Brasil,

Certificação internacional é fundamental para alavancar a carreira de mentores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Lara
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Cursos on-line têm ajudado profissionais a alcançar nível de excelência em seus atendimentos gerando resultados expressivos

O que Marcela Brito, Márcio Contreras, Jackeline Cenerini e Vitor Hugo têm em comum? Além de já conseguirem alcançar resultados expressivos em suas mentorias, todos eles passaram pela tripla formação da Global Mentoring Group, um hub de excelência que atende especificamente profissionais que visam a formação em mentoria, principalmente para quem atua na área de negócios, inovação e neurociência.

De acordo com Claudio Brito, CEO da Global Mentoring Group, uma ótima mentoria é aquela em que o mentor está de olho nas inovações e conhece bem o mercado e o modelo de negócio em que atua. “E esse é o caso dos mentores que citamos, pois eles já são reconhecidos nos seus segmentos de atuação”, destaca.

Ter um método formatado e sabedoria necessária para aplicar nas mentorias são dois pontos essenciais e que devem ser o foco de uma carreira bem sucedida. “O programa desenvolvido pela Global tem o objetivo de estimular o aprendizado com foco na carreira, como uma espécie de tutoria que prepara o profissional para crescer na sua área de atuação”, explica Claudio.

Qualquer pessoa, desde que tenha experiência, qualificação para desenvolver e conduzir metodologias e técnicas de mentoria, pode apostar nessa carreira. “Mas caso tenha apenas domínio de algumas dessas habilidades, prepare-se para fracassar. Para que isso seja evitado, é necessário que o mentor seja um profissional que saiba desenvolver o potencial do cliente, descobrir as habilidades que precisam ser trabalhadas, mapear e eliminar crenças que limitem o mentorado a conquistar o objetivo proposto”.

Além da certificação e estudo constante, o que melhor define um mentor é a experiência. “Dominar um certo tipo de conhecimento não necessariamente significa ser bem-sucedido em determinada área. O que importa é saber o caminho das pedras, ter superado desafios e com isso saber como orientar o mentorado a lidar com todos esses elementos”, ressalta.

Porque eles conquistaram destaque

A mentora Marcela Brito recorda que antes da Global Mentoring Group, a mentoria caminhava lentamente porque o método que ela seguia não permitia atingir o resultado esperado. “Eu sabia que havia conteúdo de qualidade e um enorme potencial para crescer. Meu marido então conheceu a GMG e me apresentou. Eu fiquei fascinada pela estrutura da empresa e as possibilidades que, para profissionais como eu, eram a solução para o meu negócio”, destaca.

Em janeiro de 2019 ela fez o curso on-line “Mentor Extraordinário” e em fevereiro lançou uma nova versão da sua mentoria, que permitiu atingir um retorno equivalente a cinco vezes o valor do investimento nas aulas. “Foi quando tive certeza de que a Global poderia alavancar o meu negócio. Em dezembro de 2019 apliquei para participar do Training of Trainers e da Tripla Certificação Internacional em Mentoring. Fui selecionada para a imersão presencial em janeiro de 2020”, recorda.

O conhecimento adquirido nas aulas permitiu a Marcela impulsionar o seu negócio mesmo durante a pandemia, elevando o seu faturamento anual para duas vezes mais, em relação ao anterior. “Foi o salto que precisávamos para o nosso posicionamento no mercado. Hoje, sou mentora, treinadora na GMG e sócia de uma empresa de sucesso graças ao método e à estratégia que aprendi durante as aulas”, revela.

Vitor Hugo Rodrigues Gonçalves atua diretamente com consultores empresariais e aponta que a tripla formação oferecida pela Global Mentoring ajudou a estruturar melhor o caminho de sua mentoria e a entender quais eram suas opções. “Em 2020, os atendimentos representaram 40% do faturamento atual, antes composto apenas por consultoria. Como estou diversificando meus serviços, o foco tem sido redirecionado para produtos digitais. Assim, minha previsão é chegar a R$ 90 mil de faturamento com a mentoria coletiva e a individual”, projeta.

