Brasil,

Ações dos EUA em combate às mudanças climáticas podem impactar o setor empresarial

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Decaris
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O plano do atual presidente dos Estados Unidos para enfrentar as mudanças climáticas tem sido ambicioso. Biden propõe tornar a produção de energia americana livre de carbono até 2035 e fazer com que o país atinja emissões líquidas zero até a metade do século. Assim, o atual governo tem cobrado atitudes de outros líderes, como ocorreu na Cúpula do Clima em abril.

O fato de o presidente Biden estar preparado para ir além nas questões climáticas significará grandes mudanças e impactará não só o cenário macropolítico mundial, como também o engajamento do setor empresarial em ações práticas para a busca por uma economia carbon free.

No Brasil, pautas ambientais têm sido negligenciadas em âmbitos governamentais, mas existe um grupo de empresas preocupado com o tema e se movimentado, como Daniela Lerario, que faz parte da Governança do Sistema B Brasil e é uma das pessoas à frente do tema mudanças climáticas na organização e também uma das lideranças brasileiras no time de ação climática para atores não estatais do Climate Champions, uma ação da ONU.

"A volta dos EUA (e sua liderança) no debate sobre crise climática é extremamente importante. Já passou da hora de fazermos compromissos, precisamos de ação e com o retorno ao Acordo de Paris e os anúncios esperados no Summit desta semana, os EUA devem reforçar esta chamada global para o aumento da ambição. É preciso mostrar planos e ações que realmente irão nos colocar, ainda nesta década, no caminho certo para a transformação sistêmica necessária para uma recuperação saudável, resiliente e com emissões líquidas zero de carbono antes de 2050, como aponta a ciência ", afirma Daniela.

Na sua análise, essa posição dos EUA pode contribuir para uma postura mais firme da liderança empresarial em torno da carbono neutralidade. "O Brasil tem bons cases de empresas liderando a discussão. Só para citar alguns: Movida, Natura, Fazenda da Mata, Fazenda da Toca, Juçaí, Da Terra Café, Profile e ComBio, entre tantas outras são exemplos de Empresas B Certificadas Brasileiras parte da campanha Global Race to Zero. Elas se comprometeram com ainda maior ambição do que o Acordo de Paris, através do Net Zero 2030, uma iniciativa liderada pelo movimento de B Corps afirmando o compromisso com a ação coletiva e imediata para deter e reverter a atual trajetória climática e construir um sistema econômico cujo objetivo é criar prosperidade compartilhada e durável para todos e a longo prazo. As empresas participantes se comprometem a alcançar emissões zero líquidas até 2030. aplicadas às suas emissões de Escopo 1, Escopo 2 e Escopo 3 mais relevantes e são alcançadas reduzindo as emissões sempre que possível e usando compensações verificadas, enfatizando projetos de remoção de carbono, para equilibrar as emissões que não pode ser eliminadas.

Para alcançar esse compromisso, é recomendado que as empresas usem metas baseadas na ciência para atingir sua estratégia de redução e usem compensações de carbono do Padrão Ouro ou outros produtos de compensação aprovados por especialistas governamentais ou entidades intergovernamentais, com ênfase nas remoções de carbono.

O NZ2030 veio a público na COP25 com mais de 500 empresas B se comprometendo a zerar suas emissões até 2030, 20 anos do que é indicado pela ciência.A decisão foi abrir o chamado também às empresas não certificadas, já que é necessário que todas as empresas defendam soluções climáticas significativas para garantir a saúde das pessoas e do planeta para as gerações futuras. Hoje são mais de 1000 empresas comprometidas, entre elas 800 Certificadas pelo selo B em todo o mundo, liderando discussões e gerando uma série de oportunidades de negócios".

Nota: A comunidade de B Corp global é uma organização membro da Parceria UNFCCC Marrakech para Ação Climática Global e da Aliança de Ambição Climática da ONU. Na campanha Race to Zero, essas alianças se concentram em acelerar a ação climática intersetorial para lidar com a emergência climática e cumprir (ou exceder) a meta do Acordo de Paris de alcançar uma economia de carbono zero até 2040. Todas as Empresas B certificadas comprometidas através da campanha Net Zero 2030 são consideradas parte do #RacetoZero.

Para Daniela, o engajamento vai além do discurso. Com ações e comprometimento com o tema, retratados em reports não-financeiros (o tão falado ESG), as empresas que estão em busca de capital estrangeiro terão possibilidades de acessar esses investidores, que têm subido a régua em exigências nesse âmbito. "Por isso é tão importante que empresários brasileiros se sintam mais à vontade e estimulados a aderirem movimentos como Net Zero 2030 ou o Business Ambition 1.5ºC liderada pelo Pacto Global, ambas parceiras do Race to Zero", analisa Daniela.

O Sistema B trabalha no compartilhamento de boas práticas voltadas ao impacto dos negócios em toda a cadeia produtiva, além de formar e incentivar uma rede de empresas que tem a preocupação com o impacto socioambiental como fator central em suas atividades.

Como parte da sua agenda voltada ao enfrentamento da crise climática, o Movimento B utilizou sua força coletiva para provocar mudanças nas políticas públicas ambientais. Em 2019, anunciou o NetZero 2030, maior movimento corporativo referente ao tema redução de poluentes, por meio do qual mais de 800 Empresas B e 200 outras corporações se comprometeram a acelerar a redução de suas emissões de carbono em 20 anos. A meta, mais ousada do que aquela estabelecida pelo Acordo de Paris, representa o compromisso do Sistema B em impulsionar as empresas para um modelo de negócios alinhado com a preocupação ambiental. O movimento B acredita que é imperativo que todas as empresas demonstrem liderança na eliminação de suas emissões, reduzindo o carbono e garantindo uma transição justa para trabalhadores e comunidades deslocados para uma economia com emissões zero de carbono. Além disso, é imperativo usar o poder de voz coletiva para defender as mudanças de política necessárias para remover impedimentos e alinhar incentivos que irão impulsionar ações climáticas significativas.

Sobre o Sistema B

O Sistema B é uma organização parceira do B Lab desde 2012, responsável pelo engajamento, divulgação e promoção local de todo movimento B no Brasil e América Latina. Ele articula um movimento global de pessoas que usam os negócios para a construção de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa para as pessoas e para o planeta. No centro deste movimento estão as Empresas B, 202 Empresas B no Brasil e 750 na América Latina, que compartilham um perfil de negócio que equilibra propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente. No mundo, já são 3843 empresas certificadas. A certificação se dá por meio da Avaliação de Impacto B, ferramenta gratuita e online que contempla uma análise detalhada de como a empresa interage com seus funcionários, clientes, comunidade e meio ambiente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar