Brasil,

Ser um líder bondoso não é sinônimo de fraqueza

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora Luz
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Marcelo Simonato - Divulgação - Literare Books International Marcelo Simonato - Divulgação - Literare Books International

Marcelo Simonato (*)

Você deseja ser um líder completo e ter um perfil de liderança que costumo denominar como o líder de A a Z ? Se sua resposta for sim, eu sei como te ajudar!

Pesquisas mostram que o maior desejo dos profissionais está em ser reconhecido e valorizado pelas pessoas que as rodeiam e para receber tal validação e atingir este objetivo, o líder precisará verdadeiramente estar acima na média.

O fato é que, todo indivíduo deseja ser reconhecido e valorizado por quem é e pelo que faz, tanto na vida pessoal como principalmente em sua carreira.

Os autores Allan e Barbara Pease em seu livro “Como conquistar as pessoas” disseram: as maiores necessidades da natureza humana estão em (1) sentir-se importante, (2) ser reconhecido e (3) ser valorizado, os três princípios da natureza humana.

Se você deseja ser um grande líder, reconhecido e admirado por todos, então fique atento às dicas a seguir:

B de bondade

Uma das perguntas que diversas organizações me fazem durante minhas palestras/treinamentos é: “Vale a pena ser um líder bondoso”? “Se eu for fraco a equipe poderá tripudiar, não acha”?

O jornal do empreendedor certa vez publicou algo muito interessante e que pode nos ajudar a responder a tais questionamentos: “Em Filosofia Treva é ausência de Luz, Maldade é ausência de Bondade, Ódio é ausência de Amor”. Desta forma ser um líder bondoso não é sinônimo de fraqueza e muito menos de ausência de poder.

Logo, a resposta para as perguntas é sim, vale a pena ser um líder bondoso. A bondade só poderá ser manifesta por líderes que são fortes, que conhecem sua identidade, que estão capacitados a transformar o meio. Líderes fortes são naturalmente inclinados a fazer o bem, por isso a equipe sempre será alvo de sua nobreza, gentileza e benfeitoria.

Em suma ser um líder bondoso é qualidade “sem igual” de quem é forte. O jornal do empreendedor ainda afirma: líderes competentes são o que são em qualquer situação (eles mesmos, o tempo todo). Em coaching, a prova da superioridade é o grau de Bondade manifestada no cotidiano com a equipe. E ao contrário do que muitos pensam, ser bom, não é ser bobo.

B de busca

Uma característica do líder de A a Z é que ele é aquele que busca conhecimento, busca atingir as metas estipuladas, busca motivar a equipe, busca melhorias, busca aprimoramento, desenvolvimento e evolução.

Muito se fala da importância do autoconhecimento para os líderes bem-sucedidos, e “buscar” é uma das formas de melhorar a autoestima, de elevar o patamar de consciência da pessoa e que resulta numa melhor performance. Ampliando nossa visão para os líderes das organizações atuais, podemos dizer que, para ser líder e liderar, é preciso buscar além do conhecimento técnico na área de atuação, também buscar conhecer a si mesmo, para depois conhecer os outros, e assim ser capaz de liderar pessoas.

Ou seja, não há como ser um líder bom e verdadeiro, sem buscar antes o funcionamento e qual o impacto do seu modelo nas pessoas. Como se pode falar em exemplo a ser seguido, se o líder não buscar conhecer as suas próprias reações perante uma determinada situação, ou como se fazem as escolhas mais conscientes, ou, ainda, como alavancar o seu potencial e de sua equipe.

Portanto o líder completo de A a Z, busca conhecimento, ser exemplo e aumentar o seu potencial diariamente. Ele jamais se contenta com os aprendizados já adquiridos, mas busca sempre mais, ou seja, ir além do esperado.

Ram Charam, em sua obra intitulada “A arte de cultivar lideres” disse: até que ponto conhecemos a nossa essência? Os líderes devem buscar conhecer o que aciona suas reações e os deixam ansiosos, irritados ou nervosos. O bom líder busca conhecimento infinito. Ou seja, ele está em uma constante busca.

Se você deseja ser um líder reconhecido, validado por sua competência (que é uma necessidade natural do ser humano, como já vimos) e valorizado pela maneira que gerencia sua equipe, aplique essas dicas em sua vida. O sucesso não é uma questão de sorte, mas de busca. Pense nisso!

(*) Marcelo Simonato – Executivo, Escritor, Palestrante e especialista em Liderança e Desenvolvimento Profissional


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar