradáveis e com bons atendentes para realizarmos nossas compras e no online deve ser igual! Você deve entregar para seu cliente uma loja fácil de mexer e encontrar o que deseja, com um layout bonito e agradável e com uma boa comunicação com seu cliente. Nos Dias das Mães prepare sua loja online para isso, use banners e imagens. E lembre-se que muitas outras lojas podem oferecer os mesmos produtos que você, por isso é importantíssimo que você entregue para o cliente o que ele realmente deseja receber.

Além de uma boa navegação, pense em preços competitivos. Ah, brindes podem ser uma das formas de trazer o cliente cada vez mais perto do seu negócio.

4) Entregas e logística - Por ser uma data comemorativa, seu cliente não pode receber o produto depois dessa data! Planejar todo o estoque e logística de entrega é imprescindível para ter boas vendas durante o período. Além disso, pense em como baratear ou entregar frete grátis para eles. Como muitos sentem a necessidade de fazer compras nesse período, diminuir os gastos em alguma das partes faz com que aquele cliente escolha pelos seus serviços e produtos. Pense sempre em como ajudar seu cliente a ter o que ele deseja e nunca venda um produto que você não tenha estoque, isso pode acabar com o seu negócio, principalmente nessas datas.

5) Formas de pagamento - Escolha as formas de pagamento do seu produto que ajude o cliente. Nos dias atuais, existem diversas formas além das tradicionais como cartões e boletos. Pesquise, se inteire e ofereça as que você avaliar prioritárias!

Opinião do consumidor: Essa é uma dica importante para construir um bom relacionamento com seus clientes e trazê-los para vendas futuras, por exemplo. "Escute o que ele tem para te falar, leve os erros como aprendizado, ajude-o a realizar trocas. Tenha sempre um canal que ele possa conversar com você e dê a mesma atenção para todos os assuntos que ele lhe trouxer. É dessa maneira, escutando o cliente, que ele vai perceber que você é uma loja confiável e que você está disposto a atendê-lo. Tomando todos esses cuidados, o Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados, das Crianças, Black Friday, Natal, entre outros, vai ser mais feliz e lucrativo para você e seu cliente estará satisfeito e fará questão de estar sempre com você!", completa o diretor.

Sobre a Tray

Com 17 anos de história, a Tray - unidade de e-commerce da Locaweb - é uma das empresas de tecnologia brasileira mais competitivas do mercado. Sua plataforma robusta oferece produtos e soluções exclusivas, integrações com os maiores marketplaces do país, além de uma interface amigável e 100% customizável. Ideal para todos os estágios do empreendedor online, fornece um ecossistema completo que atende desde o pequeno varejista até as grandes operações, através da sua divisão corporativa Tray Corp. Para mais informações, acesse:http:// www.tray.com.br