Além da capacidade de vender os seus serviços e conhecer as dores dos clientes, um mentor precisa ter conhecimento profundo de si mesmo e do seu potencial. “Ter consciência plena daquilo que representa seu propósito de vida e se dedicar plenamente a atingir seus objetivos. Além disso, uma percepção aguçada sobre as necessidades do outro, empatia e disposição para contribuir são fatores fundamentais na jornada de um mentor. Outro aspecto importante é a atualização constante em sua área de especialização. É necessário ter profundidade para conseguir gerar resultados. Porém, diferentemente de outras modalidades, a Mentoria demanda não apenas a experiência, mas a capacidade de conduzir o mentorado pelo caminho do sucesso”, finaliza.

Márcio Contreras atua diretamente na alta performance pessoal e profissional. “A tripla formação me ajudou muito na estruturação do meu processo de mentoria, ferramentas de qualidade e como desenvolver um negócio sólido nesse segmento. Estou com uma receita crescente a cada ano. Como tenho outros negócios, hoje minha dificuldade é de tempo. Este ano, o meu faturamento com mentoria deve ficar entre 100 mil e 150 mil reais, porém, relembro que hoje eu divido meu tempo com outros negócios. Sem dúvida, se me dedicasse apenas a esse nicho, eu teria um faturamento no mínimo três vezes maior”, estima.

Ele aponta que o sucesso possui um método. “O grande mérito da Global é tornar a metodologia uma receita aplicável por qualquer mentor”, afirma.

Jackeline Cenerini atua com advogados e participar da tripla formação permitiu-a entrar em contato com outros mentores e conhecer um método que ajudou a aprimorar um projeto de mentoria que já estava em andamento. “Minha atividade principal é a advocacia, até porque eu preciso ser uma excelente advogada para mentorar outras advogadas. Portanto, a minha receita principal vem da advocacia, mas a mentoria está crescendo e tem contribuído para o nosso negócio, porque agora é um outro serviço que tenho a oferecer”.

Como encontrar um mentor

A mentoria vem ganhando cada vez mais adeptos. Seja para quem deseja ingressar nessa carreira ou para quem busca a ajuda deste profissional e, por isso, buscar referências em como contratá-los é um caminho mais seguro. Para facilitar nessa jornada, Claudio Brito, CEO da Global Mentoring Group, criou um banco de mentores no site da empresa em que é possível realizar pesquisas e saber mais sobre a atuação e experiência de cada mentor, o que possibilita encontrar um especialista de acordo com o perfil desejado.

Claudio Brito é mentor de mentores e CEO Global Mentoring Group, um grupo internacional focado na alta performance de mentores, baseado nos Estados Unidos. Especializado em Marketing Digital pela Fecap-SP e em Dinâmica dos Grupos pela SBDG, tem 21 anos de experiência e treinou com mestres como Alexander Osterwalder, Steve Blank e Eric Ries. Além disso, é frequentador assíduo de treinamentos de alto impacto em Babson, Harvard e MIT – Massachusetts Institute of Technology. Para saber mais, acesse https://globalmentoringgroup.com ou pelo @claudiombrito ou @globalmentoringgroup

Sobre Global Mentoring Group

O programa de mentoring, da GMG, é baseado nos grandes centros mundiais de estudo e desenvolvimento como MIT, Stanford, Harvard e nos processos de aceleração de startups do Vale do Silício, consiste numa orientação estruturada em que um profissional mais experiente (mentor) orienta um menos experiente (mentee ou mentorado). É um processo de transmissão de conhecimento, que tem como objetivo provocar insights no mentee e é utilizado tanto para estimular alguém em início de carreira, quanto quem precisa se destacar no cargo em que ocupa, um colaborador que acabou de ingressar em uma corporação, ou um profissional sênior que esteja enfrentando, ou vai enfrentar, novos desafios na empresa ou fora dela.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar